Home Negócios Conferência discute modernização e unificação bancária de 54 países africanos

Conferência discute modernização e unificação bancária de 54 países africanos

por admin

O sistema financeiro e bancário de 54 países africanos deve ser uniformizado nos próximos anos. O processo de modernização a partir da transformação digital é o tema central da Conferência do Sector Bancário, Financeiro, Serviços e Seguros – BFSI (Mozambique Banking, Finance Service and Insurance) que será realizado em 13 e 14 de setembro em Maputo, Moçambique. Representantes do Governo Federal brasileiro estão entre os convidados da programação.

Atualmente, 57% dos 1,4 bilhões de africanos não possuem conta bancária. Em razão disso, o fórum reunirá especialistas, executivos e autoridades governamentais nacionais e internacionais para tratar do uso de Inteligência Artificial nos serviços financeiros, cibersegurança, a participação das fintechs no mercado, novos modelos de negócios no setor de seguros, regulação, compliance e bancarização. A partir do encontro espera-se elaborar ações concretas que gerem investimentos no setor BFSI, planos de implementação e compromissos de inclusão financeira, em prol de um sistema financeiro mais eficiente, abrangente e desenvolvido.

“À medida que avançamos em direção a uma economia cada vez mais digitalizada, reconhecemos a importância de abordar questões críticas, como segurança cibernética, inclusão financeira, colaboração interinstitucional e interoperabilidade. Estamos confiantes de que as deliberações tomadas durante esta conferência fornecerão a base necessária para moldar estratégias que impulsionarão a inovação e sustentabilidade no sector financeiro em Moçambique e além”, afirma Kekobad Patel, membro representante da Comissão Organizadora da Conferência Mozambique Banking, Financial Services and Insurance (BFSI).

Participação brasileira

A experiência do Brasil é uma das referências para a proposta do mercado africano, por isso, a organização do evento aguarda a confirmação de participantes do governo federal na agenda de discussões e propostas. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, foi convidado para ser orador no painel “Transformação Digital no Setor BFSI: Oportunidades e Desafios”. Para participar do “Potencial do mercado de serviços financeiros móveis e o Open Banking como oportunidades para novos e melhores negócios”, foi convidada a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, e para o painel “Inclusão financeira como motor de desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida”, o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloízio Mercadante.

A organização do evento irá reforçar a importância da participação do Brasil com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitando sua presença na reunião dos Brics na África do Sul, entre 22 e 24 de agosto. O presidente brasileiro também irá visitar Angola nos dias 25 e 26 de agosto.

Serviço:
Mozambique Banking, Financial Services and Insurance
Data: 13 e 14 de setembro de 2023
Local: Centro de Conferências Joaquim Chissano, Maputo, Moçambique.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações