439
A WAGO, empresa alemã especializada em conexões elétricas e automação, apresenta sua linha de interfaces para atender os mais variados segmentos, como industrial, predial, automobilístico, alimentício, energético, naval, metroferroviário, farmacêutico, químico, petroquímico, entre outros. De relés de até 4 contatos reversíveis e optoacopladores, passando por transdutores e conversores de sinais até a série EPSITRON – composta por fontes de alimentação, disjuntores eletrônicos, módulos de redundância, módulos capacitivos para armazenamento de energia e módulos nobreak –, a empresa oferece ao mercado mais uma gama de produtos dotada de sua tradicional tecnologia de conexão a mola, já utilizada nos conectores industriais e prediais.
Por adotar tal tecnologia, a linha de interface traz consigo diversas certificações e aprovações que a habilitam a ser empregada nas mais variadas aplicações e condições. Bom exemplo vem dos relés, cujo design compacto de 6mm permite reduzir espaços nos painéis. Outro benefício do produto que merece destaque é a opção de rápida manutenção: com apenas um acionamento no botão é possível fazer sua troca sem a necessidade de retirar os cabos já conectados a ele.
Já as fontes de alimentação da linha EPSITRON possuem sistemas de ligações monofásicas e trifásicas com opções de tensões de saída de 12, 18, 24 e 48Vcc e com corrente de saída até 40A. Contam, ainda, com proteção contra curto-circuito, LED de indicação de status, eficientes mecanismos para trabalhar com sobrecarga, housing de metal robusto e, em alguns modelos, display frontal com informações de operação e diagnóstico.
A família EPSITRON é composta, também, por módulos de redundância para fontes de alimentação, módulos capacitivos para armazenamento de energia em 24Vcc, módulos nobreak e disjuntores eletrônicos. Estes últimos, quando há uma rápida detecção do curto-circuito, atuam muito mais rápido que os convencionais, trazendo maior proteção e segurança nas aplicações e preservando, assim, os componentes do painel. Além de compactos, os disjuntores eletrônicos WAGO ainda oferecem diagnósticos via contato seco ou via protocolo para CLPs WAGO e de outras marcas.
Em sua série de transdutores e conversores de sinais – Linha JUMPFLEX –, a WAGO dispõe de ampla gama de produtos com desenho compacto de 6mm, tripla isolação galvânica de até 4KV, configuração via dip switch, software, display, incluindo aplicativo para smartphone, via tecnologia bluetooth. Com mais de 30 modelos no portfólio, o produto é capaz de converter sinais de temperatura, corrente e frequência para sinal elétrico.
O sistema de conexão a mola garante à linha de interface a fácil inserção do condutor, fazendo com que o produto suporte vibração, variação de temperatura e aceite todos os tipos de condutores do mercado (rígido e flexível). Qualidade, tecnologia, precisão e segurança são os principais benefícios oferecidos pela WAGO em sua linha de interfaces.
Programa de expansão
Importante player global nesse mercado, em 2012 a WAGO lançou um programa de expansão da linha e crescimento de vendas até 2020. No período, serão lançados produtos com características para atender os mais variados clientes e segmentos, observando a aplicação e a capacidade de investimento. “Essa ação tem proporcionado crescimento constante, com ampliação de participação da WAGO não apenas no mundo, mas também no Brasil. No ano passado, o aumento nas vendas da linha de interfaces por aqui foi de 39%”, afirma Eduardo De Marchi, líder de suporte técnico e especialista de interfaces da WAGO.