Principais players do e-commerce na carteira, inserção de modalidade ímpar no Brasil para o e-commerce como a Precificação, equipe de cientistas focada em tecnologia de ponta e gestão focada em performance e resultados estão entre os pontos que permearam a nova rodada de investimentos
Companhia puxa um movimento de padronização do e-commerce no país para registro de produtos nas prateleiras virtuais que possam ter reais comparativos entre si, trazendo ganho em escala e assertividade ao comércio eletrônico
Inovação no e-commerce em prol de resultados concretos na acirrada concorrência entre as lojas virtuais e os 56 milhões de consumidores de uma geração cada vez mais digital: Com esse mote, a Precifica, primeira empresa do Brasil especializada em precificação inteligente, conquistou uma nova rodada de investimentos e atraiu mais uma vez a atenção da Hi Partners, holding voltada para empresas inovadoras em Tecnologia e Internet, que injetou mais R$ 3 milhões na empresa.
A conquista de grandes players do comércio eletrônico, entre eles Centauro e Fastshop, e indústrias, como Lenovo e Samsung, deram norte agora aos novos rumos da empresa que passa a atuar com três pilares fundamentais para a linha de crescimento do setor no mercado brasileiro. São eles: Monitoramento de preço, disponibilidade e frete, Precificação Dinâmica e Análise de Sortimento. Se antes a Precificação era um dos fatores fundamentais para disputar e ganhar mais consumidores perante a concorrência, agora três bases unidas somam o que o e-commerce esperava.
“Temos um setor no país que movimentou R$ 16 bilhões no 1º semestre de 2014, com expectativa de faturar R$ 35 bilhões até o final desse ano, de acordo com o relatório Webshoppers. Entendemos que o número é considerável, mas quando comparamos esse dado com os EUA, que faturou US$ 258,9 bilhões no ano anterior, segundo a eMarketer Inc, sabemos que para o Brasil, o céu é o limite. Por isso, investir para inovar sempre vai ser nosso foco, com base em espelhos internacionais que nos trazem a possibilidade de fazer com que isso seja real também em nosso país”, afirma Ricardo Ramos, CEO da Precifica.
A empresa acompanha continuamente o que acontece nos países mais bem sucedidos para aplicar aqui os novos conceitos e trazer uma cultura mais sólida ao lojista virtual brasileiro. “Se na Inglaterra se trabalha com base de dados padronizadas, nosso objetivo é chegar nesse exato ponto”, explica Ramos. O CEO reitera que um e-commerce de pet que abre seu site, por exemplo, precisa de uma padronização necessária ao publicar seus produtos na loja virtual, fazendo com que a análise de concorrência seja leal para aplicar seus preços com competitividade de forma precisa. “A ideia é fazer o e-commerce se diferenciar dos concorrentes e, para isso, vamos entregar dados com acuracidade e escalabilidade. Se o registro de produtos na primeira fase ou na reorganização do site é fundamental, vamos aculturar o mercado sobre isso”, completa Ramos.
Para isso, com o aporte, a companhia investiu em uma área específica de algoritmos para trazer tecnologia de ponta aos lojistas virtuais com cientistas ligados a redes internacionais.
Walter Sabini Junior, Presidente da Hi Partners, explica que o aporte se deu principalmente a iniciativa da Precifica em trazer resultados com base em análises globais de sucesso, com foco prioritário em inovação, hoje considerada fator chave para o rápido crescimento desse mercado.
“A Precifica mostrou que trará ao e-commerce insights precisos para fazê-lo crescer de forma acelerada, em escala e assertividade. Chegar nesse momento com a companhia, podendo identificar que a maior parte do investimento está destinada a área de algoritmos, além de gestão, pessoas e processos em geral, mostra que a empresa está mais do que preparada para suportar o crescimento em escala. É muito claro que toda essa iniciativa tem reflexo na busca constante pela diferenciação, sendo esse também um dos maiores propósitos da organização com o comércio eletrônico no Brasil”, explica Sabini.
Sobre a Hi Partners:
Holding que investe em empresas com propostas inovadoras, a HiPartners oferece suporte para companhias com alto potencial de crescimento no setor de Tecnologia e Internet. A organização atua em sociedade para somar capital e trabalho em prol do desenvolvimento de startups promissoras. Entre os serviços de backoffice oferecidos, estão contabilidade, recursos humanos, jurídico, marketing, financeiro, comercial e facilities.
Sobre a Precifica:
Criada por Walter Sabini Junior e Ricardo Ramos, ex-executivos da VIRID, a Precifica é a primeira plataforma brasileira de precificação inteligente, dispondo de tecnologia de ponta para as lojas virtuais reagirem à concorrência de forma 100% automatizada, criando regras para atuar na alteração dos preços dos produtos. A plataforma ainda é integrada com o Google Adwords, permitindo sincronizar os investimentos nas campanhas digitais com as estratégias de preços baseadas dentro da ferramenta.