Com o avanço da tecnologia, a internet se tornou indispensável nas tarefas do dia-a-dia e impulsionou o aumento das compras online no Brasil. Muitas empresas têm apostado nas ofertas em datas especiais, como é o caso da Black Friday – que, em 2014, gerou R$ 1,16 bilhão em vendas. No próximo Dia do Consumidor Brasil, comemorado em 18/03, muitas lojas online planejam uma “Black Friday fora de época” com o objetivo de estimular a compra em um período historicamente mais fraco para o comércio.
No entanto, a grande quantidade de ofertas e vendas pode trazer algumas armadilhas e complicações aos lojistas e clientes. Por isso, a Globalweb Corp, integradora de soluções tecnológicas, lista abaixo algumas recomendações para se preparar para a data e evitar complicações de última hora:
Consumidores
- Antes de colocar as compras no carrinho, verifique se o site da loja é seguro para pagamentos e se há selos de segurança. Essa prática diminui o risco de fraude para os consumidores.
- Confira se há contatos telefônicos e endereços disponíveis no site da empresa. Esses dados aumenta a garantia de que a loja é de confiança e ajuda o consumidor caso haja algum problema na entrega.
- Veja se há reclamações da loja na internet. As experiências de outros consumidores podem mostrar quais são as lojas de confiança.
Lojistas
- Para evitar sobrecarga nos sites, as lojas precisam de capacidade extra nos data centers e serviços de armazenagem de conteúdo que diminuam o tempo de resposta aos consumidores. Uma alternativa cada vez mais adotada pelos sites de e-commerce é o chamado cloud computing ou “computação na nuvem”.
- Os consumidores também demandam sigilo dos dados durante a compra, o que exige, por parte das empresas, o investimento em soluções que garantam a total segurança das transações financeiras realizadas no portal de compras.
- É preciso também ter um plano de contingência. Pode-se, por exemplo, investir em dois provedores (um oficial e um segundo de apoio, caso haja algum problema no primeiro) ou montar uma “federação de nuvens”, alocando mais de um data center.