Com seu sistema de transmissão modular TraXon para caminhões pesados, a ZF Friedrichshafen AG recebeu o Prêmio Europeu de Transporte em Sustentabilidade 2014 na categoria Componentes Comerciais Veiculares. Um júri de especialistas premiou as marcas de inovação em produto seguindo os critérios de avaliação ?Economia?, “Meio Ambiente” e “Responsabilidade Social”. O prêmio foi entregue à ZF pela revista Transport Trade em novembro, em Munique.
“Nosso novo sistema de transmissão modular TraXon é sustentável no melhor dos sentidos. Ele transforma veículos comerciais pesados em equipamentos ecologicamente corretos, mais econômicos, silenciosos e mais confortáveis ao mesmo tempo”, afirma Winfried Gründler, diretor da unidade de negócios em Tecnologia de Sistemas de Transmissão para Caminhões e Vans da ZF. “Estamos especialmente felizes por receber o Prêmio Europeu de Transporte em Sustentabilidade, pois os critérios da competição são rígidos e levaram em consideração de forma aprofundada aspectos relacionados à pesquisa e desenvolvimento nos negócios da ZF”, acrescentou o executivo.
Um júri de sete especialistas renomados e independentes, incluindo representantes de empresas, associações comerciais e da imprensa avaliaram as inovações inscritas a partir de três aspectos. No critério ?Economia?, o fator decisivo foi até que ponto o produto simplificava os processos de negócio e trabalho ou os fluxos de operações técnicas no setor de transportes, assim como auxiliava na redução de custos. No quesito “Meio ambiente?, foi considerado até que ponto a inovação auxiliou o equilíbrio ecológico ? quando comparado com o produto antecessor e com outras soluções do mercado. E, em “Responsabilidade Social”, o quanto esses novos produtos respeitaram a conservação de recursos, assim como a proteção ambiental e as condições em ambiente de trabalho. O Sistema TraXon recebeu as maiores notas dos especialistas em todos os critérios de avaliação ? garantindo posição de vencedor invicto em sua categoria.
Faz tudo à prova do tempo
O elemento central do sistema ZF TraXon é uma transmissão básica e compacta, que foi projetada para torques de caminhões pesados de até 3.500 Nm, e é referência em termos de distribuição de engrenagem e relações de peso e potência. O conceito de kit modular assegura máxima flexibilidade. A transmissão básica pode não apenas ser combinada com uma embreagem a seco, mas também com outros elementos de ativação, como, por exemplo, um módulo de duas embreagens ou um módulo híbrido com poderosos 120 Kilowatts.
A ZF projetou a estratégia de deslocamento GPS PreVision especialmente para a nova transmissão. Utilizando os dados GPS e material de mapas digitais, a unidade de controle da transmissão responde de modo antecipado, enquanto economiza combustível ? o sistema evita trocas de marcha desnecessárias em relação à topografia.
CLIQUE NOS LINKS ABAIXO PARA DOWNLOAD DAS IMAGENS:
Foto 1 – Cerimônia de entrega do prêmio em Munique: Dr. Stephan Demmerer (2º à esquerda), diretor de Estratégia e Portfólio para Transmissões de Caminhão na divisão de Tecnologia de Veículos Comerciais da ZF, aceita, em nome da ZF, o Prêmio Europeu de Transporte em Sustentabilidade 2014 dos representantes da revista Transport Trade (da esquerda para à direita) Robert Domina, editor de Testes de Transporte e jornalista automotivo; Torsten Buchholz, editor chefe de Transportes; e Bert Brandenburg, gerente de Publicidade
Foto 2 – O sistema de transmissão automática TraXon, vencedor de prêmios em nome da ZF, é muito flexível. A transmissão básica pode ser acoplada com cinco módulos (da esquerda para a direita): 1. Uma placa simples ou dupla de embreagem, 2. Um módulo duplo de embreagem, 3. Um módulo híbrido, 4. Uma tomada de força dependente do motor. 5. Uma embreagem de conversão do torque.
GRUPO ZF ? O Grupo ZF é um dos líderes mundiais no fornecimento de sistemas de transmissão e tecnologia de chassis para o setor automotivo. Com mais de 75 mil colaboradores e 121 operações em 26 países, registrou vendas de 17,4 bilhões de euros em 2012, e figura entre as 10 maiores empresas fornecedoras para o setor automotivo do mundo. Na América do Sul, a ZF possui cinco unidades em Sorocaba, São Bernardo do Campo, Araraquara (SP), Betim (MG) e San Francisco (Argentina), e tem como presidente Wilson Bricio. O Grupo fabrica transmissões para indústria automotiva, máquinas agrícolas e indústria eólica, sistemas de direção, sistemas de embreagens, amortecedores e componentes de chassis para veículos de passeio e comerciais, além de componentes marítimos.
São Paulo, 05 de dezembro de 2013.