Cisco mostra pioneirismo com aplicações em tempo real para data centers e computação em nuvem para permitir maior agilidade nos negócios
Empresa oferece a Application Centric Infrastructure para que data center e computação em nuvem tenham respostas às necessidades das aplicações; Propicia amplo ecossistema de Parceiros através de plataforma e fonte aberta
A Cisco começa hoje a transformação da tecnologia da informação (TI) lançando a Application Centric Infrastructure (ACI), novos serviços profissionais e um ecossistema aberto de parceiros para ajudar os clientes a liberar suas aplicações e permitir maior agilidade nos negócios. Com a ACI, a Cisco está oferecendo aos clientes o primeiro data center e solução em nuvem para proporcionar visibilidade total e gerenciamento integrado de recursos de TI em rede, tanto físicos como virtuais, todos construídos em torno das necessidades das aplicações.
Durante o lançamento da ACI e em um post no blog da companhia, o Presidente e CEO da Cisco John Chambers discutiu a importância da TI se adaptar rapidamente às necessidades da economia de aplicações. As aplicações tornaram-se a força vital dos negócios. O elevado e sólido desempenho das aplicações é vital para a capacidade dos CIOs de oferecer novos produtos e serviços, gerenciar riscos e ameaças à segurança, capacitar funcionários e promover produtividade em suas organizações. À medida que bilhões de novas e valiosas conexões se formam para criar uma Internet de Todas as Coisas, o foco na implantação rápida e consistente de aplicações torna-se ainda maior. O papel da rede com a tecnologia unificadora de conexões entre usuários, aplicativos e centros de dados torna-se crítico.
Hoje, complexidade e inflexibilidade da TI estão retardando os negócios. Profissionais de TI trabalham em silos separados e ineficientes porque a tecnologia atual não oferece suporte a um modelo de arquitetura compartilhada, e não há como obter uma visão única de todos os componentes de hardware e software que impactam o desempenho das aplicações. Como resultado, os componentes de TI são difíceis de configurar, complexos na identificação de problemas e incômodos para serem trocados. Isso tem que mudar. Complexidade deve dar lugar a velocidade e agilidade.
Os CIOs querem romper esses silos e unificar todas as partes dos componentes de TI – redes, armazenamento, computação, serviços de rede, aplicações, segurança – e gerenciá-las como uma entidade única e dinâmica, sem comprometimento: e é isso que a ACI pretende proporcionar. A ACI combina as inovações em software, hardware, sistemas e ASICS com um modelo dinâmico de política de rede de reconhecimento de aplicações construído em torno de APIs abertas, reduzindo a implantação de aplicações de meses para minutos. A ACI viabiliza isso unificando redes físicas e virtuais e oferecendo segurança, conformidade e visibilidade em tempo real nos níveis de sistema e de aplicações numa escala sem precedentes. As inovações em switching de data centers da ACI da Cisco permitem que a rede responda rapidamente às equipes de desenvolvimento de aplicações, oferecendo economia de até 75% do custo total de propriedade em comparação com switches baseados em silício comercial e soluções em software de virtualização de rede.
A ACI é formada pelo Application Policy Infrastructure Controller (APIC), do portfólio Nexus 9000 e pelas versões aprimoradas do sistema operacional NX-OS. A família Nexus 9000, rodando o NX-OS otimizado, permite operações inigualáveis de “zero-touch” em redes de data centers de alto desempenho e podem resultar em economia de milhões de dólares em capital e despesas operacionais.
O novo Nexus 9000 é também a base para a solução ACI da Cisco, permitindo uma transição suave do NX-OS otimizado para o modo ACI do NX-OS com uma atualização de software e com a adição do APIC. Usando o ASICs customizado e de silício comercial, esse portfólio oferece o melhor desempenho em sua categoria de preço e densidade de porta sem bloqueio para transições de 1/10G a 10/40G, e futuramente 100G em data centers atuais e de última geração. O portfólio Nexus 9000 inclui inovações de sistema de última geração, incluindo o primeiro switch modular livre de backplane da indústria que fornece proteção do investimento, energia e refrigeração eficiente e design mais simples, dobrando o desempenho em termos de tempo médio entre falhas.
Baseado em padrões da indústria, a ACI da Cisco permite que a TI atenda às demandas de negócios por novas aplicações, rápida escala para aplicações já existentes e remoção automática de aplicações que não são mais necessários. A ACI acelera os ciclos de implantação de aplicações para agilizar os processos de negócios e melhorar os resultados.
· Oferece economia de 75% no custo total de propriedade comparado à virtualização de rede software-only, eliminando o imposto por VM (Virtual Machine), aproveitando os investimentos existentes de cabeamento e oferecendo switch modular de data center mais eficiente através de um projeto backplane free inovador, reduzindo em 15% os custos de energia e refrigeração.
· Acelera o Tempo de Implantação de Aplicações para Minutos, melhorando a agilidade dos negócios pelo gerenciamento centralizado, perfis de rede de aplicações, automação do serviço de rede L4-7 e APIs abertas
· Centraliza o Gerenciamento de Políticas Simplificando Operações e Qualificando Equipes de TI pelo controle de políticas em todo o sistema, liberando o poder da colaboração entre as equipes de aplicações, rede, segurança, virtualização, computação e armazenamento.
· Proteção de Investimentos Inigualável via Protocolos Abertos, APIs e Normas aproveitando os atuais ativos de redes, serviços, incluindo segurança, computação física e virtual e armazenamento.
O portfólio Nexus 9000 oferece várias novidades para o setor, incluindo inovações em software, hardware, sistemas e ASICs, unificando as infraestruturas físicas e virtuais ao oferecer:
· Flexibilidade e Simplicidade: dissociando a política centrada no aplicativo da infraestrutura IP, ele permite total mobilidade do hospedagem, oferece controle centralizado da política e simplifica muito a operação da rede. A rede se adapta aos requisitos das aplicações pela inserção dinâmica e encadeamento de serviços de rede físicos e virtuais L4-7 incluindo firewalls, controladores de entrega de aplicações e sistemas de detecção de invasão.
· Desempenho e Escala Oferece política de segurança e de aplicações, a taxa de linha 10/40 e, no futuro, 100G. Capacidade de switching de 60 Tbps, desempenho multicast três vezes mais rápido e 1/3 de latência com carga de tráfego três vezes maior do que qualquer outro switchmodular testado de data center, densidade de porta sem bloqueio 20% maior – portas com taxa de linha de 576 40G com mais de 50% de redução em ASICs por módulo comparado a concorrentes baseados apenas em silício comercial. Escala sem precedentes incluindo endpoints de 1M, portas 55K+ 10G, inquilinos 64K+. Balanceamento dinâmico e priorização de carga integrados removem os gargalos de rede e podem melhorar o tempo de conclusão do aplicativo de 30 a 90%.
· Segurança: Melhora a segurança, conformidade, auditoria e mobilidade das aplicações utilizando uma política centralizada e programável, permitindo controle fino e isolamento em escala adequada para ambientes de nuvem multi-inquilinos privados e públicos; a plataforma aberta possibilita que um amplo ecossistema de segurança promova a inovação em automação de gerenciamento de segurança, visibilidade e escolha incluindo o novo ASAv da Cisco.
· Visibilidade e Identificação de Problemas em Tempo Real: Visualização completa e em tempo real da integridade por inquilino e por aplicativo, estatística e identificação de problemas em infraestrutura física e virtual, analíticos em tempo real levando a decisões inteligentes de colocação de aplicações. Capacidade de monitorar e isolar packet drops por aplicativo no nível de sistema para acelerar a resolução do problema.
· Plataforma Aberta e Fonte Aberta: Primeiro modelo de política de aplicações aberta e extensível do setor para automação e visibilidade com aceleração de hardware, APIs RESTful abertos e abrangentes permitindo total integração com as ferramentas de automação de rede existentes e extensões ACI de fonte aberta promovidas pela comunidade, incluindo OpenStack, Open Daylight, switches virtuais e VXLAN. APIs abertas permitem um ecossistema ACI abrangente para o gerenciamento, orquestração, monitoramento, virtualização, serviço de rede e parceiros de armazenamento.
· Amplo Suporte a Virtualização: Telemetria e gerenciamento automatizados de política de rede virtual com Microsoft Hyper-V, RedHat KVM, VMware vSphere e outras plataformas de virtualização; a Cisco também está introduzindo o Cisco Application Virtual Switch (AVS) construído especialmente para ambientes virtuais de ACI.
· Programação Avançada: Perfeito para uma equipe de operações de desenvolvimento via API RESTful para fácil automação e total integração. Scripting Puppet, Chef, CFEngine, Python e outras ferramentas permitem que os clientes utilizem os conjuntos de ferramentas comuns em toda a infraestrutura.
· Inovações do Sistema: Primeiro projeto backplane-free do setor para um switch modular de data center preparado para o futuro 100G e além, e melhorando o consumo de energia e a eficiência de refrigeração em 15%, Bidi Optics 40G facilita a transição para 40G com custo de fibra zero, contadores atômicos para telemetria em nível de sistema e serviço de diretório de taxa de linha integrado suportando endpoints de 1M.
Componentes da Application Centric Infrastructure
Família de switches Nexus 9000 da Cisco
A Série Nexus 9000 oferece configurações de switch modulares e fixas Ethernet de 1/10/40 Gigabits. Eles são projetados para operar tanto em modo isolado NX-OS quanto em modo ACI para aproveitar ao máximo serviços voltados à política de aplicações e recursos de automação de infraestrutura da ACI. Essa dupla capacidade fornece proteção ao investimento e um caminho de migração para ACI através de uma atualização de software. O portfólio inclui:
· Switch Nexus 9508 da Cisco: um chassis compacto de 8 slots com fator de forma de 13 RU projetado para End-of-Row (EoR) de alta densidade e implantações de alto desempenho de camada de agregação de 10/40GbE.
· Switches Nexus 9300 da Cisco: switches fixos projetados para implantações top-of-rack e middle-of-row.
o Switch Nexus 9396PX da Cisco – um switch de 960G com 48 portas fixas de 10GE SFP+ e 12 portas de 40-Gbps QSFP+
o Nexus 93128TX da Cisco – um switch de 1.28T com 96 portas fixas de 1/10GBASE-T e 8 portas de 40-Gbps QSFP+
No primeiro semestre de 2014 a família de switches Nexus 9000 será ampliada para incluir um sistema de 4 slots e de 16 slots e switches adicionaistop of rack. Mais detalhes serão divulgados nos próximos meses.
O Application Policy Infrastructure Controller (Cisco APIC) é o ponto unificado de automação e gerenciamento para a matriz ACI, programação de política e monitoramento da integridade. Otimiza o desempenho, suporta qualquer aplicativo em qualquer lugar e unifica o gerenciamento da infraestrutura física e virtual. O APIC é um controlador de software em cluster altamente escalável capaz de gerenciar endpoints de 1M. Ao contrário dos tradicionais controladores SDN, opera independentemente dos planos de dados e controle do switch, permitindo que a rede responda às mudanças dos endpoints, mesmo quando o APIC estiver off-line. Permite uma enorme flexibilidade na forma como redes de aplicações são definidas e automatizadas e é projetado a partir do zero para programação e gerenciamento centralizado.
Perfis de Rede de Aplicações definem os requisitos de um aplicativo e suas interdependências na infraestrutura básica. APIC aproveita esses perfis para prover de forma dinâmica políticas de redes, serviços, armazenamento de cálculo (compute storage) e segurança, independentemente de onde está o aplicativo, ou de como ele muda.
Virtual ASA (ASAv) da Cisco fornece os primeiros serviços de segurança totalmente integrados com base nas necessidades do aplicativo projetado especificamente para ACI. O ASAv é escalável sob demanda e funciona perfeitamente em ambientes físicos e virtuais, com total integração com o APIC. Isso simplifica a administração da segurança e permite que as organizações adotem uma abordagem holística, baseada em políticas para segurança de data centers sem comprometer a funcionalidade.
O Application Virtual Switch da Cisco (Cisco AVS) é um switch virtual habilitado para ACI otimizado para aplicação de políticas consistentes, proporcionando melhor visibilidade e desempenho de aplicações rodando na ACI. O switch virtual distribuído é gerenciado pelo Application Policy Infrastructure Controller (Controlador de Infraestrutura de Política de Aplicações) para provisionamento e orquestração centralizados.
Ecossistema ACI
A Cisco também anunciou hoje um ecossistema de líderes da indústria para ajudar os clientes a alavancar, customizar e ampliar seus atuais investimentos em TI através da ACI da Cisco. Líderes em tecnologia que dão seu apoio ao anúncio de hoje incluem: BMC, Computer Associates, Citrix, EMC, Embrane, Emulex, F5, IBM, Microsoft, NetApp, OpsCode, Panduit, Puppet Labs, Niksun, Red Hat, SAP, Splunk, Symantec, VCE, e VMware.
Programas e Serviços Abrangentes Viabilizam a Migração do Cliente para a ACI
Projetada para ajudar os clientes a atingir seus objetivos técnicos e de negócios, reduzindo riscos, os Serviços Cisco para ACI vão além do data center e oferecem uma gama de serviços profissionais e técnicos. Esses serviços incluem o Cisco Readiness Planning, Cisco Quick Start Service para Nexus 9000, e Cisco Accelerated Deployment Services para Nexus 9000. Além disso, o Programa de Migração de Tecnologia da Cisco auxilia clientes migrando de infraestrutura legada. A Cisco oferece novos serviços para proteger a infraestrutura de data center: Cisco Data Center Security Posture, Assessment, Plan and Build, and Optimization Services.
Declarações de Clientes
Grupo Alibaba
O Grupo Alibaba é uma família de empresas baseadas na Internet que conta com empresas importantes de comércio eletrônico de consumo, pagamentos on-line, mercados business-to-business, computação em nuvem, aplicações para dispositivos móveis, sistemas operacionais para dispositivos móveis e Internet TV. Entre suas muitas empresas está a Taobao Marketplace, que tem mais de 760 milhões de produtos listados e um dos 20 sites mais visitados do mundo, segundo a Alexa.
“O rápido crescimento do nosso negócio nos força a procurar tecnologias de última geração que podem nos entregar mais e melhores clusters de servidores, maior largura de banda, automação mais inteligente de OM, fluxos de tráfego otimizados, operações mais simples, e uma visão melhorada das métricas de desempenho do aplicativo”, explica Yuanyou, vice-presidente, da Alibaba. “Descobrimos que a Cisco compartilha dessa nossa visão sobre o que é necessário em termos de arquitetura de rede do futuro, e ela está entregando essa visão com sua Application Centric Infrastructure. Estamos muito interessados em testar a solução ACI e considerando colaborar com a Cisco à medida que avançam nesse desenvolvimento. Esta é uma clara situação ganha-ganha para ambas as empresas”.
Cerner Corporation
A Cerner Corporation é uma empresa de transformação global de serviços de saúde, cuja missão é contribuir para a melhoria sistêmica da prestação de serviços de saúde e para a saúde das comunidades. “No setor de hospedagem de aplicações e dados para a saúde, a disponibilidade de serviços, a segurança e a rápida escalabilidade são as principais considerações para as infraestruturas de sistemas de TI”, afirma Brett Jones, diretor de tecnologia de infraestrutura da Cerner Corporation. “Com a ajuda da Cisco, temos trabalhado em nossa iniciativa própria de data center de última geração e acreditamos que a solução ACI da Cisco será um componente-chave nessa nova arquitetura. A capacidade de atender aos nossos pontos de escala projetados, aumentar a flexibilidade do desenvolvimento da infraestrutura de computação e gerenciar uma série de elementos de rede como uma única entidade proporcionará uma vantagem operacional significativa à Cerner. Além disso, a natureza programática da solução ACI da Cisco deve nos ajudar em nossa tarefa de agilizar as operações através da automação”.
Chrysler Group LLC
“Um dos nossos maiores desafios hoje é como facilmente gerenciar e implantar um grande número de aplicações corporativos, enquanto mantemos políticas auditáveis consistentes”, conta Paolo Vallotti, CTO, do Chrysler Group LLC. “Em nosso ambiente atual, as equipes de aplicações precisam se comunicar com nada menos que quatro organizações de infraestrutura diferentes. Cada uma tem seus próprios processos de definição de requisitos e implantação. Gostaríamos de definir as demandas e segurança de aplicações uma só vez, e depois automatizar a implantação”.
OVH
A OVH é uma empresa europeia independente com sede na França. A empresa é a provedora de hospedagem número 1 na Europa e a terceira maior em sites ativos no mundo (Netcraft, outubro de 2013). “Estamos impressionados com as funcionalidades e características da ACI da Cisco e queremos implantar o modo-padrão Série Nexus 9000 agora, com uma mudança gradual para a ACI completa da Cisco”, disse Octave Klaba, CEO da OVH.com. “A ACI da Cisco oferece enormes vantagens na implantação de soluções híbridas de nuvem para clientes, e apreciamos a abordagem em duas etapas que a Cisco está oferecendo; agora podemos mudar para uma arquitetura muito econômica de 40Gigabits, com a funcionalidade total de gerenciamento de software mais tarde, à medida que o sistema é instalado e nosso pessoal é treinado”.
World Wide Technology, Inc. (WWT)
World Wide Technology, Inc. é um integrador de sistemas de $5 bilhões que fornece tecnologias e soluções inovadoras para cadeias de suprimentos para os setores comerciais, governamentais e de telecomunicações.
“A WWT está investindo na ACI da Cisco porque ela nos permitirá fornecer soluções que nossos clientes querem, de forma mais simples, — aquelas que oferecem um nível extra de integração e automação”, disse Jim Kavanaugh, CEO da WWT. “Ao viabilizar a automação de política na matriz, a ACI torna mais fácil para nós fornecer esse recurso inovador aos clientes, sem a necessidade de agregar componentes adicionais. Ela simplifica o nosso negócio e reduz nossos custos. Mais importante, ela nos torna um parceiro melhor para nossos clientes e nos permite atende-los melhor”.
Sirius Computer Solutions
“Desde 1980, a Sirius Computer Solutions tem ajudado os clientes a obter uma vantagem competitiva, melhorando a produtividade e reduzindo os custos por meio de soluções tecnológicas inovadoras em todo o data center”, disse Craig Nelson, vice-presidente, Sirius Computer Solutions. “A nova plataforma da Cisco para o ACI, de infraestrutura centrada no aplicativo, vai permitir uma maior flexibilidade e escalabilidade para criar e personalizar redes para apoiar as necessidades de negócios.”
Sobre a Cisco Systems
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acessehttp://www.cisco.com. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.