Home Negócios Como Empresas usam Psicologia para ganhar Lealdade em sua Marca

Como Empresas usam Psicologia para ganhar Lealdade em sua Marca

por Paulo Fernandes Maciel

O investimento pela atenção do público-alvo é um desafio gigante para empresas que estão tentando conquistar seu espaço no mercado. Com os níveis de atenção em mínimos históricos, a perceção da imagem de sua marca, forma de comunicação e conceito de lealdade criado, são todos elementos inclusive da psicologia que não poderão faltar para propagar sua empresa, criando uma sensação de comunidade e de lealdade perante os serviços, imagens, produtos e conceito.

Pensar em comer fora e imediatamente surgir em sua cabeça os restaurantes do McDonald´s poderá representar uma ligação, ainda que não assumida, que foi presente em seu subconsciente. Ora, são precisamente as grandes empresas e marcas que, desde início na vida de seus consumidores, tentam impingir um conceito, ideia ou até mesmo um modo de vida, onde seus produtos coabitam de forma natural.

psicologia

Apple bate recordes de lealdade continua em seus produtos

Como forma de compreender o impacto da psicologia e da criação de comunidade forte e coesa, bastará analisar um dos casos de maior sucesso no que aos níveis de lealdade dizem respeito: a Apple. Mesmo após o falecimento de seu carismático CEO, a verdade é que a ideia de excelência, qualidade e design de seus produtos fez com que a empresa continue subindo em perto de 20% os níveis de lealdade apresentados por seus produtos e novos lançamentos.

A utilização da psicologia para fidelização da marca

Precisamente por essa sensação de lealdade, comunidade e ligação especial com a marca que a maioria dos consumidores, mesmo tendo um iPhone operacional, sentem a necessidade de renovarem seu celular para um iPhone de uma geração mais avançada. O conceito de não ficar para trás na “revolução tecnológica” também apresenta um enorme peso na psicologia da Apple que acaba sendo imposta aos seus consumidores, que são cada vez mais leais, apesar de concorrência forte como Samsung (que até está perdendo níveis de lealdade nos últimos anos).

psicologia

Principais Truques Psicológicos que grandes Empresas usam

Compreender o conceito de lealdade e psicologia de uma comunidade por uma empresa é algo que um empreendedor não poderá ignorar. O conceito de criar uma família e não somente apenas um cliente é cada vez mais forte, especial com as redes sociais aproximando, cada vez mais, o público-alvo que pretende atingir.

Tendo isso em consideração, compreenda quais são os principais truques que as empresas de maior sucesso e leais apresentam para moldar os comportamentos e psicologia de seus potenciais consumidores:

·         Buscar informação e compreender seu Cliente

Quais são os interesses, hábitos e comportamentos de consumo de seu público-alvo? Perceber com profundidade a resposta para essas questões irá criar uma ligação muito mais eficaz e próxima com um cliente ou “lead”. Além disso, perceber quais são os melhores meios para engajar esse público-alvo é determinante para que a voz, mensagem e missão de sua empresa chegue com a força e qualidade necessária!

Desse modo, criar uma presença social forte, coesa e que vá de encontro com os gostos de seu público-alvo é um primeiro passo para ter um primeiro contato desejado com esse mesmo cliente. Mais uma vez, deverá conhecer com profundidade qual é o recetor ideal para seu negócio.

·         Uso pensado de cores – despertando emoções distintas

Sendo um conceito muitas vezes ignorado, a verdade é que perceber o que uma cor representa, poderá também ajudar a usar gatilhos psicológicos que levam a uma determinada ação de seu potencial cliente. Por exemplo, enquanto a cor vermelha representa maior agressividade, a cor azul transparece maior tranquilidade. Saiba como usar a escolha dessas cores para levar a que o recetor efetue a ação pretendida!

·         Logo Design reconhecível – como o logo consegue criar uma relação

Bastará estudar como o símbolo do Google Chrome mudou para que se perceba que as diferentes dimensões de um design de logo poderá criar uma sensação de fidelização com seu cliente. Enquanto que mudar por completo o logo de sua empresa poderá criar confusão junto de seus clientes, ligeiras mudanças poderão criar um impacto mais desejado, ao mesmo tempo que atribuiu um estilo mais moderno e que possa acompanhar a própria missão e objetivos futuros dessa mesma empresa.

psicologia

·         Mensagens e cuidado com a comunicação

Se quer ter um público-alvo ou clientes recorrentes engajados e permanentemente interessados em seus lançamentos, novidades ou conteúdos, terá que saber despertar interesse e criar uma ligação muito próxima, quase que quebrando o conceito mais “frio” de um relacionamento de uma empresa com o cliente. Tente apostar mais na proximidade de fornecedor de serviços ou produtos, com o objetivo de contribuir positivamente para o cliente, como se fosse um amigo. Os conceitos de e-mail marketing, por exemplo, contribuem bastante para a quebra dessa natural separação.

·         Permitir que exista diálogo e uma criação de comunidade

Os conceitos de comunidade de empresas, apesar de não ser muito recente, continua sendo altamente importante e com uma forte elevada na criação de lealdade de um cliente para com uma determinada empresa.

Bastará recuar para o fenômeno da Apple que mais do que se importarem com a qualidade do novo lançamento do iPhone, os clientes fiéis da Apple estão mais atentos a não ficarem para trás, em relação a outros clientes. Quase como se sentisse a necessidade de que também apoia os novos lançamentos da empresa americana, não querendo ficar para trás no conceito social que a Apple criou!

·         Usar programas de afiliados ou de recompensa

Apesar de também não ser um conceito novo, o saber recompensar um cliente por ter aconselhado outro a entrar em sua comunidade ou esfera de produtos/ serviços, também é um gatilho psicológicos eficaz e que tem dado provas ao longo das décadas. No entanto, é sempre necessário compreender qual é o ROI esperado ao realizar essas campanhas de marketing passa a palavra.

Conclusão sobre a psicologia como arma de sua empresa

A concorrência entre mercados é muita, pelo que apostar em uma comunicação de qualidade, criação de comunidade e saber como sua marca irá se distinguir de suas mais diretas rivais, são cuidados que cada empreendedor deverá ter. Todos esses fatores irão determinar não só o jeito como sua empresa é encarada, mas também o nível de proximidade que estará criando com seu cliente.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações