Crescimento marca trajetória da TIM em 2012
Em ano desafiador, operadora reafirma sua capacidade de inovar e superar obstáculos para continuar crescendo e se destacando no mercado brasileiro de telecomunicações
- Empresa cresce mais que o setor no período e alcança 26,9% de participação no mercado nacional em 2012;
- Base total de clientes alcançou 70,3 milhões, crescimento de 10% em relação ao ano anterior;
- Operadora manteve a liderança no segmento pré-pago, encerrando o ano com 59,6 milhões de usuários conquistando mais 4,8 milhões de clientes pré-pagos, um crescimento de 9% na comparação anual;
- No segmento pós-pago, o aumento registrado foi de 15,5% (ano a ano), totalizando 10,7 milhões de usuários;
- Receita líquida cresceu 10% alcançando R$ 18,764 bilhões. O quarto trimestre de 2012 foi fundamental para este incremento: a empresa registrou R$ 5 bilhões de receita nesse período;
- EBITDA registrou a marca de R$ 5,1 bilhões orgânico, alta de 8,5% no comparativo com 2011;
- MOU alcançou a marca histórica da companhia no quarto trimestre de 2012: 150 minutos. Foi registrado aumento de 14,5% em todo ano;
- Receita Bruta de VAS atingiu R$ 4,4 Bilhões em 2012, aumento de 39% em relação a 2011. Este desempenho é resultado de uma forte adesão as ofertas Infinity e Liberty Web;
- Empresa registrou ampliação de 192% na capacidade de transmissão de dados em 2012, fruto dos crescentes investimentos em rede;
- Smartphones e Webphones alcançam 41% de penetração na base de clientes, ampliação de 14,6 p.p em relação ao mesmo período do ano anterior;
- Investimento (CAPEX) totalizou R$ 3,8 bilhões em 2012, considerando a aquisição do 4G. Crescimento de 24% em comparação com o ano passado.
Para a TIM, 2012 foi um ano complexo e desafiador. Apesar disso, a operadora reforçou os seus principais valores – a confiança e a credibilidade da gestão junto aos clientes -, além de alcançar expressivos resultados financeiros e operacionais. A companhia manteve a trajetória de crescimento e alcançou as metas estipuladas em seu plano de negócios.
A operadora ampliou sua participação no mercado nacional de telecomunicações – chegando aos 26,9%de market share, batendo a marca de 70 milhões de clientes. A TIM seguiu na liderança do segmento pré-pago, fechando o ano com 59,6 milhões de clientes. O crescimento total superou a média anual do mercado: 9,8% contra 8,1%. Esses números refletem não só os conceitos assertivos das ofertas e das promoções lançadas pela empresa como também confirmam a maturidade e a solidez do seu modelo de negócios.
Seguindo o foco na qualidade, a TIM concentrou seus investimentos em infraestrutura: 93% do total excluindo a licença de 4G foram direcionados para investimento em Rede e TI. No quarto trimestre de 2012, o investimento somou R$ 1.394 bilhões, o que demonstra um crescimento de 21,2% no comparativo com o mesmo período de 2011.
Evolução dos Principais Indicadores
A receita bruta cresceu 8,2%, ultrapassando a marca de R$ 7,3 bilhões no 4T12. Já a receita líquida foi ampliada em 9,8% em 2012, atingindo R$ 18,8 bilhões. Sendo que, somente no quarto trimestre, cresceu 6,7%, chegando aos R$ 5,0 bilhões.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) ajustado atingiu R$ 5,1 bilhões no período, alta de 8,5% no comparativo anual. Já o lucro líquido foi de R$ 1,4 bilhão, um acréscimo de 13,4% em relação a 2011. Somente no quarto trimestre de 2012, o lucro líquido consolidado foi de R$ 463 milhões, aumento de 16,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
A receita de dados (VAS) foi um destaque no ano e alcançou R$ 4,4 bilhões, o que representa alta de 39,1%. O desempenho é resultado da forte adesão dos clientes às ofertas Infinity e Libery Web. A TIM manteve o rigor no controle do índice de inadimplência, que encerrou o ano de 2012 em 0,9% da receita bruta.
“2012 foi para a TIM um período complexo, de importantes mudanças e de muito aprendizado. Se por um lado reafirmamos o compromisso com a satisfação dos nossos clientes, que hoje já ultrapassam 70 milhões; aprimoramos ainda mais o foco dos investimentos em infraestrutura de rede e qualidade”, diz Andrea Mangoni, presidente da TIM Celular. “Fomos a operadora que mais cresceu nos últimos dois anos, possibilitando a inclusão digital a milhões de pessoas, além de criarmos condições únicas de acesso à comunicação móvel no Brasil. Tudo isso foi possível graças à nossa base de negócios segmentada, focada em resultados e na prestação de serviços inovadores e com qualidade”.
Investimento em infraestrutura e ampliação de cobertura
Os aportes em infraestrutura foram fundamentais para melhoria da performance de rede. Em 2012, a TIM ampliou em 192% e 30%, respectivamente, a capacidade de transmissão de dados e voz. A empresa fechou o ano com 39 mil quilômetros de redes de fibra óptica instaladas, 3% acima das metas da Anatel e 35% acima da estrutura de 2011. A intenção é atingir 53 mil quilômetros até 2014.
[cid:[email protected]]A cobertura GSM alcançou 94,7% dos centros urbanos em um total de 3.383 cidades em 2012. A tecnologia 3G chegou a 66 novas cidades no quarto trimestre de 2012, totalizando 224 novas cidades durante todo ano. O projeto de FTTS (Fiber to the Site) alcançou 91% dos sites conectados nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
O MOU atingiu a marca histórica no último trimestre: 150 minutos. Foi registrado um crescimento de 14,5% em todo ano.
Novas redes de transmissão
A TIM segue com a execução do Plano de Ações de Melhoria, aprovado pela Anatel, que contempla, dentre outras ações, a expansão da capacidade da rede de voz e dados.
Nesse sentido, a construção da rota Belém-Brasília foi o principal projeto de 2012 e fundamental na iniciativa da TIM de “interiorização” da rede de transmissão com fibra óptica. Recém-ativada, a rota tem 2,5 mil quilômetros, e é a mais longa rede óptica da operadora. Passa por quatro estados (MA, PA, TO e GO) e ligará importantes cidades do interior do País, como Palmas, Marabá e Imperatriz. O grande benefício para o consumidor é a melhoria da qualidade no tráfego de voz e dados em longa distância, com redução de congestionamentos e mais velocidade.
Outro empreendimento importante foi a modernização da rede de transmissão entre Belo Horizonte e Salvador. Em parceria com a Huawei, a TIM instalou no trecho uma das primeiras redes WDM 100G da América Latina. A rede já está ativa e propicia aumento de 50% na capacidade instalada de tráfego (voz e dados), além de multiplicar a capacidade do sistema em 16 vezes.
Vale destacar ainda o investimento superior a R$ 200 milhões do projeto de construção da rede Belém-Manaus. Trata-se do contrato com o consórcio LT Amazonas para o lançamento de cabos via torres de linhas de transmissão e subestações de energia ao longo de 27 municípios nos estados do Amazonas, Pará e Amapá, que beneficiará toda a região Norte com infraestrutura de alta capacidade capaz de prover serviços de tecnologia móvel e de banda larga. A iniciativa aumentará em 100 vezes a capacidade de transmissão de voz e dados na região, que irá substituir a infraestrutura de satélites pela utilização de torres de transmissão de energia, incrementando a confiabilidade dos serviços providos pela TIM. A previsão para finalização de instalação dos cabos OPGW (fibra óptica) é julho de 2013.
Também no quarto trimestre do ano passado, a TIM e a Telebrás fecharam uma parceria para garantir o cumprimento do Programa Nacional de Banda Larga (PNBL). O acordo, que contempla compartilhamento de infraestrutura, possibilitará internet de alta velocidade para o norte e nordeste do Brasil. Outra iniciativa em conjunto foi a contratação pela TIM do serviço de transporte ponto a ponto da rede Telebras. O objetivo é otimizar e melhorar a qualidade do serviço móvel 3G.
Rede 4G
Após investir cerca de R$ 400 milhões na compra do lote na banda “V1” e seis lotes na banda “P” no leilão das faixas de frequência para o 4G, em junho de 2012, a TIM anunciou parceria com a Ericsson, Huawei e Nokia Siemens para prover sua infraestrutura para a tecnologia Long Term Evolution (LTE).
A empresa está cumprindo o cronograma do edital da Anatel, onde todos os municípios com mais de 100 mil habitantes devem ter cobertura 4G até dezembro de 2016. As cidades sedes da Copa das Confederações estarão cobertas por 4G até 30 de abril de 2013, enquanto as sedes e subsedes da Copa do Mundo terão o serviço de dezembro de 2013.
Um dos compromissos da operadora será a implantação da internet às zonas rurais. A operadora liderou o grupo de estudos que propôs a tecnologia LTE (450 MHz) para essa faixa de frequência com o objetivo de garantir a oferta de banda larga no campo com mais qualidade e um melhor custo benefício do que a oferecida hoje (via satélite). A novidade estará disponível após a conclusão da fase de especificação, provavelmente a partir de 2015, nas cidades dos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Santa Catarina e Paraná, onde a empresa detém o espectro.
TIM Wi-Fi
A TIM ativou redes de internet Wi-Fi nos principais aeroportos das seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013. Oito terminais de Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro e Salvador estão cobertos pelo serviço. A operadora fechou 2012 com redes wireless em 15 aeroportos e prevê para 2013 a instalação em mais sete (Maceió, Aracaju, Uberlândia, Goiânia, Campo de Marte, Montes Claros e Jacarepaguá), além de áreas de grande concentração populacional e de tráfego 3G, como comunidades carentes, universidades, shoppings, hotéis e vias públicas.
O projeto TIM Wi-Fi, que utiliza hotsposts para prover acesso a dados, teve início em dezembro de 2011, em uma das principais comunidades do Rio de Janeiro, a Rocinha. Seis meses depois, a conexão wireless chegou ao Parque Madureira, na Zona Norte do Rio e, logo depois, na comunidade de Paraisopolis, na zona sul de São Paulo.
Live TIM
O Live TIM, serviço de banda larga fixa da companhia, alcançou 10 mil clientes entre as cidades de Rio de Janeiro e São Paulo. No quarto trimestre de 2012, o serviço chegou a Duque de Caxias, no município do Rio. A TIM Fiber continuará ampliando sua cobertura rede e a expectativa é chegar aos 67 mil clientes até o final de 2013.
Concorrência, transparência e capacitação
Em 2012, as plataformas Infinity e Liberty reforçaram a solidez do negócio e a manutenção da posição de mercado da TIM. A operadora alcançou 58 milhões de clientes Infinity, o equivalente a 98% da sua base pré-paga. O número confirma o reconhecimento da sua inovação e característica de inclusão. Já o Infinity Web, que permite acesso à internet no celular por R$ 0,50 diários, registrou 4,5 milhões de usuários únicos por dia, mostrando que o consumidor brasileiro precisa apenas de ofertas acessíveis para estar todo o tempo conectado.
Reafirmando o seu compromisso com a transparência na comunicação com o cliente, em uma iniciativa inédita, a TIM segue com o cronograma de um recém-lançado portal de qualidade (www.tim.com.br/qualidade<http://www.tim.com.br/qualidade>). O site permite que os usuários acompanhem a evolução da rede da operadora e as ações de melhoria, de acordo com o plano apresentado à Anatel em agosto de 2012. Até o fim de fevereiro, o portal ganhará novo nome e layout, que tornará a navegação ainda mais simples e acessível.
Também inédito no setor de telefonia móvel brasileiro, o projeto Loja-Escola é outra ação que nasceu em 2012 e comprova o compromisso da TIM com a satisfação dos clientes. Sete centros de treinamento, que simulam lojas da companhia, foram inaugurados em escritórios regionais da TIM para capacitação dos consultores de vendas de forma prática e interativa, aprimorando o relacionamento com os consumidores nos pontos de venda. A expectativa é que todos os dois mil colaboradores de lojas próprias da empresa passem por treinamentos periódicos nas unidades, que também servirão de centro de capacitação para novos consultores e para funcionários de revendas parceiras.
Novo ciclo
Com o anúncio dos resultados de 2012, a TIM encerra um período de transição importante. Neste momento, a companhia comunica a decisão de renúncia do executivo Andrea Mangoni ao cargo de diretor presidente a partir de 4 de março de 2013. Nos próximos dias, será anunciado o novo presidente para a TIM Brasil.
A TIM seguirá com o seu compromisso de qualidade e transparência, sem deixar de lado seu posicionamento inovador, com ofertas que mudaram a forma do brasileiro se comunicar. Para isso, focará cada vez mais na excelência dos canais de relacionamento com o consumidor, na melhoria e ampliação da sua rede, além do lançamento de produtos e serviços que trarão ainda mais benefícios para os clientes, como a tecnologia de mobile payment, a implementação do 4G, entre outros.