Aplicativos proporcionam aos consumidores um poder de compra e escolha cada vez maior, fator que promete impulsionar o crescimento deste segmento
Devido à consolidação do mercado de smartphones e tablets nos últimos anos, a utilização de aplicativos móveis tem crescido significantemente, passando a fazer parte do cotidiano da grande maioria dos indivíduos. Uma pesquisa global realizada pela Flurry Analytics no início deste ano, apontou um crescimento no mercado de apps de 115% no ano de 2013. De acordo com a pesquisa, os aplicativos de mensagens instantâneas e os focados no aumento de produtividade pessoal e corporativa são os que mais cresceram.
A população entendeu a facilidade e os benefícios que os inúmeros aplicativos proporcionam e já inseriu a utilização da ferramenta ao seu dia-a-dia. Baseando-se nessa percepção, cada vez mais empresas adaptam seus serviços para as versões mobile ou lançam aplicativos, sempre com o intuito de facilitar a vida dos e-consumidores.
Atualmente, qualquer pessoa pode otimizar tempo ao utilizar os serviços disponíveis em seus smartphones e tudo com apenas alguns cliques. Cada vez mais surgem ferramentas mobile com soluções inovadoras no mercado, como chamar um táxi, organizar uma viagem, fazer comprar, organizar tarefas, reservar e comparar preços de vagas em estacionamentos, comprar ingressos para shows e cinemas e realizar pagamentos online. Isso torna a rotina de todos mais dinâmica.
“A nova realidade dos consumidores é fazer o que precisa, quando puder e onde estiver, basta estar conectado. E, para atingir a expectativa deste público é necessário inovar e implantar serviços que facilitem o dia-a-dia dos consumidores e ofereça benefícios”, afirma André Tapajós, CEO do Grupo Tap 4, empresa especializada no desenvolvimento de aplicativos nas plataformas modernas.
Segundo o empresário, à medida que os serviços crescem, os e-consumidores ficam mais exigentes com o desempenho dos serviços que pretendem consumir e para surpreender é necessário inovar. “Algumas das tendências do mercado mobile para este ano são: o investimento em senhas e seguranças, apps voltados para a saúde e maior influência de compartilhamento”, finaliza André Tapajós.