Home Dicas Como vender uma empresa com dívida?

Como vender uma empresa com dívida?

por Paulo Fernandes Maciel

Vender empresa é um passo muito importante na vida de um empresário, e uma decisão que pode ser motivada por diversos fatores. Por isso, é algo que precisa ser muito bem pensado, até porque na hora da negociação, os potenciais investidores vão querer saber o que está motivando a alienação da companhia.

Há alguns fatores principais que fazem com que um empreendedor queira sair de um negócio. Isso pode ocorrer por motivos de aposentadoria, busca por um sucessor que irá gerir a empresa, desejo de empreender novos negócios, ou necessidade de arrecadar recursos.

Neste último caso, a companhia pode estar precisando de uma injeção de capital para expandir, ou talvez precise mesmo de recursos para sobreviver por não estar indo tão bem. Mas é possível que uma empresa com dívida seja vendida?

Vender empresa

Aqui explicamos um pouco mais sobre como funciona a venda de um negócio que está passando por dificuldades financeiras, e qual o melhor caminho para que ela seja concretizada.

Vender empresa e até Empresas endividadas

O cenário de inadimplência no Brasil ficou muito agravado após a pandemia de Covid-19, em 2020, que pegou todo mundo de surpresa e impactou economias globalmente. Naquele ano, algumas empresas tiveram, inclusive, que baixar as portas por não conseguirem sobreviver.

Desde então, muitas companhias lutaram – e ainda lutam – para se recuperar financeiramente. Apesar do cenário econômico ter apresentado uma certa melhora em 2021, a situação ainda é muito instável, com inflação e juros altos, e dólar oscilando, o que pode impactar empresas de diferentes maneiras.

Já em 2022, ainda há muita incerteza sobre o cenário global. Isso continua impactando algumas empresas localmente. O lado bom é que há um maior fluxo de investidores estrangeiros vindo para o Brasil buscando boas oportunidades, já que a situação nos Estados Unidos, com a perspectiva de aumento das taxas de juros, e na Europa, com a guerra deflagrada da Rússia contra a Ucrânia, não é das melhores.

Para aproveitar essa onda de entrada de investimentos estrangeiros e tentar recuperar o tempo perdido diante de tantas instabilidades, as empresas brasileiras precisam estar preparadas.

Com a empresa GreenRoad integra soluções avançadas de gerenciamento de performance de frota e com a FieldBit oferece soluções avançadas de serviços de realidade aumentada.

Melhor maneira de preparar uma empresa para venda

Em primeiro lugar, é preciso decidir o que será feito com a companhia para que ela receba seu aporte. A venda pode ser parcial ou total, e isso é uma decisão relevante na hora de apresentar a proposta para o mercado.

Cada percentual colocado à venda gera implicações na governança da companhia. Se a ideia é vender estrategicamente para investidores que vão recuperar o negócio, talvez o ideal seja que eles detenham uma parcela majoritária do negócio, para poder tomar decisões.

Tendo isso mapeado, cabe agora organizar a casa e ir para a rua em busca de investidores.

Controle financeiro

Ter todas as informações financeiras em mãos é primordial para começar um processo de vender empresa. Nesse primeiro passo, é preciso fazer um levantamento de todos os dados financeiros e contábeis da companhia de, pelo menos, três anos para trás, incluindo dívidas e questões fiscais. Isso ajudará o investidor a estimar qual a margem de lucro que o negócio oferece, calculando quanto que a empresa pode valer caso seja investida.

Valuation

Fazer uma avaliação do seu negócio também fará o empreendedor ir mais preparado para as negociações de investimento. Existem três tipos de metodologia que ajudam na estimativa do valor que uma empresa tem. São elas: pelo valor de ativos e passivos; pelo valor de empresas comparáveis; ou pela capacidade de gerar caixa nos próximos anos.

Planejamento estratégico para Vender empresa

Essas informações ajudarão a traçar um planejamento para a venda. Neste plano estratégico, o empreendedor poderá traçar a perspectiva de negociação e o perfil de investidor ideal. Também é por meio deste planejamento que será possível ter soluções estratégicas para os riscos que a empresa apresenta, buscando alternativas para os potenciais investidores.

Busca pelo investidor ideal

Agora falta colocar a mão na massa e ir em busca do melhor investidor. Apresentar a proposta de venda em road shows ajuda a expandir as alternativas, inclusive acessando potenciais compradores estrangeiros. Os encontros com os investidores ajudam também a dar uma noção de quanto a sua empresa está valendo aos olhos dos interessados, para também poder decidir qual o melhor negócio a ser fechado no momento.

O processo de vender empresa também passa por etapas de elaboração de documentos confidenciais, seleção de ofertas, due diligence, até chegar em sua etapa final. Aqui apenas apresentamos o melhor caminho para uma companhia endividada conseguir fazer um bom negócio, mas é sempre essencial contar com o acompanhamento de uma assessoria especializada durante todo esse processo. A Capital Invest auxilia empreendedores a prepararem suas empresas para venda com maior valor e menor risco.

Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações