A Mondelēz International, líder global em snacks e dona de marcas como Bis, Lacta, Oreo, Tang, Club Social, Halls e Trident, publicou o relatório Snacking Made Right, que reforça o progresso da companhia em suas metas de ESG ao longo de 2020. O conteúdo demonstra a evolução contínua da Mondelēz International para liderar o futuro dos snacks no mundo, destacando como a abordagem da companhia sobre o tema está impulsionando a sua atuação em escala global para promover mudanças positivas para os consumidores e o meio ambiente.
“Fazer o snack da maneira certa é o que nos guia na Mondelēz International. Temos um compromisso com a sociedade e queremos criar um impacto positivo com o nosso negócio. No ano passado, o nosso propósito foi mais relevante do que nunca, nos ajudou a conquistar avanços importantes em nossos compromissos de ESG e a expandir as nossas metas arrojadas. Seguimos focados em construir uma empresa de snacks sustentável, minimizando nosso impacto no meio ambiente e ao mesmo tempo sendo uma organização mais diversa, justa, inclusiva e transparente”, conta Maria Claudia Souza, Diretora de Assuntos Corporativos e Governamentais da Mondelēz Brasil.
Uma das principais metas da companhia é ter 100% do volume de cacau para marcas de chocolate provenientes de fontes sustentáveis através do Cocoa Life, programa de sustentabilidade do cacau, até 2025. Ao final de 2020 a Mondelēz International alcançou 68% do volume total obtido pelo programa. No Brasil, o Cocoa Life já investiu cerca de R$ 6 milhões e conta com o apoio da marca centenária Lacta, com os produtos Intense. Em 2020 o programa excedeu a produção de cacau necessária para atender toda a linha. A meta é chegar a 100% do chocolate produzido no Brasil através do programa até 2024. O Cocoa Life conta com 800 produtores registrados no país, que graças aos incentivos do programa conseguiram crédito no ano passado, através do PRONAF Floresta, para impulsionar os seus negócios.
Compromissos Cocoa Life no Brasil:
- Investimento de R$ 10 milhões até 2022.
- Transformar 1000 hectares de áreas de pastagem em agrofloresta de cacau.
- Reestruturar 750 hectares de fazendas de cacau com novo manejo agroecológico do solo.
- Restaurar 500 hectares de mata ciliar.
- Ampliar em 50% o número de produtores, famílias e trabalhadores indiretos beneficiados pelo programa no Brasil.
- “Central de assistência técnica remota” instituída para atendimento durante a pandemia.
- Treinamento e capacitação de produtores sobre Diversidade, Inclusão e Empoderamento Feminino.
- Doação de R$ 300 mil em EPIs e sanitizantes.
Os esforços da Mondelēz International para entregar mudanças positivas levaram a resultados importantes e com impactos nos negócios. Em 2020, a empresa progrediu significativamente em relação às suas metas de sustentabilidade e bem-estar e excedeu algumas delas:
Impacto ambiental
- Redução de +20% de CO2 em toda a operação, excedendo a meta de 15%.
- Redução de +30% no uso prioritário de água, superando a meta de 10%.
- Redução de +30% no total de resíduos das operações de fabricação, superando a meta de 20%.
Inovação em embalagens
- 94% das embalagens projetadas para serem recicláveis.
Suporte à comunidade
- Distribuiu mais de US$ 30 milhões globalmente para ajuda ao combate à COVID-19
Acelerando a Diversidade, Igualdade e Inclusão
Além disso, a Mondelēz International está intensificando seus compromissos com a diversidade e a inclusão. Em 2020, a empresa anunciou compromissos robustos ao mesmo tempo em que nomeou o seu primeiro Diretor de Diversidade e Inclusão. No Brasil, a companhia criou um Comitê de Diversidade para promover o avanço em representatividade e pertencimento em todas as áreas em que atua no país. O grupo trabalha de forma conjunta com colaboradores e liderança em quatro frentes: Gênero, LGBTQIA+, PCD e Étnico-Racial. O Comitê também está envolvido em todas as iniciativas de marketing da Mondelēz Brasil para garantir representatividade em todas as ativações e campanhas, como o sucesso “Oreo Faz de Contos”, para o Dia dos Pais do ano passado.
Diversidade e Inclusão no Brasil em 2020:
- Equidade salarial;
- 40% da população MDLZ é mulher, 45% dos cargos de liderança são ocupados por elas
- Criação de um comitê de diversidade;
- Roda de conversa com colaboradores e liderança;
- Licença maternidade e paternidade estendida, incluindo casais homoafetivos;
- Banco de talentos exclusivo para Mulheres, Etnico-Racial, PCDs e LGBTQIA+;
- Parceira com EmpregueAfro, iigual, Empodera e Mulheres no Comando para implementação das políticas internas de diversidade.
O relatório Snacking Made Right também reafirma as metas ambientais da Mondelēz International para 2025, incluindo:
- Redução de 10% nas emissões de CO2 de ponta a ponta
- 100% das embalagens projetadas para serem recicláveis e rotuladas com informações de reciclagem
- Redução de 25% no uso de plástico rígido virgem
Para acessar o resumo do relatório e dados do Brasil: Relatório Snacking Made Right.
A Mondelēz International, Inc. (Nasdaq: MDLZ) é líder global em snacks e está presente em 150 países. Com receita líquida de aproximadamente US$ 27 bilhões em 2020, a Mondelēz International tem em seu portfólio marcas amadas, como Lacta, Bis, Oreo, Club Social, Tang, Clight, Halls, Trident, Philadelphia, entre outras. A Mondelēz Brasil é o quarto maior mercado da companhia do mundo e está presente em mais de 600 mil pontos de venda em todo o território nacional. No Brasil, a operação da Mondelēz conta com oito mil colaboradores e 2 parques industriais, um em Vitória do Santo Antão (PE) e outro em Curitiba (PR), que abriga a maior fábrica de chocolates da companhia no mundo e exporta para 11 países.
Website: https://www.mondelezinternational.com/Br/