Atenta às necessidades de mudanças para expandir os negócios, empresa
moderniza todo sistema de tecnologia da informação
Crescer está no escopo da Santil, uma das principais distribuidoras de material elétrico do país. Tanto que as projeções indicam expansão de 20% no faturamento deste 2014. E para chegar ao objetivo proposto, a empresa tem investido diuturnamente em infraestrutura e tecnologia da informação. Bom indicativo vem das ações que estão sendo realizadas desde o ano passado nessas áreas, cujo aporte gira em torno de R$ 4 milhões.
As mudanças estão sendo bastante representativas, a começar pela troca de todo o cabeamento para transporte de voz e de dados do Grupo Santil para fibra óptica. O objetivo com a ação foi tornar o fluxo de informações entre as lojas mais seguro e eficiente. Na mesma esteira vieram a aquisição de novos servidores com ampla capacidade de armazenamento de dados e a alocação dos equipamentos em um data Center, tudo dimensionado para as necessidades atuais e futuras.
De acordo com Karina Jorge Bassani, diretora financeira da Santil, quando a gestão da empresa começou a perceber que precisaria de mais retorno do que o sistema em atividade poderia oferecer, não teve dúvida em efetivar as mudanças. A decisão foi rápida, afinal a dinâmica do dia a dia não poderia correr qualquer risco que gerasse prejuízo de nenhuma ordem, financeiro ou de atendimento. A resolução foi acertada: com os novos equipamentos, foram evitadas quedas ou lentidão no sistema. Redução de filas nos caixas, de resposta às cotações, de emissão de notas e no tempo de circulação de material está garantida.
Preparada para os próximos dez anos
Até o fim de 2014, toda a plataforma de ERP será migrada para uma nova, de ponta e, principalmente, considerada a melhor para o varejo de material elétrico. Toda essa substituição foi indicada e está sendo acompanhada por uma empresa gestora de projetos contratada pela Santil. Para fechar o ciclo, todos os funcionários estão sendo treinados e preparados para a melhor utilização do novo sistema de informática.
“Queríamos uma empresa mais dinâmica e moderna. E para que isso se concretizasse, tínhamos que expandir nossa estrutura tecnológica, utilizando ferramentas de gestão empresarial para facilitar o trabalho. Esse investimento nos prepara para crescer pelos próximos dez anos, apoiados em uma infraestrutura de vanguarda em todos os sentidos. Já estamos e ficaremos ainda mais rápidos, mais ágeis e mais eficientes, benefícios indispensáveis para nossa operação diária e para o atendimento aos clientes e aos fornecedores”, comemora a diretora.
Melhorias em outras frentes
Outros investimentos estão sendo feitos na parte física da empresa também, com destaque para o aumento da área de estoque na loja matriz (bairro Piqueri) e ampliação das áreas de estoque e de vendas da filial localizada na rua Santa Ifigênia, área central de São Paulo. Nesta loja, o layout também passou por reformulação de modo a melhorar a circulação dos clientes e a entrada e saída de produtos. Os avanços nessa área não param por aí. Para este ano, além da inauguração da filial de Osasco – a primeira fora de São Paulo –, ocorrida em março último, um novo ponto de expedição e de televendas foram criados. As iniciativas contribuem para facilitar a entrega dos produtos comercializados e diminuir o tempo de espera dos clientes.