Com o objetivo de fomentar pesquisas tecnológicas e troca de experiência e informações por meio da cooperação técnica em redes e tecnologia da informação, assinaturas serão realizadas durante a Futurecom 2014, em São Paulo.
A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) assinará dois acordos de cooperação técnica e apoio recíproco, nesta terça-feira, dia 14/10, em São Paulo, durante a Futurecom 2014, um dos maiores eventos de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na América Latina. As empresas contempladas com as assinaturas serão a multinacional Huawei e a nacional Padtec. Ambas possuem capacidade tecnológica e interesse mútuo em promover e apoiar o desenvolvimento de projetos cooperativos, a formação de recursos humanos e a operação dos serviços de redes avançadas, regional e nacionalmente, com qualidade e eficiência.
Os acordos serão firmados no estande de cada empresa, no evento, em horários distintos: às 10h, entre a RNP e Padtec, e às 15h, entre a RNP e a Huawei. Na ocasião, estarão presentes os executivos das empresas envolvidas, tais como o presidente da área de Enterprise da Huawei no Brasil, Jorge Zhu, e o presidente da Padtec, Jorge Salomão Pereira, além do diretor de gestão da RNP, Wilson Coury.
Assim como a RNP tem como missão institucional promover o uso inovador de redes avançadas, a Huawei tem como um dos seus objetivos estratégicos o desenvolvimento da indústria brasileira de TIC para o benefício da sociedade local, e a Padtec desenvolve no Brasil conhecimentos e tecnologias em redes de comunicações ópticas, provendo produtos no estado da arte para aplicações em redes de transporte de última geração.
Com duração de dois anos, os dois acordos preveem a parceria entre a RNP e cada uma das empresas, Huawei e Padtec, para o fomento de pesquisas tecnológicas na área de redes de computadores e internet e na procura de soluções de problemas de rede para projetos específicos. Também estão incluídas a cooperação técnica em redes e tecnologia da informação, através da troca de experiências e informações, e a capacitaçãodos profissionais em cursos sobre temas que componham o portfólio das empresas e da Escola Superior de Redes (ESR) da RNP.
Quanto às responsabilidades de cada um no acordo, cabe à RNP coordenar atividades de capacitação, através da ESR, bem como desenvolver as atividades comuns de competência tecnológica; participar de projetos voltados para a otimização, segurança e confiabilidade nas conexões de redes de computadores, entre Pontos de Presença da RNP em outras capitais brasileiras e outras redes estaduais; apoiar o desenvolvimento de atividades de competência tecnológica conjunta; criar e apoiar grupos de trabalho com pesquisadores nacionais e internacionais para a realização de pesquisas orientadas a resultados passíveis de atenderem as necessidades do ensino e da pesquisa, orientando-as para acordos de transferência de tecnologia visando a proteger e explorar a propriedade intelectual gerada com o trabalho desenvolvido.
A Huawei e a Padtec terão como atribuições fomentare apoiarodesenvolvimento de atividades de competênciatecnológicaconjunta; apoiarprojetos de aplicaçõesinovadoras da RNP voltadas para a formaçãodepessoalnaáreaderedes de computadores e sistemas de informação; patrocinar eventos; disponibilizar para teste e avaliação da RNP os produtos que estejam aderentes ao escopo desta cooperação e possam responder às necessidades para uso na rede acadêmica e apresentar oportunidades em ações e programas para apoio ao setor acadêmico, assim como doar equipamentos e software.
Também poderão contribuir para apoiar a RNP nos seustrabalhos de provedor de soluções e decapacitação, voltados à formaçãodepessoalnaáreaderedes de computadores e sistemas de informação; assessorar tecnicamente a RNP em projetos de redes de computadores e soluções em TIC, de forma que,emconjunto, se impulsione o desenvolvimento, a evolução e a utilização de redesavançadas no Brasil. Ambas as empresas também apoiam a participação da RNP em projetos junto à Cooperação Latino Americana de Redes Avançadas (RedCLARA).
Sobre a RNP
Qualificada como uma Organização Social (OS), a Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é ligada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pelo Programa Interministerial RNP, que conta com a participação dos ministérios da Educação (MEC), da Saúde (MS) e da Cultura (MinC). Pioneira no acesso à internet no Brasil, a RNP planeja e mantém a rede Ipê, a rede óptica nacional acadêmica de alto desempenho. Com Pontos de Presença em 27 unidades da federação, a rede tem mais de 900 instituições conectadas. São aproximadamente 3,5 milhões de usuários usufruindo de uma infraestrutura de redes avançadas para comunicação, computação e experimentação, que contribui para a integração entre o sistema de Ciência e Tecnologia, Educação Superior, Saúde e Cultura.
Sobre a Huawei
A Huawei é líder global em soluções de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Por meio de nossa dedicação à inovação centrada no cliente e fortes parcerias temos estabelecido vantagens fim-a-fim em telecomunicações de rede, aparelhos e computação em nuvem. Estamos comprometidos com a criação de máximo valor para operadoras de telecomunicações, empresas e consumidores, oferecendo soluções e serviços competitivos. Nossos produtos e soluções foram implantados em mais de 170 países, atendendo a mais de um terço da população mundial. No país há mais de 15 anos, a Huawei do Brasil é líder no mercado nacional de banda larga fixa e móvel por meio das parcerias estabelecidas com as principais operadoras de telecomunicações do país. Está presente nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Recife.