As obras de construção e montagem representam um setor vital para a economia e o desenvolvimento do país. No entanto, essa atividade também apresenta um alto índice de acidentes, o que torna a segurança do trabalho uma prioridade absoluta. Algumas normas e medidas essenciais para um ambiente seguro, como a NR-18, Norma Regulamentadora do Ministério do Trabalho e Previdência, estabelecem medidas de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção. Essa Norma é fundamental para garantir a segurança dos trabalhadores em todas as etapas da obra.
A capacitação dos trabalhadores é outro item essencial para que eles estejam aptos a realizar suas funções de forma segura. Treinamentos sobre NR-18, uso de EPIs adequados, operação de equipamentos e primeiros socorros são alguns exemplos de treinamentos importantes para proteger os trabalhadores contra riscos de acidentes. A sinalização adequada de áreas de risco, a comunicação clara entre os trabalhadores e a implementação de um sistema de gestão de segurança são medidas essenciais para prevenir acidentes.
A segurança do trabalho em obras de construção e montagem é uma responsabilidade compartilhada entre o empregador e o trabalhador. Para Deodato Mansano, da Niplan, empresa de Construção e Montagens Industriais com há mais de 30 anos no setor, as empresas são responsáveis por fornecer um ambiente de trabalho seguro, com EPIs adequados, treinamentos e implementação de medidas de segurança e o trabalhador, por sua vez, deve ter o comprometimento em seguir as normas de segurança, utilizar os EPIs corretamente e comunicar qualquer situação de risco.
Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que consideram apenas registros envolvendo pessoas com carteira assinada, os acidentes e as mortes, no Brasil, cresceram nos últimos dois anos. Em 2021, foram 517.786 acidentes de trabalho notificados; em 2022, o número subiu 18.37%, alcançando 612.920 notificações. Em 2021, 2.487 pessoas morreram nessas ocorrências; em 2022, foram 2.538 mortes, aumento de 2.05%.
A segurança do trabalho é um investimento estratégico que beneficia toda a empresa. “Com melhorias na saúde e bem-estar dos trabalhadores em um ambiente seguro, mais qualidade de vida com trabalhadores mais saudáveis e motivados, contribuindo para o aumento da produtividade e da satisfação no trabalho, além de promover a demonstração do compromisso da empresa com o bem-estar dos seus colaboradores, fortalecendo o clima organizacional e a fidelidade à empresa”, comenta o Gerente de SSMA da Niplan.
Também é possível citar o aumento da produtividade da obra, com menos interrupções e a redução do número de acidentes e afastamentos por doenças, diminuindo os custos com treinamentos e reposições de mão de obra. Maior foco e eficiência, os trabalhadores se sentem mais seguros e confiantes são mais produtivos e eficientes, otimizando o tempo e os recursos da obra e otimizando a qualidade do serviço prestado, com menos erros e retrabalho, com um resultado superior.
Para as empresas o investimento é revertido em vantagem competitiva: a segurança do trabalho se torna um diferencial competitivo, atraindo e retendo talentos, além de fidelizar clientes e parceiros. Investir em segurança do trabalho é garantir um ambiente mais seguro e saudável para os colaboradores, aumentar a produtividade da obra e construir uma reputação sólida e positiva no mercado. A segurança do trabalho não é um custo, é um investimento essencial para o sucesso da empresa.
Website: https://www.linkedin.com/company/niplan-eng