Telefonia IP é solução importante para desenvolvimento de pequenas empresas e profissionais autônomos de Recife
A capital pernambucana é um dos principais polos turísticos do Brasil, tem mais de 470 mil estabelecimentos comerciais e de serviços, que incluem pousadas, frotas de transporte, agências de viagens e guias turísticos. Muitas delas são pequenas ou médias empresas, ou PMEs, que em todo o país correspondem a 27% do Produto Interno Bruto (PIB), de acordo com o Sebrae. Esses empreendimentos demandam por infraestrutura profissional com custo acessível para crescer.
Há, ainda, os profissionais autônomos ou free lancers, que vão de cabeleireiros e dentistas a designers e escritórios (também classificados como usuários SOHO – Small Office Home Office). A telefonia IP e seus recursos podem exercer um importante papel nesse cenário.
Essas soluções permitem realizar chamadas via Internet com tarifas reduzidas a qualquer hora do dia ou noite, por computador, telefone IP (geralmente cedido por comodato) ou smartphone. Na prática, isso representa chamadas para telefones móveis a menos de um real por minuto e comunicação gratuita entre ramais, diferentes unidades e até para dispositivos dos colaboradores, aposentando os celulares corporativos e rádios.
Outras funcionalidades também podem ser importantes para aumentar os ganhos dos pequenos negócios. Imagine uma cabeleireira que tem que se desdobrar para atender as clientes no salão, o designer que tem reunião com o cliente e deixa o escritório vazio, ou o dentista que está sem secretária em seu consultório. São situações que impedem um profissional de atender um telefonema, e que podem até ocasionar a perda de um trabalho.
Por um valor mensal modesto – inferior ao salário de um assistente –, esses empreendedores podem contar com uma atendente virtual, por meio de uma solução que recebe, redireciona e grava as chamadas. Além disso, há total controle de uso por meio de relatórios, que ficam gravados em um ambiente em nuvem 100% seguro.
Somente no estado da Pernambuco, até o início de março de 2014, havia mais de 130 mil microempreendedores individuais (MEIs) registrados. A telefonia IP é uma alternativa viável para quem quer profissionalizar o seu negócio com tecnologia de ponta, reduzindo custos e se preparando para competir em pé de igualdade com seus maiores concorrentes.
*Jorge Azevedo é diretor presidente da IPCorp, operadora de telefonia que desenvolve aplicações econômicas e eficazes para pequenas, médias e grandes empresas