Em meio às restrições e limitações nos mercados nacional e global devido à pandemia do coronavírus, os eventos de vendas virtuais vêm aumentando em todo o mundo, gerando novas oportunidades de negócios e auxiliando empresas a retomarem o caminho do crescimento.
Seguindo essa tendência, a ABCasa (Associação Brasileira de artigos para casa, decoração, presentes, utilidades domésticas, festas, flores e têxtil) criou, no segundo semestre de 2020, o Showroom para Exportação Online, com o propósito de divulgar e fomentar a exportação de produtos do setor aos mais diversos mercados. As negociações acontecem por meio da plataforma Brazify, da Brazil Global, que fica disponível 24 horas por dia, todos os dias do ano.
Outro evento com resultados importantes foi a Rodada de Negócio Internacional Virtual, fruto da parceria com a Brazil Global e o IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais, cujo objetivo é auxiliar as empresas associadas a gerarem novas oportunidades, conexões e business entre os mais diversos mercados internacionais.
A primeira edição aconteceu no ano passado, entre setembro e dezembro. Em 2021, o evento foi realizado no mês de abril e tem sua próxima edição programada para o segundo semestre. Durante a rodada de negócios, as empresas utilizam a plataforma virtual para exposição de marcas, produtos e catálogos. No site, onde todas as informações são disponibilizadas em inglês e espanhol, compradores internacionais navegam à procura de empresas e produtos com o objetivo de fechar negócios.
Também está programada para o mês de julho uma missão para estreitar relacionamento e fomento de business entre Brasil e Chile para o setor de casa e decoração, também com rodada de negócio. O projeto é organizado pela ABCasa, Embaixada do Brasil em Santiago, Câmara Chileno-Brasileña de Comercio (CCBC), Organización Mujeres Empresarias de Chile (OMECH), IBREI – Instituto Brasileiro de Desenvolvimento de Relações Empresariais Internacionais e Brazil Global. As missões devem prosseguir ao longo do ano, focando outros países da América do Sul e outras regiões globais.
O faturamento do setor de artigos para casa e decoração em 2019 foi de R$ 83,8 bilhões, o que representou 1,13% do PIB. No período, as 20.800 unidades produtivas geraram 342 mil empregos diretos e indiretos. Para este ano, as estimativas preliminares apontam para um crescimento de 3,8 % nas vendas do varejo de artigos para casa, em valores nominais, quando comparados com 2020, cujos resultados serão divulgados no segundo semestre.
Para a gerente de Relações Internacionais e Comércio Exterior da ABCasa, Gislaine Carrijo, o objetivo dos dois eventos virtuais é atrair compradores dos mercados globais para oferecer novas oportunidades e conexões aos fornecedores brasileiros. “Focamos na expansão das empresas brasileiras do setor para apresentar e levar suas marcas e produtos para o mercado externo. Para isso, as ferramentas virtuais como o Showroom para Exportação Online e Rodada de Negócio Internacional Virtual contribuem efetivamente para atingirmos este objetivo, com a chancela da ABCasa”, finaliza.
Website: https://abcasa.org.br/