TIM registra lucro de R$ 1 Bi em nove meses
No terceiro trimestre, crescem pós-pago, dados, ARPU e projetos em infraestrutura
- Lucro cresceu 2,1% nos últimos nove meses de 2013, se comparado com mesmo período de 2012.
- Crescimento anual de 5,1% da base de clientes da TIM supera performance do mercado, com 4,1%. Operadora encerra terceiro trimestre de 2013 com 72,9 milhões de linhas.
- Incremento da base de clientes de planos pós-pagos é um dos destaques, com crescimento de 16% (ano a ano).
- Consumo de voz também cresce a um ritmo sólido, o MOU (minuto por usuário) chega a 150, o que representa 8,4% a mais em relação ao mesmo trimestre do ano anterior.
- Forte aumento da receita de VAS de 21,5%, ano a ano, alcança R$ 1,36 bilhão, impulsionado pela penetração de smartphones.
- Receita líquida total subiu 7,6% no período, atingindo R$ 5,083 bilhões, enquanto a receita líquida de serviços teve aumento de 2,6% no comparativo anual.
- Confirmação da nova tendência da receita média por usuário (ARPU): valor alcança R$ 18,60, aumento de 2,6% no trimestre.
- EBITDA fecha em R$ 1,252 bilhão, o que significa 4,2% de crescimento anual, com margem EBITDA de 25% e margem de serviço de 30%.
- Projeto Fiber-To-The-Site (FTTS) avança e conclui 90% da primeira fase com 13 cidades cobertas das 17 previstas, além de aumento para 38 cidades até o fim do ano.
- Investimento cresceu 52,3% em relação ao 3T12, atingindo aproximadamente R$ 1,2 bilhão no 3T13. As adições à banda larga fixa da companhia, Live TIM, se mantém na liderança do mercado de ultra banda larga para domicílios no Rio de Janeiro e São Paulo, com 16,2 mil novos clientes, totalizando 42.600.
A trajetória da TIM no terceiro trimestre deste ano foi marcada por resultados financeiros e operacionais consistentes. Os números comprovam a eficiência da estratégia da companhia, pautada pelo tripé de valores definidos como norte para as ações da empresa em todas as suas dimensões: inovação, qualidade e transparência.
O mercado de comunicação móvel continua apresentando crescimento relevante e vale destacar a eficiência como ponto crucial para o desempenho de nossas despesas operacionais. Vamos seguir com a estratégia de manter a liderança no segmento pré-pago, além de trabalhar para que o pós-pago possa acelerar o crescimento. Também apostamos no incremento dos serviços de dados, apoiado pela forte venda de smartphones e ofertas com abordagens inovadoras e simplificadas, destaca Rodrigo Abreu, presidente da TIM Brasil.
A base de assinantes chegou a 72,9 milhões, com destaque para as ativações de 1.6 milhões de novos clientes nos planos pós-pagos, totalizando 11,9 milhões de linhas. Já no segmento pré-pago, a TIM permanece na liderança desde o segundo trimestre de 2012, impulsionada pelo plano Infinity, com conceito único de ofertas transparentes e simplificadas, compondo uma base de 61 milhões de clientes.
A inadimplência atingiu os níveis mais baixos do mercado de telecom neste trimestre: 0,7% sobre a receita bruta. A empresa investiu R$ 1,2 bilhão no período, 52,3% a mais se comparado ao ano passado. Do total, 94% foram destinados à modernização e à ampliação de sua infraestrutura de rede e TI. O montante faz parte dos R$ 10,7 bilhões planejados para o triênio 2013-2015.
Principais indicadores financeiros
A receita líquida total atingiu R$ 5,1 bilhões, alta de 7,6% em relação ao mesmo período de 2012. O crescimento consistente da receita foi motivado pelas vendas de produtos (aumento de 41% ano a ano), e pela receita de serviço móvel em meio a um ambiente macroeconômico com maiores desafios. O ARPU (receita média por usuário) chegou a R$ 18,60, 2,6% maior em relação ao segundo trimestre deste ano, suportado por um melhor perfil da base de usuários, aumento do MOU (minuto por usuário) e sólida estratégia de ofertas de dados.
A receita de VAS (Serviços de Valor Agregado) segue com forte crescimento, aumento de 21,5% ano a ano, totalizando R$ 1,362 bilhão. O desempenho é resultado do sucesso das ofertas de navegação, Infinity Web e Liberty Web, e do Infinity Torpedo, que permite envio ilimitado de SMS. Neste trimestre, o VAS correspondeu a 22,5% da receita bruta dos serviços móveis, contra 19,4% no trimestre anterior. O crescimento do uso de dados no celular também foi motivado pelo aumento das vendas de smartphones, que alcançaram 52% de penetração na base total de clientes, sendo que das vendas atuais, quase 70% já são smartphones.
Seguindo ainda na liderança de inovação do mercado e visando manter o sólido ritmo de crescimento de Serviços de Valor Agregado, a TIM lançou uma oferta integrando o Infinity Web e SMS. Trata-se do Infinity Web + Torpedo, um pacote único com navegação e envio de SMS ilimitados por R$ 0,75 ao dia, ao invés de R$ 0,50 por cada serviço.
Os resultados mostram que os clientes da TIM aproveitam os preços acessíveis das ofertas da operadora para falar mais. O MOU (Minutos de Uso) alcançou a marca de 150 minutos no período, um aumento de 8,4% com relação ao mesmo período do ano anterior, devido, sobretudo, à alta do mix pós-pago, impulsionado pelos planos Liberty Controle e Liberty Controle Express.
O EBITDA (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) foi de R$ 1,252 bilhão no período, representando uma alta de 4,2% no comparativo anual. Já o lucro líquido foi de R$ 315 milhões, contra R$ 372 milhões no mesmo período de 2012, e o lucro por ação, R$ 0,13, principalmente impactado pelo resultado financeiro líquido.
Investimentos em infraestrutura e qualidade
No trimestre, o investimento foi de R$ 1,2 bilhão, registrando aumento de 52,3% no comparativo anual. Do total, 94,2% foram destinados à infraestrutura, o que confirma o compromisso para melhoria de qualidade. E os resultados já aparecem principalmente no que diz respeito aos serviços de voz, que tiveram redução de 15% das queixas relativas à rede no call center da TIM e de 19% junto à Anatel, nos últimos seis meses.
Somado a isso, a operadora está investindo mais de R$ 50 milhões em uma nova plataforma de CRM, que aumentará a capacidade de resposta imediata às chamadas dos assinantes, de forma a ganhar eficiência e qualidade no serviço de atendimento ao cliente. A cobertura 3G chegou a 27 novas cidades, totalizando 925 municípios e 76% da população urbana do país, e a tecnologia 4G está disponível em oito capitais.
Projeto FTTS
A companhia segue com o projeto Fiber-To-The-Site (FTTS) e concluiu 90% da primeira fase (dezembro 2013) com a conexão dos sites de 17 cidades (três além do previsto) com fibra própria. Além disso, o número de cidades foi ampliado para 38 até o fim do ano. A segunda etapa consiste em preparar o site para a instalação da fibra, iluminar os cabos ópticos e deslocar o tráfego para o novo backhaul (mais de 60% estão avançados). Recife foi a primeira cidade a ter as três fases finalizadas e os resultados mostram melhor experiência do cliente no uso da banda larga móvel.
Ainda em relação a transporte de rede, a TIM lançou uma extensão da LT Amazonas. Trata-se de um backbone entre Tucuruí (PA) e Manaus (AM), concluindo mais de 1.700 km de fibra que atravessa a floresta amazônica. A previsão de início de funcionamento comercial é no próximo trimestre.
?Nosso grande esforço dedicado à rede, aumentando backhaul e backbone será fundamental para alavancar os serviços de dados aliados às nossas ofertas. Nosso plano de expansão de rede mantém rigoroso roll out e a estratégia promove também a redução de custos, quando substituímos linhas de terceiros por fibra própria?, comenta Rodrigo Abreu, CEO da TIM Brasil.
Wi-Fi Sem Fronteiras
A tecnologia Wi-Fi continua em expansão, com 48 localizações em todo o Brasil. Ao longo do terceiro trimestre, o serviço chegou a mais oito bairros da capital paulista. Agora, os clientes que estiverem nos bairros da Liberdade, Moema, Vila Madalena, Jardim Paulista, Santa Cruz, Cerqueira Cesar, Vila Nova Conceição e Jardim Paulistano poderão acessar a internet – através da rede sem fio ? com dispositivos móveis (celulares, smartphones e tablets), com velocidade de até 54 Mbps. Além disso, o serviço foi ativado em mais três aeroportos brasileiros: Aracaju, Campo de Marte e Uberlândia, totalizando 22.
Live TIM
A oferta de banda larga fixa da companhia, Live TIM, se mantém na liderança em adições líquidas no mercado de ultra banda larga (acima de 34 Mega) para domicílios no Rio e São Paulo, com 16,2 mil adições líquidas, totalizando 42.600 clientes. O crescimento de 61,3% em relação ao segundo trimestre é medido, sobretudo, pela satisfação dos usuários que geram grande efeito ?boca a boca? sobre a qualidade do serviço. Hoje, são cerca de 400 mil cadastros no site de interessados em assinar a oferta. No período, Live TIM conectou mais de 7.700 edifícios, chegando a 881 mil domicílios. A evolução está em linha com a previsão de que o serviço esteja em um milhão de casas até o fim do ano.
Ainda no terceiro trimestre, foi lançado um serviço voltado para pequenas e médias empresas. São dois pacotes de links dedicados de 10 Mbps (R$ 999) e 30 Mbps (R$ 1.199), ambos com IP estático e ligação simétrica.
Inovação
O TIMmusic, aplicativo de música ilimitada que revolucionou o mercado brasileiro com um novo conceito de tarifação, continua a conquistar clientes, consolidando sua posição como uma das principais plataformas de música digital do país. Desde o lançamento, mais de 13 milhões de downloads de músicas foram realizados pelos usuários Infinity e Liberty, que pagam R$ 0,50 por dia ou R$ 9,90 por mês que usarem o aplicativo, respectivamente. Outra novidade do App é que a sua nova versão está disponível para iPhone (aparelhos com iOS 5.1 ou superior) por meio de download gratuito na App Store da Apple.
Outro destaque do período foi o lançamento do TIM Protect, uma família de serviços que visam garantir a segurança dos dispositivos móveis e as respectivas informações dos usuários. Além do seguro para roubo e furto de aparelhos, já comercializado, duas novas soluções foram apresentadas ao mercado: o TIM Protect Antirroubo, que informa o número do chip em uso no dispositivo furtado e dispara a câmera do aparelho assim que houver a tentativa de uso e também informa a localização exata do dispositivo, quando o GPS está ativo; e o TIM Protect Segurança, que protege contra programas espiões, que colocam em risco conteúdos pessoais, como fotos e senhas.
Mantendo o eixo da inovação em suas ofertas, a TIM lançou há 15 dias o Infinity Web + Torpedo, que integra os serviços de SMS e navegação na internet por R$ 0,75 por dia que usar, resultando em uma redução de gastos de 25% no valor aplicado aos serviços. Na prática, o cliente tem acesso à web por todo o dia e ao envio ilimitado de mensagens de texto para qualquer operadora com mais economia.
A TIM inovou também com a promoção Chamada Imperdível, destinada aos clientesdos planos Infinity e Liberty (pré e pós-pagos), que durante um período específico podiam ganhar prêmios diariamente e até uma renda vitalícia de R$ 3 mil. Bastava atender uma chamada da atriz Daniele Suzuki, que estrelava a campanha publicitária referente à promoção.
Transparência: pilar estratégico
Projeto que tornou-se referência no mercado desde o seu lançamento, há um ano, o Portas Abertas, já registrou mais de 1,2 milhão de sinalizações e sugestões dos clientes por meio dos canais de colaboração como o site (www.tim.com.br/portasabertas), o aplicativo Portas Abertas e o portal de conteúdos *144#.
Para reforçar a evolução desta iniciativa, que permite aos consumidores acompanhar a evolução da rede, a TIM inovou novamente ao passar a enviar mensagens personalizadas para os colaboradores. Quem contribuir receberá informações sobre ampliação da cobertura na região consultada ou de novas antenas instaladas em um raio de até 900 metros da localidade mencionada. Outra novidade do projeto: o aplicativo já está disponível para download gratuito na App Store da Apple.