Como funciona o mercado de Bitcoin e dos Cripto ativos
De forma totalmente descentralizada, o mercado de bitcoin é hoje a tradução da revolução dos meios de pagamento digitais. Ele oferece controle total sobre os ativos dos usuários de sua rede, que é conhecida como Blockchain. Atualmente existem outros cripto ativos disponíveis com características parecidas com as do BTC na Internet.
Totalmente descentralizado, o bitcoin foi criado em 2009 pelo programador com o pseudônimo “Satoshi Nakamoto” e não é gerenciado por nenhum governo ou instituição financeira no mundo.
O seu valor oscila de acordo com as transações de compra e venda realizadas em casas de câmbio de moedas digitais ao redor do mundo, por empresas e pessoas físicas, de forma descentralizada e sem interferências de organizações.
Com grande fluxo financeiro em nível global, o mercado de bitcoin proporciona maior eficiência e com menor custo. Com isto, ele gera uma grande movimentação financeira ao redor do mundo e está cada dia mais em evidência no mercado global.
Órgãos de Monitoriamento dos Cripto Ativos no País
A Comissão de Valores Mobiliários (CVM), juntamente com a Receita Federal, monitoram regularmente as cripto ativos no país. Isto porque a Receita Federal, através da instrução Normativa RFB – Nº 1888 de 03 de Maio de 2019, exige que todas as pessoas físicas ou jurídicas residentes no Brasil informem mensalmente ou anualmente as suas reservas de cripto ativos. As pessoas que não declararem as quantidades de ativos digitais que possuem são passíveis de multa. Atualmente, o Banco Central do Brasil não possui formas para a regulamentação do mercado de cripto ativos.
A Explosão do Crescimento dos Ativos Digitias
Além do bitcoin hoje existe milhares de outros ativos digitais. Segundo dados do CoinMarketCap compilados pelo site Finbold, o número de ativos digitais em circulação no dia 1º de janeiro era de 16.238. No dia 31 do mesmo mês, esse número aumentou para 17.240, ou seja, um aumento de 1.002 criptomoedas somente nos primeiros 30 dias do ano. O que equivale a cerca de 33 novos ativos digitais que são criados diariamente.
Atualmente os principais sites que gerenciam e monitoram estes ativos no mundo são o Coingecko e o Coinmarketcap. Estes sites realizam o monitoramento constantes do preço dos cripto ativos a nível global e são referências para qualquer pessoa que tenha interesse em investir ou adquirir qualquer ativo digital. Normalmente, os ativos digitais que não estão nas listas desses sites não possuem integração com nenhuma organização confiável ou são fontes de fraudes.
Entre os ativos digitais existentes, podemos disponibilizar como exemplo o MDtoken. Um projeto criado pela empresa brasileira WG a qual tem como foco a comercialização global de produtos alimentícios e serviços voltados ao setor de tecnologia. Atualmente o projeto está disponibilizado em (4) quatro Casas de Câmbio (Exchanges) a nível global (Nenhuma localizada no Brasil) e gerou para seus investidores um bom retorno no passado, de acordo com o site Coinmarketcap. Este projeto está integrado a uma empresa com mais de 15 anos no mercado o que gera menos riscos para seus investidores.
Riscos para Ingressar no Mercado de Bitcoin e demais Cripto Ativos
Para quem deseja ingressar com investimentos em criptomoedas, deve tomar muito cuidado. Diferente de ativos digitais que possuem empresas e equipes de gestão qualificadas por trás, existem os ativos que possuem equipes com promessas de grandes ganhos e que não possuem nenhum tipo de produto ou serviço integrado. Geralmente são esquemas de lavagem de dinheiro ou esquemas de pirâmides.
Hoje existem várias organizações e empresas que prestam serviço de consultoria sobre este tema para ajudar no processo de entendimento deste modelo de negócio e que dão dicas de como comprar Bitcoins. É de suma importância uma pesquisa para poder entrar neste mundo para ter segurança para a realização de qualquer aporte. A descentralização, somado a alta variação dos valores dos ativos pode gerar grandes ganhos, entretanto pode gerar também grandes perdas para investidores que estão iniciando no mercado de cripto ativos.