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Sem lentidão e armadilhas no Dia do Consumidor

por Agência Canal Veiculação

Com o avanço da tecnologia, a internet se tornou indispensável nas tarefas do dia-a-dia e impulsionou o aumento das compras online no Brasil. Muitas empresas têm apostado nas ofertas em datas especiais, como é o caso da Black Friday – que, em 2014, gerou R$ 1,16 bilhão em vendas. No próximo Dia do Consumidor Brasil, comemorado em 18/03, muitas lojas online planejam uma “Black Friday fora de época” com o objetivo de estimular a compra em um período historicamente mais fraco para o comércio.

No entanto, a grande quantidade de ofertas e vendas pode trazer algumas armadilhas e complicações aos lojistas e clientes. Por isso, a Globalweb Corp, integradora de soluções tecnológicas, lista abaixo algumas recomendações para se preparar para a data e evitar complicações de última hora:

Consumidores

  • Antes de colocar as compras no carrinho, verifique se o site da loja é seguro para pagamentos e se há selos de segurança. Essa prática diminui o risco de fraude para os consumidores.
  • Confira se há contatos telefônicos e endereços disponíveis no site da empresa. Esses dados aumenta a garantia de que a loja é de confiança e ajuda o consumidor caso haja algum problema na entrega.
  • Veja se há reclamações da loja na internet. As experiências de outros consumidores podem mostrar quais são as lojas de confiança.

Lojistas

  1. Para evitar sobrecarga nos sites, as lojas precisam de capacidade extra nos data centers e serviços de armazenagem de conteúdo que diminuam o tempo de resposta aos consumidores. Uma alternativa cada vez mais adotada pelos sites de e-commerce é o chamado cloud computing ou “computação na nuvem”.
  2. Os consumidores também demandam sigilo dos dados durante a compra, o que exige, por parte das empresas, o investimento em soluções que garantam a total segurança das transações financeiras realizadas no portal de compras.
  3. É preciso também ter um plano de contingência. Pode-se, por exemplo, investir em dois provedores (um oficial e um segundo de apoio, caso haja algum problema no primeiro) ou montar uma “federação de nuvens”, alocando mais de um data center.

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