Google destaca parceria com Conexão Abrasel como caso de sucesso
Mais de 200 mil negócios do setor de alimentação fora do lar serão beneficiados ainda este ano com a integração do Google ao Conexão Abrasel, conforme apresentado no evento Google For Brasil
Durante o principal evento de tecnologia e inovação do Google no país, o Google for Brasil 2025, realizado nesta terça-feira (10) em São Paulo, o vice-presidente global de engenharia de buscas do Google, Bruno Possas, apresentou a parceria com a Abrasel como um dos principais casos de sucesso da empresa no mundo. A colaboração, que integra o Google ao ecossistema do Conexão Abrasel, promete impactar diretamente mais de 200 mil bares e restaurantes brasileiros até o fim do ano.

Conexão Abrasel no Google for Brasil
A iniciativa, anunciada há um ano, visa ampliar a presença digital dos estabelecimentos do setor de alimentação fora do lar, por meio da atualização e otimização dos perfis no Google, incluindo cardápios, horários, fotos e links para pedidos e reservas. A tecnologia do Google, aliada à capilaridade da Abrasel, permitirá que pequenos e médios empreendedores tenham acesso facilitado a ferramentas de visibilidade e conversão de clientes.
Em entrevista recente à revista B&R, Julie Farago, diretora de engenharia do Google, afirmou que a parceria com a Abrasel é estratégica:
“Estamos empolgados para ajudar bares e restaurantes a converterem seus dados em resultados. Quando as pessoas buscam onde comer, querem ver cardápio, fotos, avaliações e fazer ações como reservar ou pedir delivery. A Abrasel nos ajuda a chegar a quem mais precisa dessas soluções”.
Confira o vídeo sobre a Conexão Abrasel:
Além da integração tecnológica, a parceria prevê treinamentos presenciais e on-line para capacitar empreendedores a utilizarem melhor o perfil da empresa no Google. A inteligência artificial também será aplicada para facilitar o processo de digitalização dos cardápios.
Isso permitirá que uma simples foto seja transformada automaticamente em um menu completo e atualizado.
O cadastro do estabelecimento e a edição do perfil do negócio no Google já podem ser feitos dentro do Conexão Abrasel. A nova versão da plataforma, com integração ao Google, foi lançada neste mês e tem foco no aumento da produtividade nos negócios do setor.
Para o presidente da Abrasel, Paulo Solmucci, a parceria representa um marco:
“Estamos diante de uma transformação digital concreta, que coloca o pequeno empreendedor no centro da inovação. A visibilidade no Google é hoje um fator decisivo para o sucesso de um restaurante. Com essa parceria, democratizamos o acesso a essa vitrine global.”

Sobre a ABRASEL
Associação Brasileira de Bares e Restaurantes é uma organização de cunho associativo empresarial.
A Abrasel tem como missão representar e desenvolver o setor de alimentação fora do lar (AFL), facilitando o empreender e melhorando a qualidade de vida no País.
Para saber mais sobre a empresa visite: Abrasel