A locação de galpões vem ganhando destaque como melhor opção para empresas que precisam aumentar o espaço de estoque e armazenamento, mas ainda temem as incertezas do momento. Os grandes espaços vêm sendo muito procurados por empresas de varejo como redes de supermercados, farmácias e marketplaces de comércio eletrônico, mas com o crescimento da oferta de condomínios logísticos com galpões menores, a contratação pode ser vantajosa até mesmo para pequenos empreendedores que desejam começar um negócio online e precisam de um local para distribuição ou mesmo para ponto estratégico de pick up de mercadoria.
O empresário Leonardo Martins de Almeida, CEO da Araguaia Empreendimentos, especializada na construção e locação de galpões logísticos lista algumas vantagens de se alugar um espaço para armazenamento, seja compartilhado, seja algo individual e personalizado.
1 – Aumento da produtividade – quando o local para guardar o seu produto é adequado às suas atividades, é possível tirar proveito de estratégias como: reorganização do layout; uso de esteiras; separação e preparação de pedidos.
2 – Flexibilidade nas operações – os imóveis alugados permitem que diretores atentos ao mercado movam seus estoques para onde são mais necessários. “Digamos, por exemplo, que você tenha uma alta na demanda em um município no interior da cidade, mas que seu galpão ou empresa esteja localizado na capital, próximo ao aeroporto. Uma companhia especializada neste tipo de imóvel poderá oferecer opções de armazenamento em pouco tempo, sem necessidade de uma descapitalização ou de alto investimento”, explica Leonardo Martins.
3 – Os negócios podem ser expandidos – quando uma organização investe no aluguel de um imóvel para manter seus estoques, é possível fazer planejamentos a longo prazo sem temer uma superlotação ou espaços subaproveitados.
4 – Escolha da localização de acordo com os interesses da empresa – As vantagens de um galpão bem localizado são inúmeras. Porém, para garantir que a empresa consiga tirar o máximo de proveito do lugar, é preciso verificar condições, como estrutura e tamanho adequados ao seu negócio.
5 – Estrutura moderna facilita transações – A maioria das empresas quer ter a certeza de que poderão receber e enviar seus estoques em veículos de grande porte. Portanto, é preciso que o ambiente seja de qualidade, com cobertura, piso e paredes resistentes.
O executivo ressalta que alguns pontos importantes precisam ser avaliados antes da escolha do imóvel logístico. “É fundamental levar em consideração se o local apresenta docas com piso nos níveis do baú de caminhões, para facilitar o trabalho de carregamento de mercadorias. Além disso, é preciso observar as condições estruturais do espaço, ou seja, se o espaço está em perfeitas condições, para futuramente não ter prejuízo com danos em mercadoria”, ensina o CEO da Araguaia, acrescentando que os galpões alugados também podem ser construídos de acordo com a demanda da empresa, num modelo de contrato chamado de Built to Suit (construir para caber, na tradução livre).
Outras características que precisam ser levadas em conta na escolha de um galpão logístico são: se a área disponível tem capacidade para realizar todo o processo de separação, conferência e distribuição de forma ágil, fácil e eficiente; se a localização é estratégica – com fácil acesso a rodovias, mas também próxima a grandes centros – e se há uma boa iluminação – um galpão escuro dificulta a visibilidade e vai gerar mais custos para sua empresa. “Um espaço arejado com grandes portas ou janelas facilita o uso racional de energia, o que vai resultar em mais economia”, destaca Leonardo Martins de Almeida. “Da estrutura moderna à flexibilidade logística, alugar um galpão pode ser o investimento que levará suas transações ao próximo nível. Afinal, assim como outros aspectos da empresa (como o financeiro e o comercial), as questões de armazenamento de entregas devem ser resolvidas com profissionalismo e seriedade”.
Website: https://www.matriximportacao.com/araguaiagalpoes