Por meio da plataforma NIC, exclusiva da Pinpoint, companhia teve redução de 40% dos problemas de tráfego de internet |
A WCS (Wireless Comm Solutions) é uma das principais empresas de telecomunicações do Brasil, responsável por oferecer soluções corporativas de conectividade para transmissão de dados, voz e imagem, além de acesso dedicado à Internet por todo o país. Desde 1998, a busca pela excelência proporcionou à companhia uma posição de destaque no mercado, mas, devido ao acelerado crescimento, de 40% ao ano, a empresa passou a não ter controle e gerenciamento absoluto das portas de internet, o que gerava custos com transbordos e também lentidão na recuperação dos serviços em casos de falhas. Especializada em gerenciamento e soluções de TI e redes para ambientes corporativos, a Pinpoint ofereceu à WCS seu conjunto completo de produtos e serviços, desde engenharia de redes até seu serviço exclusivo de Network Intelligence Center (NIC). “A Pinpoint foi a empresa que conseguiu comprovar que seus profissionais realmente possuíam os conhecimentos e experiência necessários para resolver os problemas com rapidez e eficiência, além de nos apoiar no desenvolvimento de projetos paralelos, minimizando erros e solucionando-os rapidamente”, explica Rogério Ferragonio, CEO da WCS . Por meio do NIC, a Pinpoint monitora qualquer dispositivo interligado a uma rede, de forma inteligente e garantida, contribuindo para a estabilidade do negócio. O sistema oferece uma maior agilidade e precisão na detecção de incidentes, maior flexibilidade na integração dos processos das empresas, com alertas mais confiáveis, e, consequentemente, menor tempo de reparo e recuperação (MTTR). Hoje, a empresa gerencia mais de 90 redes corporativas para 60 empresas no Brasil e no mundo e, com o NIC, consegue otimizar o uso de recursos e o fluxo de trabalho de seus clientes. “Diferentemente de outras empresas do mercado, que costumam apenas relatar a ocorrência dos erros, encontrando soluções pontuais, nós procuramos monitorar, interpretar e identificar a causa dos eventuais problemas que ocorrem nos sistemas das empresas. Sempre analisando, em detalhes, suas características e criando um histórico para que esses erros não voltem a ocorrer”, enfatiza Artur Araújo, sócio-diretor da Pinpoint. Não foi apenas nas dificuldades encontradas pela própria WCS que a Pinpoint atuou. Durante o processo de análise da rede e infraestrutura da empresa, foram identificados gargalos para o escoamento do tráfego e também a necessidade de upgrade na capacidade de processamento de alguns equipamentos. O processo de implantação do NIC na infraestrutura da WCS ocorreu de forma tranquila e eficiente. “Não houve rupturas drásticas e a gestão dos serviços de BGP (Border Gateway Protocol) foram gradualmente e eficientemente transferidos”, afirma Ferragonio. De maneira geral, foram definidas as etapas de implantação dos acessos e ferramentas de monitoração, processo de abertura de tickets e escalonamentos, fronteira de atuação dos analistas de ambas as empresas e prazos de operações assistidas pelas duas companhias. “Tudo foi feito de maneira transparente e sem falhas. Realizamos apenas reuniões de alinhamento e de alterações previstas no processo de transição, para acompanhar o andamento da implantação”, completa o CEO da WCS. A migração completa de todos os serviços foi feita de maneira consistente e tranquila ao longo de quatro meses. Desde que optou pela Pinpoint, há um ano, a WCS já mensurou uma redução de 40% de problemas de tráfego de internet e redução de 30% no tempo de identificação e solução dos problemas. Dado os resultados, Ferragonio pode observar que a Pinpoint, por meio da sua equipe especializada, melhora o sistema da WCS diariamente. “Sempre de forma preventiva, a equipe da Pinpoint nos indica as melhores ideias para aprimorarmos nossa operação. É difícil, nos dias de hoje, ter uma empresa com excelência operacional, como a Pinpoint”, finaliza o CEO. Sobre a Pinpoint Empresa brasileira especializada em Gerenciamento e Soluções de TI e Redes com foco em ambientes de alta complexidade para negócios dos mais diversos mercados. Fundada em 2005, a empresa possui clientes em todas as regiões do Brasil, nas mais diversas áreas de atuação, incluindo indústria, comércio e finanças. Contando com uma equipe de operação 24x7x365, a Pinpoint dispõe de um modelo único de monitoração e gestão de recursos de TI e redes, aplicações, bancos de dados e web, além de oferecer serviços exclusivos como o ITIL as a Service, produtosSoftware as a Service da norte-americana ManageEngine e um conjunto completo de serviços profissionais certificados e com metodologia FastTrack própria. |