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Pagamentos no e-commerce deverão ser liderados pelo Pix

por Paulo Fernandes Maciel

Estudo mostra que Pix deve liderar pagamentos no e-commerce até 2027

Um estudo publicado este ano pela Worldpay revelou que o sistema de pagamentos instantâneos, o Pix, deve se consolidar como líder absoluto em pagamentos no e-commerce brasileiro até 2027. Essa previsão é baseada no avanço observado no uso do Pix, que cresceu 49% entre 2022 e 2023, refletindo a preferência dos consumidores por soluções de pagamento rápidas e eficientes.

Desde seu lançamento pelo Banco Central, em novembro de 2020, o Pix já representa parte considerável das transações online no Brasil. Em 2023, foram quase 42 bilhões de transações, um aumento de 75% em relação ao ano anterior. Atualmente, ele é utilizado em aproximadamente 30% das compras no e-commerce, e a expectativa da Worldpay é que esse número cresça para 50% até 2027, superando o cartão de crédito, que deve cair para 27% de participação.

Pagamentos no e-commerce
Moça fazendo Pix em pagamentos no e-commerce (Créditos imagem – Créditos: iStock)

Mudança nas preferências dos consumidores

A crescente aceitação do Pix como método de pagamento está intimamente ligada à mudança nas preferências dos consumidores. A velocidade das transações proporciona uma experiência de compra mais fluida, eliminando as esperas que costumavam ser comuns em métodos de pagamento tradicionais, como boletos e cartões de crédito. Além disso, o Pix oferece aos lojistas a facilidade do recebimento imediato e taxas mais baixas que outros formatos.

Força dos Millennials

Um levantamento do Itaú Unibanco analisou o comportamento de consumo de seus clientes em 2023 e apontou que essa mudança é especialmente visível entre os Millennials, geração de pessoas nascidas entre 1982 e 1994. Mais abertos a adotar tecnologias digitais e métodos de pagamento inovadores, eles escolheram o Pix como método de pagamento em 51% das compras. Em comparação, a geração X (nascidos entre 1965 e 1981) utilizou o Pix em 26% das aquisições, enquanto os Baby Boomers (nascidos entre 1945 e 1964) o utilizaram em 17% das vezes. A geração Z, que inclui os nascidos entre 1995 e 2010 e, portanto, a porção mais jovem da amostra, foi a que menos apostou neste sistema, utilizando-o em apenas 6% das compras.

Integração por meio de APIs de Pagamento

O crescimento do Pix não pode ser dissociado do papel fundamental da API de pagamento, que integra esse método nas plataformas de e-commerce. As APIs (Application Programming Interfaces) permitem uma comunicação eficiente entre diferentes sistemas, facilitando a implementação do Pix nas lojas online. Essa integração é crucial, pois a configuração simplificada que as APIs proporcionam elimina as barreiras técnicas que muitas vezes dificultavam a adoção de novos métodos de pagamento.

O Pix nas APIs

“A integração do Pix nas APIs de pagamento é um potente motor de inovação, que melhora a experiência do consumidor e atende sua demanda por agilidade. Isso assegura que as empresas possam oferecer opções modernas e fluidas na conversão de vendas e ainda contribui para a inclusão financeira, ao facilitar o pagamento por um método seguro e acessível”, pontua Marcelo França, CEO da infratech financeira Celcoin.

A companhia, que já processa 200 milhões de transações mensais em parceria com mais de 500 clientes — incluindo bancos digitais, fintechs e grandes empresas —, desempenha um papel crucial neste ecossistema ao facilitar o processamento de pagamentos em diversos métodos. Com uma infraestrutura robusta de APIs de pagamento, a Celcoin facilita a adoção do Pix por uma variedade de plataformas de comércio eletrônico, garantindo ao estabelecimento a oferta de uma compra ágil e eficaz, que amplia as oportunidades de vendas sem fricção e reforça o posicionamento das marcas na preferência dos consumidores.

Vantagens do Pix até nos Pagamentos no e-commerce

O Pix se destaca, tanto para consumidores quanto para empresas, pela ausência de tarifas elevadas, que muitas vezes acompanham os cartões de crédito – essa economia é especialmente relevante para pequenos e médios empreendedores, que buscam otimizar seus custos operacionais. Há, ainda, a segurança proporcionada pelo sistema Pix, um valor percebido quando comparado a outros métodos de pagamento, o que reduz a preocupação com fraudes.

O futuro do Pix no e-commerce

O estudo da Worldpay é um claro indicativo de que o Pix está prestes a redefinir a maneira como os brasileiros fazem compras online.

Com um crescimento vertiginoso e a forte adesão das APIs de pagamento, o sistema não só deve se consolidar como o método mais popular no e-commerce, mas também vai desempenhar um papel fundamental na transformação digital do mercado de pagamentos no Brasil. Além disso, o crescimento dos marketplaces e do e-commerce B2B representa um horizonte promissor para o Pix.

“Apesar das particularidades que esses segmentos apresentam em relação a pagamentos, é possível que, com a integração de soluções customizadas, o Pix se torne a via preferencial nesse contexto, avançando ainda mais como facilitador em todos os cenários de relação comercial. À medida que mais empresas adotam essa solução, a expectativa é que as transações se tornem ainda mais seguras, rápidas e convenientes para os consumidores, fortalecendo a inclusão financeira e a inovação em diversos setores”, finaliza França.

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