Home Mídia Corporativa Roland DG Brasil leva tecnologia e segurança para o mercado de Instrumentação Cirúrgica

Roland DG Brasil leva tecnologia e segurança para o mercado de Instrumentação Cirúrgica

por Agência Canal Veiculação

Com crescimento de 3% em 2013, a indústria de equipamentos médicos, incluindo o setor de instrumentação cirúrgica, tende a crescer com a entrada da tecnologia, além de garantir maior segurança aos médicos e pacientes, fato que poderá ser verificado na próxima semana durante a MedTex MD&M Brazil

 

 

Durante os dias 26 e 27 de Agosto, a Roland DG Brasil estará expondo na MedTex MD&M Brazil 2014, principal feira de tecnologia para a fabricação de equipamentos médicos e odontológicos da América Latina, que terá como pauta principal a tecnologia aliada a segurança no setor da saúde, objetivo também da Roland DG Brasil, que levará para o evento a gravadora 2D Matrix – MPX-90M e a DWX-4 para fresagem odontológica.

 

Com uma tecnologia extremamente precisa, a MPX-90M permite aos fabricantes de equipamentos médicos, imprimir rapidamente código 2D Matrix a partir de 1 milímetro, em uma grande variedade de instrumentos, tais como fórceps, pinças, bisturis, entre outros, garantindo fácil monitoramento e a rastreabilidade dos mesmos, a partir da impressão da Identificação Única do Dispositivo (UDI). Sendo que o software foi desenvolvido para produzir impressões precisas, duráveis e que permanecem legíveis durante todo o ciclo de vida do produto.

Atualmente hospitais e clínicas devem manter registros que permitam a rastreabilidade do instrumental cirúrgico e dos produtos para saúde submetidos à esterilização e usados nos procedimentos cirúrgicos. Isso permitirá saber a data e local de processamento, além do método utilizado. E foi baseado nestes princípios e com o pensamento na segurança de médicos e pacientes que a Roland DG, trouxe para o Brasil a tecnologia japonesa 2D capaz de imprimir e gravar nestes instrumentos, seguindo todos os critérios exigidos pelos órgãos competentes.

Outro equipamento da Roland DG Brasil que também estará em evidência durante a MD&M 2014 é a fresadora odontológica compacta DWX-4. Os profissionais da área odontológica que visitarem o evento terão acesso a um produto que permite fresar blocos padrão e materiais do tipo pino, incluindo cera, PMMA, zircônio e muitas resinas e compostos, permitindo inclusive fresar uma única ponte ou coroa sob demanda. O equipamento é ideal para qualquer laboratório de odontologia digital e também para os laboratórios com scanners que já não desejam terceirizar a produção.

O produto ainda possui design compacto e é ideal para qualquer ambiente de um laboratório, combina a fresagem simultânea de quatro eixos com uma simples operação de um botão, possui trocador de ferramenta automatizado provendo duas ferramentas para a precisão da fresagem do início ao fim sem supervisão, monitoramento da produção reforçado pela grande área de visualização e interior iluminado com LED, sendo que a mesma fornece status com código de cores alertando o operador sobre eventuais erros ou mau funcionamento, possibilitando a economia do tempo e de materiais.

 

A Indústria da Saúde

Mas com toda tecnologia disponível e com um faturamento médio anual de R$ 16 bilhões, a indústria da saúde ainda tem diversos problemas ligados aos instrumentos utilizados durante as cirurgias que acabam colocando a vida dos pacientes em risco, com infecções pós-operatórias.

Os números assustam. E é por isso que a ANVISA em 2008 adotou medidas rigorosas para prevenir as infecções e a segurança cirúrgica, com o tema Cirurgia Seguras Salvam Vidas. Assim, foi desenvolvido um checklist, que deve ser aplicado a todos os pacientes cirúrgicos, baseado em três princípios fundamentais: simplicidade, ampla aplicabilidade e possibilidade de mensuração e um dos itens constantes deste checklist é que a equipe médica garantirá e identificará com precisão todos os espécimes cirúrgicos.

Depois de dois anos do lançamento da campanha, foi publicado a RDC/ANVISA n. 02/10, que coloca a rastreabilidade como uma forma de gerenciamento no serviço de saúde, que deve possuir protocolos e procedimentos padronizados, atualizados, registrados e acessíveis, permitindo um monitoramento dos instrumentos desde a aquisição até o uso e o descarte. Este sistema possibilita um controle de todas as etapas do processamento dos instrumentais cirúrgicos, fornecendo dados fundamentais para análise, controle de risco, segurança, confiabilidade ao consumidor e é considerada uma prática eficaz no controle dos instrumentais.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações