Home Mídia Corporativa NL adequa sistema de gestão de PDV ao SAT CF-e no Estado de São Paulo

NL adequa sistema de gestão de PDV ao SAT CF-e no Estado de São Paulo

por Agência Canal Veiculação

A NL Gestão é uma das primeiras empresas do país a disponibilizar software de gestão de frente de caixa homologado para o Sistema Autenticador e Transmissor (SAT), hardware responsável pela geração do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), sua assinatura digital e transmissão periódica à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.

O SAT CF-e é um projeto válido para o Estado de São Paulo – semelhante ao da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) em outros estados – e visa a substituir os tradicionais emissores de cupons fiscais (ECFs). A obrigatoriedade do SAT começou em Julho de 2015 para novos contribuintes e estabelecimentos comerciais cujos equipamentos ECF tenham 5 anos de uso e se estenderá até janeiro de 2018, exigindo a adequação gradativa das empresas de segmentos e portes diversos do varejo.

O equipamento SAT automatiza a comunicação direta entre o ponto de venda e o sistema da Secretaria da Fazenda. Desta forma, o software de PDV precisa estar alinhado às exigências do novo modelo fiscal para garantir a conformidade das empresas usuárias.

Homologado para equipamentos SAT dos fabricantes Sweda e Dimep, o software NLGV garante adesão a todas as regras e exigências do projeto. Para chegar a isso, a NL se antecipou, iniciando o desenvolvimento das adequações ainda no início deste ano, antes mesmo de os primeiros hardwares do SAT chegarem ao mercado.

“Utilizamos emuladores e, posteriormente, homologamos o software para os equipamentos aprovados pela SEFAZ-SP. Começamos a preparar o sistema quando houve as primeiras divulgações do SAT CF-e, adequando-o até mesmo para especificações prévias”, explica nosso gerente de Tecnologia, Rodrigo Aver.

Usuária do NLGV desde 2007, a rede de lojas Marisa, quarta rede de varejo de moda que mais vende no Brasil, segundo dados da IBEVAR, tornou-se também o primeiro cliente do NLGV para SAT CF-e. Um projeto piloto de implantação da solução começou em julho na cadeia varejista, abrangendo, até o momento, 4 lojas. A meta é expandir o projeto a todas as lojas já mantidas pela rede no Estado de São Paulo.

A Marisa também utiliza o NLGV para NFC-e nos estados do Amazonas e Mato Grosso. A solução também é usada para atendimento às normas da Nota Fiscal de Consumo Eletrônica por empresas como Top Internacional, rede de freeshops presente nos estados no Norte do país, e Tacchini, rede de farmácias do Rio Grande do Sul, entre outros.

Para assegurar a continuidade dos negócios, a adequação do NLGV para o SAT CF-e e para a NFC-e conta com recursos robustos de contingência, evitando a parada nas vendas caso haja qualquer problema de comunicação entre o hardware e as SEFAZ ou mesmo no próprio sistema das Secretarias Estaduais.

Tanto o SAT CF-e quanto a NFC-e são projetos voltados à redução de erros no envio de dados fiscais às Secretarias da Fazenda estaduais, diminuindo o número de reclamações dos consumidores, autuações e multas aos lojistas. No SAT, o equipamento transmissor dos dados é autônomo, sem necessidade de intervenção técnica, e não requer conexão online permanente do estabelecimento com a SEFAZ. Além disso, um mesmo hardware pode ser compartilhado entre diversos caixas.

O calendário de obrigatoriedade do SAT CF-e, assim como o da NFC-e, permite a convivência, em Pontos de Venda pré-existentes, de impressoras de cupom fiscal tradicionais e novos equipamentos/sistemas para atendimento dos novos modelos fiscais. Entretanto, a abertura de novas lojas ou aquisição de novos equipamentos exige o atendimento às novas regras das Secretarias da Fazenda estaduais.

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações