Atualmente, as empresas de BPO (outsourcing) são a 4ª maior contratadora de talentos no Brasil, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados – CAGED. De acordo com uma pesquisa da Trasparency Market Research, as empresas de BPO receberão, só em 2021, investimentos de até US$ 95 bilhões. Esse seguimento é uma das vertentes dos serviços de tecnologia que mais crescem no Brasil e no mundo.
BPO (Business Process Outsourcing), ou terceirização, pode ser definido como o ato de contratação de uma empresa por outra, para desempenhar atividades específicas as quais o contratante não tenha expertise ou infraestrutura para executar, informa Enrico Di Micio, graduado em Gestão Pública pela Universidade Paulista, com atuação nas áreas comercial, marketing, gestão de pessoas e empreendedorismo.
“Caso você tenha uma empresa de calçados, por exemplo, e quer se dedicar à sua produção, você pode contratar um serviço de outsourcing para cuidar de todas as tarefas administrativas, financeiras e, até mesmo, de RH. Algumas das principais vantagens em contratar um serviço de BPO são as reduções de custos, ganho de produtividade, eficiência e foco no negócio”, explica Enrico.
O gestor menciona que a terceirização é uma das principais responsáveis pela redução de custos dentro das empresas nos dias atuais, e que pelo setor de recursos humanos é possível eliminar os custos com o treinamento de um novo funcionário, além dos custos rescisórios que passam a ser de responsabilidade das empresas contratadas. Ele também diz que algumas empresas de pequeno e médio porte acabam aderindo ao BPO nas áreas contábil, fiscal e folha de pagamento, por perceberem que o serviço de terceirização pode trazer mais eficiência, confiabilidade e menor custo em relação à estrutura atual da empresa.
Com o mercado cada vez mais competitivo, Micio observa que as empresas têm procurado serviços de BPO focando na parte do ganho de produtividade, com isso, podem dedicar as energias para realizar inovações, otimizar produtos, serviços e maximizar as vendas.
“É possível exemplificar esta situação pensando nos processos fiscais do Brasil, por exemplo. Afinal, possuem diversas particularidades e qualquer erro pode acarretar em multas de alto valor, ou seja, faria todo sentido terceirizar estes processos com uma empresa especializada na parte fiscal e colher todos os benefícios envolvidos”, alega Enrico, com sólido conhecimento adicional em contabilidade avançada, direito tributário, matemática financeira e auditoria, trabalhando para algumas das maiores empresas de tecnologia B2B em vendas, alianças, canais, planejamento, projetos e customer success.
De acordo com a consultoria IDC Brasil, quando a pandemia da covid-19 chegou, as grandes empresas entenderam que tinham de acelerar os projetos internos para reduzir os impactos da crise através da aceleração digital, e foi registrado um forte crescimento pela demanda de soluções no modelo de outsourcing. Segundo o relatório da Trasparency Market Research, a procura por contratação de serviços outsourcing deve crescer cerca de 15% até o ano de 2024, por conta da necessidade de redução de gastos e melhora das operações nas empresas.
Conforme o especialista, o principal objetivo do empresário é focar no produto ou serviço oferecido e maximizar as vendas, ou seja, por não fazer sentido investir tempo e recursos para tentar conduzir a parte contábil, RH, fiscal, e demais rotinas administrativas. “Para estes casos, faria mais sentido a contratação de uma empresa que seja referência em serviços de terceirização, para poder se dedicar 100% do seu tempo em inovar e posicionar seu produto e serviço perante o mercado”, conclui Enrico Di Micio com experiência em fornecimento de serviços de outsourcing focados na parte fiscal, contábil e de folha de pagamento.
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