Segundo o estudo realizado pela Return Path – The e-mail intelligence report Q4 2012 apenas 67% dos e-mails enviados chegam à caixa de entrada dos destinatários brasileiros – embora isso não garanta leitura. Desse universo, 16% sequer chegam ao destino e para fechar a conta outros 17% vão para a caixa de spam automaticamente.
Esse dado apenas indica quanto o envio indiscriminado de e-mails pode se traduzir em prejuízos para os remetentes, seja em sua reputação online, no seu investimento em comunicação e até mesmo na imagem diante de quem
recebe.
Algumas empresas já têm o cuidado de validar as preferências de consumidores e fornecedores, o que é primordial no direcionamento dos e-mails. Como exemplo, a Simpress, líder em outsourcing de impressão e BPO de documentos, opera com uma plataforma específica de comunicação e nela há como escolher com detalhes os comunicados que serão entregues via correio eletrônico.
O Portal de Comunicação da Simpress oferece ao seu revendedor a chance de especificar exatamente a periodicidade (horário e frequência), o canal (e-mail ou sms), o tipo de comunicação ou mesmo se não deseja receber informações eletrônicas.
Nesse universo onde há 1,5 mil contratos em vigor, mil técnicos especializados e mais de 90 mil equipamentos instalados no território nacional, os processos precisam ser eficientes, otimizados e bem qualificados. Nesse caso, não se pode admitir qualquer falha na comunicação – seja para mais ou para menos.
A customização do recebimento eleva o grau de relacionamento com o cliente, uma vez que ele se sente respeitado em relação aos seus interesses e tempo. Da parte da companhia, a qualidade dos resultados tem um ganho expressivo: “O e-mail que não chega ou não é lido, simplesmente não existiu. Para estabelecer uma comunicação eficiente, justa e precisa é necessário sair do lugar comum do envio em massa. Cada cliente conhece suas necessidades e seu tempo, por isso trabalhamos para ser efetivos nesse quesito”, explica Carlos Pulici, diretor de Operações.
Esse recurso tem tanta efetividade que a Simpress pretende adaptar o formato para o público interno. Em fase de elaboração, a plataforma corporativa já tem algumas diretrizes: “Comunicados imprescindíveis irão direto para a caixa postal do colaborador. Os demais, serão passíveis de customização, como hoje acontece no canal de revenda” explica Pulici.
Com isso, a Simpress criará mais um mecanismo para que a informação seja bem aproveitada, pois o colaborador poderá escolher o melhor momento para consultar as informações corporativas e assim absorvê-las.
Sobre a Simpress
A Simpress tem em seu DNA a preocupação em oferecer soluções inovadoras e diferenciadas. Eleita por sete anos consecutivos como a maior provedora de outsourcing de impressão do Brasil, a empresa ampliou em 2012 seu posicionamento estratégico, atuando agora como provedora de BPO de documentos.
Para atender clientes em todo o país conta com filiais na Bahia, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e interior de São Paulo, 140 revendas e mais de mil técnicos especializados. Com mais de dez anos de atuação, sua operação cresceu mais de 11 vezes e hoje conta com cerca de 1,8 mil funcionários. Em 2012, seu faturamento atingiu R$ 431 milhões, sendo 13% maior do que o do ano anterior.
A companhia foi eleita, nos últimos oito anos, a maior provedora de outsourcing de impressão do mercado brasileiro, segundo pesquisa publicada pela Série Estudos Outsourcing. Neste período, também se consolidou como a mais premiada do setor, sendo destaque em rankings de publicações como Valor Econômico, Isto É Dinheiro, Exame, ComputerWorld e INFO Exame, entre outras.
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