VitrinaPRO: Nova plataforma promete aumentar participação de PMEs no mercado de ecommerce do Brasil
Voltado para lojistas, micro e pequenos empreendedores, VitrinaPro chega ao mercado como solução para democratizar o comércio eletrônico no país
Competir com os grandes players do ecommerce não é tarefa fácil para micro e pequenos empreendedores, que hoje enfrentam o desafio de se inserirem e aumentarem sua participação no mercado. Uma vez conectados no mundo virtual, tanto os grandes como os pequenos, podem ter chances similares de fazer uma boa oferta de produtos e serviços aos seus consumidores.
Segundo dados do Nosso Planeta Mobile, hoje existem mais de 70 milhões de usuários de smartphones no país, sendo que, desse total,aproximadamente 1/3 já compram produtos e serviços pelo celular.
Números bastante expressivos que motivaram os sócios Saulo Marti, Marcelo Reis, Dalmo Picharki, Ricardo Pedroni e Antônio Sanseverino a lançar no mercado o VitrinaPRO. Oriunda do shopping virtual de moda Vitrina, a nova plataforma permite aos usuários criar sua própria loja online e aplicativos para Android e iPhone por um preço acessível e através de simples passos que não duram mais do que cinco minutos.
“Nossa proposta é democratizar o comércio digital. De acordo com nossas pesquisas de mercado, o custo/hora de um programador é bem variável, podendo ir de R$ 30,00/h a R$150,00/h, dependendo da especialidade, o que torna muito caro o desenvolvimento de sites e aplicativos. O VitrinaPRO garante uma página web profissional com apps nativos (disponíveis na AppStore e Play Store) e todo o controle do servidor é realizado por nós, o que faz com quequalquer um agora possa ter sua própria loja virtual e aplicativos por um preço muito acessível e sem necessidade alguma de conhecimentos técnicos de programação ou design. Sem dúvida é a chance que todos esperavam para terem seus próprios aplicativos para vender seusprodutos”, explica Saulo Marti, CEO e Cofounder do Vitrina, plataforma de origem do novo aplicativo.
Hoje, apesar de já demonstradas as vantagens de se inserir no comércio eletrônico e mobile,como a velocidade de exposição, o aumento da capilaridade de atuação e a redução de custos,muitos MPEs ainda não estão “experimentando” o ambiente virtual e não conhecem as ferramentas que permitem explorar o ecommerce em sua plenitude, usando como estratégia importante para os seus negócios.
O VitrinaPRO vem para mudar essa realidade e permitir que esse setor tenha uma participação cada vez maior nesse cenário. A ferramenta é voltada especialmente para vendedores que desejam ter um contato mais próximo com seus clientes, possibilitando que os produtos fiquem disponíveis 24hrs pelo celular e pelo computador. Isso não apenas aumenta a probabilidade de venda, mas permite que lojistas, pequenos e médios empreendedores se insiram no crescente mundo do comércio digital do Brasil.
Através do painel de controle, o lojista pode acompanhar as vendas, receber informações de potenciais compradores, mandar mensagens direto na tela do celular de seus clientes e gerenciar suas plataformas de maneira simples e intuitiva. As compras são finalizadas dentro da própria loja virtual, e os pagamento são concluído através de cartão de crédito e contas PayPal ou PagSeguro, funcionalidade ainda insipiente em sites de micro e pequenos empreendedores que já estão nesse mercado, de acordo com o “Estudo de tendências de uso de internet nas pequenas e médias empresas da América Latina”, que ressaltou que apenas 18% dos sites de pequenas e médias empresas permite atualmente as transações online.
A nova plataforma vem para mostrar que hoje, com pouco investimento, já é possível que pequenos empreendedores e lojistas possam pegar a crescente onda do ecommerce no Brasil, aumentando sua participação e competindo de igual para igual com os gigantes do mercado do mundo inteiro.