A Red Hat (NYSE: RHT), líder mundial de soluções open source para o mercado corporativo, lança o Red Hat JBoss Data Virtualization 6.1 e o Red Hat JBoss Data Grid 6.4, ambos projetados para lidar com os desafios relacionados à integração dos ambientes de big data com uma entrega de dados (data feed) mais rápida e precisa às aplicações. Elas prometem ainda ajudar as empresas a tirarem maior proveito de suas soluções de big data, possibilitando uma tomada de decisões mais rápida e assertiva.
“A integração de big data é algo complexo e um desafio real que as empresas enfrentam hoje. A TI precisa lidar não apenas com um ambiente de dados em constante mudança, mas também com os paradigmas da mobilidade e da Internet das Coisas (IoT), que estão colocando mais pressão aos sistemas existentes e exigindo maior rendimento do que ela pode administrar. Com o JBoss Data Virtualization e o JBoss Data Grid, a Red Hat ajuda as empresas a unificar e estimular decisões baseadas em dados ao suportar as aplicações mais sensíveis ao negócio”, afirma Boris Kuszka, gerente dos arquitetos de soluções da Red Hat no Brasil.
A Red Hat conta com um portfólio completo que ajuda as organizações a transformar enormes quantidades de dados em oportunidades de negócios úteis. Essas tecnologias são projetadas para tornar as informações mais gerenciáveis, acessíveis e consistentes nas análises de negócio; e oferecem flexibilidade e desempenho no nível da aplicação.
A integração de big data é um desafio comum enfrentado pelas empresas modernas. Atualmente, as informações estão espalhadas por toda a organização em uma quantidade crescente de aplicações e origens. Ao mesmo tempo, a demanda por uma visão integrada dos dados aumenta à medida que novas tecnologias, como a mobilidade, se juntam às categorias de aplicações corporativas tradicionais e de business intelligence (BI).
“Essa integração ajuda as empresas a processarem rapidamente grandes quantidades de dados em plataformas de big data para suportar inúmeras aplicações. Ela oferece a capacidade de orquestrar o fluxo e o processamento de dados por meio de diversas plataformas para suportar uma versão unificada dos dados, personalização das visões e consolidação das informações”, afirma Noel Yuhanna, analista principal da Forrester.
O JBoss Data Virtualization é uma solução de integração de dados e serviços criada para unificar múltiplas fontes e abastecer as aplicações e os usuários com as informações certas e no formato e momento corretos. Com base na sua capacidade de integrar fontes de dados populares, como o Hadoop, com dados relacionais e de outros tipos, o JBoss Data Virtualization 6.1 amplia o suporte do JBoss Data Grid como uma fonte de dados com capacidade de realizar gravação, além da leitura, bem como fornece um cache embarcado em conjunto com o recurso de cache remoto que já estava disponível. A nova versão também amplia as opções de integração e suporte de serviços de dados com o Cloudera Impala, Apache Solr e MariaDB e apresenta diversas melhorias para o desenvolvimento e implantação dos recursos de produtividade.
Já a nova solução de armazenagem de dados de alto-desempenho da Red Hat, o JBoss Data Grid, suporta agora toda a integração de leitura e gravação bidirecional da versão 6.1 do JBoss Data Virtualization. Essas melhorias fizeram com que o serviço possa aproveitar o modo de bibliotecas incorporadas do JBoss Data Grid, permitindo a utilização do cache embarcado ou do cache remoto, aproximando as informações da integração de dados em tempo real.
Esta integração permite que as organizações criem soluções dinâmicas para a tomada de decisão em tempo real. Entre os exemplos de caso de sucesso disso são os serviços baseados em localização para provedores de telecomunicações, marketing em tempo real para e-commerce, análise de mídia social para os serviços de emergência ou de segurança, e o monitoramento mais ágil para os prestadores de serviços públicos.
O JBoss Data Grid 6.4 apresenta também uma nova integração com o Red Hat JBoss Fuse, dando aos usuários uma escalabilidade elástica e distribuída, e mitigando os riscos decorrentes ao deixar esses serviços responderem à velocidade lenta do banco de dados tradicional. Além disso, esta versão apresenta um aprimoramento fundamental para detectar alterações no cluster, realizando automaticamente ajustes com o retorno de um nó do cluster, mantendo a consistência durante falhas de rede.
As soluções já estão disponíveis para download na comunidade de desenvolvedores do JBoss ou no portal do cliente da Red Hat.