Home Negócios 3 alternativas de compra e venda de empresa

3 alternativas de compra e venda de empresa

por Paulo Fernandes Maciel

Diante de um cenário instável como o que estamos passando atualmente, com a crise mundial de COVID-19 gerando instabilidade econômica em todos os mercados globais, e as incertezas relacionadas ao Brasil, muitos empreendedores devem se perguntar se há oportunidades de compra e venda de empresa. A resposta para isso é sim. Porém é preciso avaliar qual tipo de negócio ideal para o momento pelo qual sua companhia está passando.

Fusões envolvendo compra e venda de empresa

Passado o primeiro ano da crise, alguns setores voltaram a ficar aquecidos e estão mais visados para fusões e aquisições. Segmentos voltados principalmente à tecnologia e serviços digitais estão em alta, enquanto outras áreas como setor de bares e restaurantes, turismo e linhas aéreas, que sofreram maior impacto negativo com a pandemia, estão se recuperando agora e identificando oportunidades de crescimento.

Mas como saber quais as melhores opções para compra ou venda de empresa? Aqui damos algumas dicas para que tanto o adquirente quanto o potencial adquirido se preparem para fazer uma transação com o objetivo de gerar valor, reduzindo os riscos da negociação.

compra e venda de empresa

Motivação para a venda

O primeiro fator a ser avaliado é a motivação para a venda da empresa. Isso pode ocorrer por aposentadoria; terceirização da gestão; busca por um sucessor para o negócio; arrecadação de recursos; ou vontade de investir em outros empreendimentos. Essa motivação deve ser analisada antecipadamente para que o empresário tenha tempo de tornar esse procedimento mais claro, indo em busca de uma negociação que vá de acordo com seus objetivos.

Depois dessa avaliação, há alguns tipos de venda que podem ocorrer. São elas:

Alienação para investidores estratégicos 

Aqui a empresa deve ser vendida para alguma outra companhia que atua no mesmo setor, ou em um segmento correlacionado. Nesse caso, pode ser uma organização concorrente, uma empresa que quer entrar em uma nova área do mercado, ou até investidores estrangeiros que desejam fazer negócios no Brasil. O investidor estratégico costuma adquirir 100% da participação na empresa, o que pode alavancar o valor da venda.

compra e venda de empresa

Fundos de investimento

Caso a intenção seja vender apenas uma parte da empresa ou arrecadar capital para melhorar a situação financeira de um negócio que não está indo tão bem, talvez o ideal seja buscar um fundo de investimento. Essa é uma boa opção para quem precisa de recursos e tem o objetivo de fazer com que a companhia cresça, podendo se preparar para uma melhor transação no futuro.

fusões

Venda para um sócio

Pode ser que o empreendedor esteja querendo sair das obrigações com a gestão e queira passar o negócio adiante para um sócio que já atua na empresa. Esse tipo de transação deve ser encarada como uma venda para um terceiro. Intermédio de um assessor financeiro é ideal para avaliar os motivos da negociação de maneira isenta, encontrando o valor mais justo. A contratação de outros investidores interessados é comum para ter uma comparabilidade entre os preços ofertados, a fim de ter uma referência do valor real que o negócio tem.

Cabe ao empreendedor definir qual é o tipo de transação ideal de acordo com sua motivação de venda, avaliando as condições de mercado e do setor em que está situado. Depois disso, há um procedimento de compra e venda de empresa que deve ser observado para garantir que a transação ocorra de forma a otimizar o valor da companhia.

planejamento financeiro

Passo a passo para uma boa compra e venda de empresa

Preparação para a venda:

Antes de mais nada, a empresa que está sendo vendida precisa se preparar corretamente antes de colocar seu negócio disponível no mercado. Por isso, é importante levantar todos os documentos referentes à situação financeira, fiscal, contábil e administrativa da empresa para ter certeza de que está tudo em ordem.

Mapeamento pré-deal:

Do lado do adquirente, o primeiro passo deve ser a realização de um estudo de mercado para identificar qual negócio está mais de acordo com seus objetivos ou com as sinergias alinhadas com a sua própria companhia.

Valuation:

Depois disso, uma avaliação é necessária para que se tenha certeza de qual é o real valor do negócio a ser vendido. Isso gera segurança tanto para o vendedor quanto para o comprador; concorrendo para que tenham mais certeza de que a oferta está alinhada à realidade da empresa e o que ela pode agregar com a transação.

Negociação:

Os passos seguintes estão relacionados aos processos de negociação, que devem ser analisados por ambas as partes; de forma a chegar em uma oferta mais adequada dentro das perspectivas de crescimento e lucro que a operação final pode gerar.

Acessoria em compra e venda de empresa

Para ter certeza de que esses passos sejam cumpridos de maneira mais transparente e segura; uma transação de compra e venda de empresa deve ser realizada com o auxílio de assessores profissionais, como a Capital Invest; uma empresa que oferece consultoria em M&A, auxiliando empreendedores a prepararem suas companhias para a venda com maior valor e menor risco.
Fonte: Capital Invest – assessoria especializada em fusões e aquisições

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações