467
Em tempos bicudos como os atuais, a WAGO, empresa alemã especializada em conexões elétricas e automação, optou por fazer do limão uma limonada. Quando tudo indicava que deveria desacelerar, em função do cenário econômico complicado, acelerou. E só tem motivos para comemorar. No ano em que completa 10 anos de atividades no Brasil – em 28 de junho –, segue inabalável na condução de seu mais importante projeto desde que colocou os pés por aqui, a construção de sua sede própria, prevista para ser inaugurada em 2016, em Jundiaí (SP).
E quando a direção da empresa pensava que já tinha razões de sobra para celebrar neste 2015, constata que as vendas de sua linha de conexão automática – uma das principais linhas da empresa no país – cresceu nada menos do que 58% nos primeiros cinco meses do ano em comparação com igual período de 2014. “Estamos muito felizes com este resultado. Esta é a maior prova do que sempre falamos: produtos inovadores superam crises”, salienta Marcos Salmi, diretor geral da WAGO do Brasil, e acrescenta:
“Comemorar uma década de sucesso representa grande satisfação. O motivo de tamanho contentamento é saber que a empresa sempre teve como princípio oferecer ao cliente o que há de melhor no segmento. Nosso diferencial sempre foi proporcionar atendimento e assistência exemplares. Por outro lado, também é muito bom constatar o entusiasmo dos colaboradores em atuar e crescer junto com a WAGO, resultado dos vários projetos desenvolvidos como forma de garantir qualidade e capacitação constantes”.
Cá e lá
O resultado positivo experimentado pela WAGO no Brasil acompanha o bom desempenho apresentado pelo grupo lá fora, em seu país de origem, a Alemanha, e também em outros mercados. Os números oficiais de 2014, apresentados pelo board da empresa em março último durante a conferência anual com a imprensa, indicaram expansão de 9% nas vendas, para 661 milhões de euros. O índice, que se consolidou acima das expectativas, então de 5%, foi impulsionado pelos negócios da empresa no exterior, especialmente na China e nos Estados Unidos. Na Rússia, apesar dos fortes ventos contrários na economia, registrou taxa de crescimento de dois dígitos.
As operações alemãs foram as responsáveis por aproximadamente 35% das vendas globais, 4% a mais do que no ano anterior. Já as vendas na Europa retrataram um quadro semelhante, sendo responsáveis pelos outros 35% e tornando o continente o maior mercado da WAGO para 2014 –em 2013 a Europa representou 71% das vendas totais. Nos demais mercados, o índice passou de 29% para 30% no mesmo período.
Recorde de investimentos
Com objetivo de impulsionar seu crescimento contínuo, o Grupo WAGO anunciou investimento recorde da ordem de 130 milhões de euros para 2015 contra 85 milhões de euros aplicados no ano anterior. Do total, 70% ficarão na Alemanha como claro compromisso da WAGO com o país como centro de suas operações mundiais.
Sven Hohorst, CEO da WAGO, ressalta a importância da operação da WAGO Brasil nesse contexto. “É essencial para WAGO apoiar a unidade brasileira no atendimento do grande número de clientes globais com produção local. E, além disso, estamos esperando um crescimento muito positivo no Brasil e esse é o principal motivo de estarmos investindo na construção de uma nova sede”, e comemora: “O início da WAGO Brasil foi muito difícil. Hoje, a empresa está em boa forma e muito competitiva. O aumento das vendas reflete o que estou dizendo. Para os próximos anos, acreditamos que a WAGO Brasil continuará este caminho de crescimento, sempre com produtos inovadores”.
Antigo ou atual, sempre novo
“Desde 1999 sou colaborador da WAGO, quando ainda era representada pela Hellermann. Em 2005, quando a empresa iniciou de fato suas atividades por aqui, tinha acabado de me formar em Processamento de Dados e fui convidado a continuar na WAGO na área de projetos. Depois de concluir curso de MBA Qualidade e Produtividade, em 2011, recebi novo desafio para ser coordenador do departamento de projetos em montagem de réguas de bornes, atualmente com sete colaboradores. Para mim, trabalhar na WAGO é uma honra. Sou privilegiado por vivenciar grandes momentos de desafios e de conquistas no time de uma empresa que possui em seus colaboradores o espírito de coletividade.”
Eronides Veríssimo dos Santos / Líder de Produção
“Trabalho na WAGO desde junho de 2005, dias após a empresa ter iniciado as atividades no Brasil. Comecei montando régua de bornes. Depois de 5 anos, me ofereci para uma vaga de projetista, na qual fiquei por mais 3 anos e meio. Após esse período, fui convidado para fazer parte do time de Conexões Automáticas, onde estou há um ano e meio. Nesta área já visitei 100 cidades em 9 estados e Distrito Federal, treinando vendedores, apresentando os produtos diretamente aos eletricistas e palestrando para mais de 3000 alunos de escolas técnicas como Senai, Instituto da Construção, Escola Concretta…Trabalhar na WAGO é um sonho realizado. Desde que recebi o convite para fazer parte desta, hoje, grande família, sempre tive a certeza de que faria o meu melhor. Tenho muito prazer em vestir esta camisa que tanto me orgulha.”
Alexandre Mota / Promotor Técnico
“Já utilizava os equipamentos da WAGO como cliente, mas foi em dezembro de 2000 que recebi o convite para fazer parte do quadro de colaboradores, quando ainda era representada pela Hellermann. Trabalhávamos com quatro pessoas no escritório e cinco vendedores/representantes externos. Hoje, contamos com 69 colaboradores! Como analista de suporte técnico, visitava clientes e executava os projetos de réguas de bornes e módulos remotos. Com o crescimento, novas necessidades e oportunidades apareceram e, atualmente, trabalho como gerente de produtos. Fazer parte da WAGO é uma realização pessoal e profissional dentro de um ambiente que sempre proporcionou meu crescimento.”
Valdir Pinto / Gerente de Produtos
“Comecei a trabalhar na WAGO como estagiário de engenharia no primeiro ano da faculdade, no setor de projetos. Algum tempo depois passei para o suporte técnico, onde fiquei até concluir o curso universitário. De lá para cá, exerço a função de engenheiro de aplicação no setor de engenharia. Trabalhar na WAGO é uma daquelas oportunidades únicas na vida, principalmente porque você consegue exercer um papel que realmente contribui para o crescimento da empresa no país. O contato direto com os líderes e os colaboradores faz com que cresçamos profissionalmente. A superação dos seus próprios limites em aprender cada vez mais é algo muito gratificante.”
Djeimes José Bolin / Engenheiro de Aplicação
“Trabalhar na WAGO é mais do que desenvolver-se profissionalmente. É conviver com valores e princípios de uma empresa que incentiva o crescimento profissional e pessoal, além de ter um ambiente super acolhedor. Nesses nove meses em que estou na empresa, tenho tido todos os recursos necessários para desenvolver o meu trabalho e incentivar o meu time. O diretor é muito acessível, comprometido com o negócio e com o desenvolvimento de seu staff. Parabéns WAGO pelos 10 anos de existência no Brasil e por tratar o seu time – a família WAGO – com tanto respeito!”
Joelma Rossignatti / Gerente Administrativo e Financeiro