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WAGO investe em sede própria no Brasil

por Agência Canal Veiculação
Prestes a completar 10 anos de atividades no Brasil, em 2015, a WAGO, empresa alemã especializada em conexões elétricas e automação, anuncia importante passo em direção às crescentes demandas da empresa nos últimos anos: acaba de formalizar a compra de terreno para construção de sede própria. Com recursos oriundos da matriz, a definição da especificação do novo prédio já está em andamento, com início das obras previsto para meados do ano que vem e término para o primeiro semestre de 2016.
“Em função do crescimento obtido no período e as excelentes perspectivas para os próximos anos, a matriz entendeu que chegou o momento de fixar raízes no país. O investimento assegura a capacidade de expansão da WAGO Brasil, abrindo claras perspectivas para o início de produção local para atender a América Latina. Esta iniciativa nos permitirá, novamente, dobrar nosso faturamento até 2020”, declara Marcos Salmi, diretor geral da WAGO Brasil.
Localizado às margens da Rodovia Dom Gabriel, no Condomínio Industrial Multivias II, em Jundiaí (SP), o terreno totaliza aproximadamente 16 mil m2. A escolha do local foi motivada, principalmente, pela proximidade com a atual planta, em Itupeva (SP), a fim de manter o quadro de funcionários. Outros fatores que contribuíram para a definição foram o fato de ser uma região com mão de obra qualificada para apoiar o crescimento futuro e a questão logística, já que está próximo das Rodovias Bandeirantes e Anhanguera e no meio do trajeto entre São Paulo e Campinas, onde estão os principais aeroportos. “Optamos por um condomínio fechado que, além da segurança e infraestrutura para empresa e funcionários, foi projetado considerando princípios de sustentabilidade, fundamentais dentro da filosofia da WAGO”, pondera Salmi.
O projeto, desenvolvido em conjunto com a Alemanha e adaptado às necessidades locais, seguirá os rígidos padrões da WAGO, que determinam que tanto a construção quanto o prédio final sejam sustentáveis. O edifício contará, ainda, com os produtos da marca desde a instalação elétrica até a automação predial. Estruturalmente, será concebido considerando quatro etapas para acomodar futuras expansões.
A fase 1 terá em torno de 3 mil m2 e contará com centro de distribuição, Customer Support (atendimento técnico e comercial a clientes e parceiros), área de configuração e montagem de réguas de bornes, área administrativa e financeira e espaço útil para fabricação local tão logo surja a necessidade. Quando em operação, terá a capacidade de estoque e de produção de réguas triplicada e acomodará até 120 funcionários.
Em constante crescimento
O ano ainda não está fechado, mas as projeções indicam expansão de 30% nos negócio da WAGO Brasil em 2014, contra os 20% inicialmente estimados. Para 2015, inicialmente o faturamento deve ser 15% maior, um pouco abaixo do anterior, levando em conta o crescimento deste ano já acima da expectativa. “Preferimos uma perspectiva mais amena para começar, afinal encerraremos além do esperado em um ano atípico para o país e de economia conturbada. Mais adiante esperamos reavaliar os números para cima”, pondera Marcos Salmi.
A explicação para a estimativa acima do projetado está na ampliação de market share – no mínimo 10% do faturamento provenientes de novos clientes e de atuação em novos mercados, como automação predial e instalação elétrica – e no aumento do portfólio de produtos, no qual a empresa centrou muitos esforços ao longo de 2014 nos dois segmentos em que atua. O grande destaque em Conexão Elétrica foi a expansão da linha voltada para a área de instalação predial. Os conectores automáticos WAGO – líderes no mercado europeu – têm conquistado o mercado brasileiro, que vem se mostrando bastante receptivo aos benefícios do produto, como redução do tempo de instalação, segurança e facilidade de uso.
Já no segmento de Automação o feito deste ano ficou por conta da evolução do programa Solution Provider, que tem atraído diversos Integradores de Sistemas. São estes profissionais o principal canal para levar as soluções de automação WAGO para o mercado. Também o crescimento das construções sustentáveis com certificação no Brasil abriu diversas oportunidades em Automação Predial, cuja expectativa é, no médio prazo, representar 30% na receita da empresa diante dos 10% atuais.
Equilíbrio à vista
Inventora e líder na tecnologia de conexão a mola, a WAGO ainda hoje tem a maior parte de sua receita em Conexão Elétrica. No Brasil, a proporção é de 65% Conexão Elétrica e 35% Automação. Entretanto, as investidas para fortalecer o segmento de Automação – estratégia da WAGO no mundo nos últimos anos – já têm demonstrado resultados positivos: por aqui, a área deverá alcançar 50% do faturamento até 2017. Para tanto, a empresa ampliará o foco em Automação, suportada especialmente por lançamentos de diversos produtos ainda em desenvolvimento. E, em conectores, concentrará esforços em instalação predial – Conexão Automática –, ampliando a equipe de consultores técnicos e promotores de vendas.
Outra investida da WAGO, e que deverá trazer excelente retorno, é o trabalho de homologação da linha de Conexão Automática em prefeituras para iluminação pública, com foco prioritário na Região Metropolitana de São Paulo. A estratégia serve, também, para melhorar as perspectivas de aumento do market share da linha e da empresa diante do mercado.
Com projeções arrojadas – e ao mesmo tempo iniciativas importantes em andamento – chegar ao objetivo pode ser tarefa árdua, mas, também, palpável. “Manteremos como prioridade no Brasil a ampliação de nossa participação de mercado. Para isso, daremos outros passos importantes: aumentar nossa equipe em torno de 20% do quadro atual, de 65 colaboradores, e elevar o atual número de pontos de vendas (1.700) também em 20%”, declara o diretor da WAGO.
Mudanças na matriz
Para apoiar a projeção de crescimento, bem como sua exposição internacional, a WAGO anunciou recentemente uma expansão em gestão. Além Sven Hohorst (CEO do grupo), Axel Börner (diretor financeiro) e Ulrich Bohling (diretor de operações), agora atuam na direção do grupo três novos executivos: Tordis Eulenberg (diretor de recursos humanos), Thomas Albers (diretor de tecnologia) e Jürgen Schäfer (diretor de vendas). A reformulação acontece em momento oportuno, de modo a comportar a expansão que a empresa vem registrando mundialmente, especialmente em Automação, área, neste momento, estratégica e com foco de atuação.
No ano passado, o volume operacional chegou a 606 milhões de euros, alta de 6,3% sobre os 570 milhões de euros registrados anteriormente. Os investimentos do Grupo WAGO em 2014 atingiram volumes recordes de 95 milhões de euros, com a Alemanha representando a maior parte – cerca de 70 milhões de euros, pouco mais de 70%.
Apenas no novo centro de treinamento, já em construção, em Minden, estão sendo investidos mais de 25 milhões de euros. Outros 25 milhões de euros estão sendo destinados à ampliação em mais de 50% do centro de logística em Sondershausen, que deve começar em breve e ser concluída no primeiro semestre de 2015. Ambos na Alemanha. E mais aportes virão pela frente, incluindo as ações no Brasil.
WAGO Eletroeletrônicos Ltda.

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