A Promob Software Solutions, de Caxias do Sul (RS), tem a liderança no segmento de ferramentas de projeto para a indústria moveleira e, em seus 20 anos dedicados a essa vertical de mercado, fornece sistemas para fabricação, gestão, ambientação, customização e apoio a vendas. Para atender todo o ciclo, do projeto à venda, o portfólio inclui o Promob Manager, um sistema integrado que abrange o gerenciamento de trabalho (comercial e projetos), gestão da carteira de clientes, além de funcionalidades administrativas e consolidação de informações gerenciais. Rodar toda a operação de uma loja sobre software em nuvem já apresenta requisitos de disponibilidade desafiadores para o provedor de infraestrutura. O reconhecimento do produto no mercado acrescenta a exigência de alta escalabilidade. “Temos um crescimento rápido e não conseguimos prever. Hoje o Promob Manager é acessado por até 16 mil computadores simultaneamente, em 4 mil lojas”, dimensiona Juarez Rigotti, gerente de infraestrutura da Promob. “Entre os cerca de 400 clientes, há comerciantes com uma só loja e redes com 500 unidades”, nota.
No caso do Promob Manager, alguns fatores do modelo de negócios tornam mais criteriosa a contratação de infraestrutura. Evidentemente, a contrapartida às vantagens do modelo de SaaS (rapidez em vendas e licenciamento; facilidade de manutenção e atualização etc.) é que aplicação, infraestrutura e serviços são vistos como um único produto pelo cliente, sob responsabilidade do provedor de software. Outro ônus do SaaS, principalmente em aplicações empresariais customizadas e complexas, é que cada licença contratada implica o devido provisionamento de recursos, cujo custo deve acompanhar os resultados de vendas. “O fato de o data center estar na Terremark (fornecedor da CorpFlex) assegura estabilidade. A facilidade de escalonar a aplicação também é fundamental”, diz Rigotti.
Limitações em flexibilidade e escalabilidade foram os principais motivos para a Promob migrar de provedor de serviços de infraestrutura. “O parceiro anterior não conseguia fazer as manobras com a facilidade que precisamos”, justifica Rigotti. Ele observa que, além de estabilidade e elasticidade, o modelo de serviço da CorpFlex agregou controle ao desempenho do Promob Manager. “Além de bons mecanismos de acompanhamento de SLA (acordo de nível de serviço) e transparência, é feito o gerenciamento proativo que esperamos; para sermos avisados antes que um problema afete a aplicação”, informa o gestor.
Para atender à atual base de licenças do Promob Manager, a provedora de SaaS mantém um contrato de cerca de R$ 120 mil anuais com a CorpFlex.
A Promob tem sede em Caxias do Sul (RS) e filiais em Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Salvador, São Paulo, unidades na Argentina, Colômbia e México, além de uma rede de seis revendas no Brasil, Espanha e Portugal.
Sobre a CorpFlex
Fundada em 1992, a CorpFlex é uma empresa fornecedora de soluções em outsourcing de TI e cloud computing. Com um portfólio diferenciado, compromisso e flexibilidade, oferece uma plataforma de serviços e soluções de infraestrutura que permite a utilização de todos os recursos e benefícios de um modelo seguro de computação na nuvem. A companhia está sediada na cidade de Barueri (AlphaVille – SP), possui uma carteira de 550 contratos e seus serviços são utilizados por cerca de 30 mil usuários. Mais informações no sitewww.corpflex.com.br.