Lançamento baseia-se na solução Mobile Cloud Accelerator (MCA) da Ericsson e faz parte da parceria expandida entre KT e Ericsson, focada no
desempenho futuro da rede
O tempo de carregamento de páginas da Web está se tornando crítico para os negócios de operadoras e provedores de conteúdo. É improvável que usuários de telefones móveis voltem a um site se tiverem problemas no download de uma página web e é ainda mais improvável que eles recomendem o site para outras pessoas.
Para ganhar uma vantagem competitiva nesta área, a KT, fornecedora líder de telecomunicações da Coreia do Sul, entrou em um acordo com a Ericsson (NASDAQ: ERIC) para lançar um serviço de aceleração de conteúdo móvel em sua rede LTE. Esta será a primeira implantação comercial desse tipo no mundo e será baseada na tecnologia fornecida pela Ericsson.
A KT completou um estudo de viabilidade técnica em janeiro deste ano, depois de testar e verificar o desempenho e a interoperabilidade da solução da Ericsson em uma rede online. Isto foi seguido por um estudo de viabilidade comercial no terceiro trimestre e os resultados positivos levaram a KT a decidir lançar um serviço comercial já no primeiro trimestre de 2014.
Os resultados do estudo mostraram que o uso da MCA reduz o tempo de download da página web em mais de 50%, melhorando drasticamente a experiência do usuário. Isto é possível ao garantir a qualidade da transmissão de tráfego de certas categorias de dados, tais como conteúdo premium e tráfego de aplicações na área de acesso a rádio. A ideia é evitar os efeitos do congestionamento de rádio. O mecanismo de priorização pode ser comparado a grandes veículos andando em um corredor de ônibus somente durante períodos de tráfego intenso, enquanto que carros comuns andam em outras pistas em velocidades mais lentas.
Heekyoung Song, diretor da Unidade Corporativa de Negócios de TI da KT, comenta: Estamos satisfeitos em anunciar que seremos a primeira operadora no mundo a oferecer um serviço comercial de aceleração de conteúdo móvel, graças à forte parceria com a Ericsson. Isso significa que podemos expandir a conectividade do nosso serviço CDN premium da rede fixa, que lançamos no ano passado, com a rede móvel. A implantação da solução MCA em nossa rede nos permitirá oferecer aos nossos assinantes uma qualidade de serviço diferenciada e superior.
O download de conteúdo em um tempo muito mais curto pode muito bem ser uma das boas razões para assinantes escolherem a nossa rede.
Jan Signell, diretor da Ericsson para a região nordeste da Ásia, diz: A explosão de dispositivos móveis conectados abriu um novo mundo de
possibilidades e o LTE na Coreia do Sul está crescendo mais rápido do que em qualquer outro mercado. É por isso que a parceria com a KT é importante para nós, porque nos permite estar na linha de frente do desenvolvimento de serviços móveis inovadores.
A Ericsson é líder mundial no fornecimento de tecnologias e serviços de comunicação. Possibilitamos a Sociedade Conectada com soluções eficientes e em tempo real que nos permitem estudar, trabalhar e viver nossas vidas de uma forma mais livre e em sociedades sustentáveis no mundo todo.
Oferecemos serviços, software e infraestrutura em Tecnologias da Informação e Comunicação para operadoras de telecom e outras indústrias. Hoje, 40% do tráfego móvel global passa pelas redes da Ericsson e prestamos serviço de suporte nas redes de nossos clientes que atendem mais de 2,5 bilhões de assinaturas.
A Ericsson está presente na América Latina desde 1896, quando entregou equipamentos pela primeira vez na Colômbia. No início do século XX,
aumentamos nossa presença na América Latina ao firmar acordos na Argettina, Brasil e México. Hoje, estamos presentes em 56 países da América do Sul, América Central, México e Caribe, com instalações completas, como unidade de Produção e Centro de Inovação com atividades de pesquisa e desenvolvimento (P&D), além de Centro de Treinamento.
Somos mais de 110.000 pessoas trabalhando com clientes em mais de 180 países. Fundada em 1876, a Ericsson está sediada em Estocolmo, na Suécia. Em 2012, a empresa gerou receitas de US$ 33,8 bilhões (227,8 bilhões de coroas suecas). A Ericsson está listada nas bolsas de valores NASDAQ OMX (Estocolmo) e NASDAQ (Nova York).
www.ericsson.com/br/news