Elementos importantes em todos os motores a combustão, os bronzinamentos têm como principal função a redução de atrito e devem suportar as mais altas capacidades de carga. Por isso, as bronzinas requerem a aplicação de materiais adaptados em sua estrutura para cada tipo de desenvolvimento.
A Kolbenschmidt (KS) produz as bronzinas com tecnologia de ponta e requisitos exigidos para o bom desempenho do motor, suportando as mais altas capacidades de carga, reduzindo o atrito e o desgaste.
Com relação às estruturas das bronzinas, a Kolbenschmidt (KS) conta com a bimetálica, constituída por um suporte de aço, uma camada pré-intermediária de alumínio puro, se necessário, e revestimento da pista de deslize composto por alumínio e aditivos de estanho, cobre e silício. Já a estrutura da bronzina trimetálica é composta por suporte de aço, uma camada de bronze ou latão a base de chumbo, uma camada pré-intermediária de níquel, se necessário, e o revestimento da pista de deslize é de alumínio, estanho e cobre. Há também a bronzina trimetálica Sputter, que segue os mesmos parâmetros da trimetálica convencional, o que a diferencia é o acabamento na pista de deslize, realizado pelo processo PVD. O método Sputter garante resistência ao desgaste superior em até 50% comparado com as outras estruturas das bronzinas.
Há bronzinas de biela com ressalto de centragem ou posicionador que facilitam a instalação. No entanto, em alguns novos motores já não são mais fornecidos com ressalto de fixação, principalmente para as bielas fraturadas.
As bronzinas de biela da Kolbenschmiddt (KS) são comercializadas pela Motorservice no mercado de resposição, possuem embalagem em azul com logotipo da KS em branco e uma etiqueta que consta informações sobre o código de comercialização, o tipo de bronzina se de biela ou de mancal, a medida de instalação (stander ou sob medida), a aplicação e o código QR CODE, que fornece um caminho para validar a autenticação de que o produto não é falsificado e é produzido pela Kolbenschmidt.
Dicas de instalação – A Motorservice ressalta um dos pontos fundamentais na hora da instalação das bronzinas é a limpeza dos alojamentos e das bronzinas para as etapas de aferição e instalação. Para efetuar a aferição do alojamento deve-se medir em três pontos para identificação do diâmetro e a circularidade, conforme especificações do fabricante. Deve-se realizar a aferição no centro da biela e a 25 graus de cada lado da repartição da capa. Em seguida, deve-se instalar as bronzinas para verificação do diâmetro, seguindo os mesmos passos para medição do alojamento.
Para identificação da folga radial de montagem entre as bronzinas e o eixo virabrequim deve-se subtrair o diâmetro do eixo encontrado em cada colo pelo diâmetro encontrado na aferição das bronzinas referente a cada biela, obtendo-se a folga radial, conforme especificação do fabricante.
Em seguida, deve ser feita a lubrificação das bronzinas em toda a pista de deslize, com um pincel de silicone.
Há outros procedimentos também importantes para finalizar a instalação das bronzinas de biela, entre eles, os parafusos devem ser substituídos quando chegam ao comprimento máximo ou ao diâmetro mínimo.
Outra dica importante para as bronzinas Sputter é que elas possuem posição de instalação. Todas as bronzinas Sputter contam com gravação nas costas com a indicação Sputter e devem ser instaladas na biela.
Esta e outras dicas de manutenção podem ser conferidas no link https://www.youtube.com/watch?v=iq2QDDjSMy0.