Está sendo lançada hoje uma nova iniciativa global sem fins lucrativos, a Securing Smart Cities. Com o apoio de grandes pesquisadores, empresas e organizações da área de TI, como IOActive, Kaspersky Lab, Bastille e Cloud Security Alliance. O projeto tem como objetivo solucionar os desafios de cibersegurança enfrentados pelas cidades inteligentes por meio da colaboração e do compartilhamento de informações. O grupo atuará como um centro de comunicação entre empresas, governos, agências de notícia, organizações sem fins lucrativos e indivíduos do mundo inteiro envolvidos na criação, aprimoramento e promoção de tecnologias inteligentes e seguras para as cidades modernas.
O conceito das cidades inteligentes é bastante atual e há muitas organizações trabalhando em soluções para tornar as áreas urbanas mais eficientes em termos de consumo de energia, conforto, ecologia e segurança física. Infelizmente, poucas consideram a questão da segurança digital. Quanto mais organizações de TI participarem da criação das cidades inteligentes, maior será o risco potencial envolvido. Devido ao custo e à complexidade das cidades inteligentes, se a segurança não for tratada logo no início, será muito difícil lidar com esses problemas depois. No final, essas cidades acabariam ficando vulneráveis.
O objetivo da iniciativa Securing Smart Cities é evitar que isso aconteça, por exemplo:
- Informando urbanistas e fornecedores sobre a importância e as vantagens financeiras da adoção de práticas recomendadas de segurança;
- Colaborando com parceiros no compartilhamento de ideias e metodologias;
- Reforçando a importância e os benefícios da introdução da segurança logo no início do ciclo de desenvolvimento de um planejamento ou projeto;
- Promovendo parcerias entre cidades, fornecedores e a comunidade de segurança;
- Criando normas, diretrizes e recursos para ajudar a melhorar a cibersegurança em todas as áreas relacionadas às cidades inteligentes.
Os participantes da Securing Smart Cities acreditam que essa iniciativa ajudará a compartilhar conhecimento sobre a segurança digital das cidades modernas de forma eficiente e responsável. Ela será a conexão entre fornecedores de equipamentos de automação de infraestrutura e pesquisadores de segurança preparados para confirmar o funcionamento seguro desses produtos. Também reunirá a administração das cidades com a comunidade de segurança para trabalharem em conjunto na resolução dos novos problemas da cibersegurança.
“Não se pode resolver a segurança digital de uma cidade inteligente moderna sozinho. O conceito envolve tantas tecnologias diferentes, que se comunicam entre si de tantas maneiras, que a única forma de prever e eliminar todas as questões de segurança possíveis é com a colaboração de especialistas de todo o mundo. E esse é o objetivo do projeto Securing Smart Cities“, diz Cesar Cerrudo, CTO da IOActive e membro do conselho da iniciativa.
“As cidades inteligentes representam uma enorme oportunidade de crescimento, sustentabilidade e melhoria social. No entanto, os projetos não podem ser apenas inteligentes, também precisam ser seguros. A utilização de tecnologias integradas e o aproveitamento da “Internet das coisas” na infraestrutura das cidades gera um risco que deve ser considerado e monitorado para garantir a segurança da população. Vamos trabalhar junto aos urbanistas e às construtoras para conscientizá-los sobre ameaças virtuais e compartilhar informações sobre como atenua–las antes que afetem as pessoas”, declarou Chris Rouland, fundador e CEO da Bastille e membro do conselho da Securing Smart Cities.
“A Securing Smart Cities visa solucionar os problemas cibernéticos em cada etapa do desenvolvimento dessas cidades, do planejamento até a implementação efetiva das tecnologias inteligentes. Convidamos as administrações municipais, os fornecedores de equipamentos e software e os pesquisadores de segurança a participar dessa discussão”, diz Patrick Nielsen, principal pesquisador de segurança da Kaspersky Lab e membro do conselho da Securing Smart Cities.
Para obter mais informações e saber das novidades sobre as atividades da iniciativa, visite:http://securingsmartcities.org.
Sobre a IOActive
A IOActive é uma empresa de serviços completos de segurança avançada de informações com um longo histórico na prestação de serviços de segurança de qualidade para seus clientes. Nossas equipes de consultoria e pesquisa, reconhecidas internacionalmente, oferecem um portfólio de serviços de segurança especializada que englobam desde testes de penetração e avaliação do código de aplicativos até a engenharia reversa de chips. Empresas “Global 500” de todos os setores confiam seus problemas de segurança mais críticos e sigilosos à IOActive. Fundada em 1998, a IOActive tem sua matriz em Seattle, EUA, com operações internacionais nas regiões das Américas, EMEA e Pacífico Asiático. Visite www.ioactive.com para obter mais informações. Leia o blog sobre pesquisa da IOActive Labs: http://blog.ioactive.com. Siga a IOActive no Twitter: http://twitter.com/ioactive.
Sobre a Kaspersky Lab
A Kaspersky Lab é a maior empresa privada de soluções de Proteção Endpoint do mundo. A empresa está classificada entre as quatro maiores fornecedoras de soluções de segurança para usuários Endpoint* do mundo. Ao longo de sua história de mais de 17 anos, a Kaspersky Lab se manteve como uma companhia inovadora em segurança de TI e fornecedora de soluções de segurança digital eficazes para grandes empresas, PMEs e consumidores finais. A Kaspersky Lab tem sua holding registrada no Reino Unido e atualmente opera em cerca de 200 países e territórios em todo o mundo, fornecendo proteção para mais de 400 milhões de usuários. Saiba mais em brazil.kaspersky.com/
Sobre a Bastille
Fundada em 2014, a Bastille, com sede em Atlanta, é pioneira em segurança da “Internet das coisas” (IoT, Internet of Things). Fornece sensores de segurança da próxima geração e detecção de transmissões sem fio que permitem às empresas quantificar riscos com precisão e reduzir as ameaças aerotransportadas do século XXI. Com suas tecnologias patenteadas, a Bastille ajuda organizações corporativas a proteger recursos virtuais e humanos e, ao mesmo tempo, possibilita a visualização inédita de dispositivos de IoT que poderiam representar uma ameaça à infraestrutura de rede. Após a atual fase de testes-piloto, a Bastille espera estar acessível ao público em 2015. Para obter mais informações, visite www.bastille.io e siga @BastilleNet no Twitter.
Sobre a Cloud Security Alliance
A Cloud Security Alliance (CSA) é a principal organização mundial dedicada à definição e à conscientização sobre práticas recomendadas para garantir um ambiente de computação em nuvem seguro. A CSA aproveita a experiência de profissionais, associações, governos e de seus membros individuais e corporativos para oferecer pesquisa, treinamento, certificação, eventos e produtos específicos da segurança em nuvem. Para obter mais informações, visitehttps://cloudsecurityalliance.org
1 * A empresa foi classificada em quarto lugar na classificação IDC Worldwide Endpoint Security Revenue by Vendedor, 2013. A avaliação foi publicada no relatório IDC “Worldwide Endpoint Security 2014-2018 Forecast and 2013 Vendedor Shares (IDC n º 250210, agosto de 2013). O relatório classificou os fornecedores de software de acordo com os ganhos provenientes da venda de soluções de segurança de terminais em 2013.