A Odebrecht utilizou a plataforma de computação unificada da Cisco para a criação de sua própria nuvem privada. A Organização, que conta com 15 negócios em diferentes áreas, adotou o Cisco UCS (Unified Computing System), implementando a computação em nuvem para ampliar seus serviços.
Em 2011, a Odebrecht passava por um momento desafiador de expansão e diversificação e decidiu criar sua própria nuvem. Até então, era utilizado um modelo convencional de data center com máquinas físicas que não acompanhava o crescimento e a flexibilidade exigida pela organização. Com o Cisco UCS, a Odebrecht pôde unificar computação, rede e armazenamento em única infraestrutura, reduzindo custos e otimizando espaço.
O projeto também simplificou o gerenciamento da TI da Odebrecht, presente em 23 países. Como a plataforma da Cisco possibilita a configuração rápida em perfis, a implementação inicial durou apenas 2 meses. Além disso, a facilidade da computação em nuvem agilizou a operação de TI da Organização: serviços que antes levavam 90 dias, agora são disponibilizados em apenas 2 semanas.
A Cisco produziu um vídeo mostrando os detalhes do projeto na Odebrecht e os benefícios da tecnologia:
Sobre a Cisco Systems
A Cisco (NASDAQ: CSCO) é líder mundial em Tecnologia da Informação, que ajuda empresas a aproveitarem as oportunidades do amanhã, demonstrando que coisas surpreendentes acontecem quando se conecta o que antes estava desconectado. Para informações sobre a Cisco, acesse http://www.cisco.com e www.cisco.com.br. Para notícias, acesse http://newsroom.cisco.com.
Sobre a Organização Odebrecht
Fundada em 1944, a Odebrecht é uma empresa brasileira com presença global. Líder nos segmentos de engenharia e construção e de química e petroquímica na América Latina, também atua no setor de bioenergia, engenharia ambiental, defesa, investimentos e concessões, imobiliário, óleo e gás, naval, transporte e logística. Presente em 23 países, a Organização integra aproximadamente 200 mil profissionais de 70 diferentes nacionalidades e exporta produtos e serviços para mais de 70 países. Em 2013, a Odebrecht registrou uma receita bruta de R$ 96,9 bilhões.