De acordo com mais recente Monitor de Viagem Internacional dos Chineses, feito pela Hoteis.com, mais viagens, maiores gastos e mais independência são alimentados por
internet e uso de dispositivos móveis
O mais recente Monitor de Viagem Internacional dos Chineses (Chinese International Travel Monitor – CITM, em inglês), divulgado hoje pela Hoteis.com, revela o quanto a tecnologia se tornou um elemento poderoso para a tomada de decisões desses viajantes ao consolidar outro recorde anual para viagens e gastos[1].
Pela primeira vez, mais da metade dos viajantes chineses que participaram da pesquisa afirmou que efetuam reservas em hotéis via aplicativo ou pela internet, o que representa um aumento de 45% em 2013. Pouco menos da metade usa sites de hospedagem e de avalições para pesquisar suas viagens e um terço dos entrevistados disseram utilizar mídias sociais. Ainda segundo o relatório, 84% compartilham fotos e experiências durante e depois de uma viagem internacional e o Wi-fi gratuito foi considerado por 59% dos participantes o serviço mais importante em hotéis.
Entrevistando mais de 3 mil viajantes chineses e mais de 3 mil hoteleiros pelo mundo, a terceira edição do CITM traz insights significativos sobre todos os aspectos do comportamento deste público e como a indústria hoteleira está se adaptando para maximizar os benefícios oferecidos para o novo mercado.
Com 97 milhões de chineses viajando para o exterior em 2013[1], 14 milhões a mais do que em 2012, mais da metade dos hoteleiros participantes disseram ter notado aumento no número de hóspedes de origem chinesa, em comparação com os 12 meses anteriores. Do total, 36% acredita que o afluxo destes turistas é um dos fatores que deve impactar seus negócios entre os próximos 12 ou 24 meses.
De acordo com a China Internet Network Information, órgão administrativo responsável a tudo relacionado a Internet no país, o aumento da utilização da internet atingiu o índice de 45,8% e, com isso, a China encerrou o ano com 618 milhões de internautas, sendo que 500 milhões deles preferem navegar via dispositivos móveis[2]. Mais de 90% estão presentes nas redes socais.
Abhiram Chowdhry, vice-presidente e diretor geral da marca Hoteis.com para região da Ásia – Pacífico comentou: “São muitos os fatores que impulsionam a vontade dos chineses de explorar o mundo. A crescente afluência da classe média com mais renda disponível, a tendência de aumento no número de pessoas que já viajaram e pretendem conhecer novos destinos, as políticas de concessão de visto mais relaxadas e melhoria da infraestrutura local são fatores que se encaixam perfeitamente e resultam na aceleração deste crescimento. No entanto, o nosso relatório quantifica um outro fator: a velocidade com que a tecnologia está transformando o panorama de viagens dos chineses no exterior”.
Existe ainda um crescimento na confiança dos novos viajantes, característica encontrada particularmente nos jovens. Dois terços dos consumidores chineses entrevistados disseram preferir viajar sozinhos, um crescimento de 5 pontos percentuais em 2013. Mais de 60% dos hoteleiros perceberam uma incrível alta no número de pessoas que viajam desacompanhadas nos últimos dois anos. Este resultado é uma clara indicação de que a preferência por viagens em grupo está sendo deixada de lado.