A NL Gestão é uma das primeiras empresas do país a disponibilizar software de gestão de frente de caixa homologado para o Sistema Autenticador e Transmissor (SAT), hardware responsável pela geração do Cupom Fiscal Eletrônico (CF-e), sua assinatura digital e transmissão periódica à Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo.
O SAT CF-e é um projeto válido para o Estado de São Paulo – semelhante ao da Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e) em outros estados – e visa a substituir os tradicionais emissores de cupons fiscais (ECFs). A obrigatoriedade do SAT começou em Julho de 2015 para novos contribuintes e estabelecimentos comerciais cujos equipamentos ECF tenham 5 anos de uso e se estenderá até janeiro de 2018, exigindo a adequação gradativa das empresas de segmentos e portes diversos do varejo.
O equipamento SAT automatiza a comunicação direta entre o ponto de venda e o sistema da Secretaria da Fazenda. Desta forma, o software de PDV precisa estar alinhado às exigências do novo modelo fiscal para garantir a conformidade das empresas usuárias.
Homologado para equipamentos SAT dos fabricantes Sweda e Dimep, o software NLGV garante adesão a todas as regras e exigências do projeto. Para chegar a isso, a NL se antecipou, iniciando o desenvolvimento das adequações ainda no início deste ano, antes mesmo de os primeiros hardwares do SAT chegarem ao mercado.
“Utilizamos emuladores e, posteriormente, homologamos o software para os equipamentos aprovados pela SEFAZ-SP. Começamos a preparar o sistema quando houve as primeiras divulgações do SAT CF-e, adequando-o até mesmo para especificações prévias”, explica nosso gerente de Tecnologia, Rodrigo Aver.
Usuária do NLGV desde 2007, a rede de lojas Marisa, quarta rede de varejo de moda que mais vende no Brasil, segundo dados da IBEVAR, tornou-se também o primeiro cliente do NLGV para SAT CF-e. Um projeto piloto de implantação da solução começou em julho na cadeia varejista, abrangendo, até o momento, 4 lojas. A meta é expandir o projeto a todas as lojas já mantidas pela rede no Estado de São Paulo.
A Marisa também utiliza o NLGV para NFC-e nos estados do Amazonas e Mato Grosso. A solução também é usada para atendimento às normas da Nota Fiscal de Consumo Eletrônica por empresas como Top Internacional, rede de freeshops presente nos estados no Norte do país, e Tacchini, rede de farmácias do Rio Grande do Sul, entre outros.
Para assegurar a continuidade dos negócios, a adequação do NLGV para o SAT CF-e e para a NFC-e conta com recursos robustos de contingência, evitando a parada nas vendas caso haja qualquer problema de comunicação entre o hardware e as SEFAZ ou mesmo no próprio sistema das Secretarias Estaduais.
Tanto o SAT CF-e quanto a NFC-e são projetos voltados à redução de erros no envio de dados fiscais às Secretarias da Fazenda estaduais, diminuindo o número de reclamações dos consumidores, autuações e multas aos lojistas. No SAT, o equipamento transmissor dos dados é autônomo, sem necessidade de intervenção técnica, e não requer conexão online permanente do estabelecimento com a SEFAZ. Além disso, um mesmo hardware pode ser compartilhado entre diversos caixas.
O calendário de obrigatoriedade do SAT CF-e, assim como o da NFC-e, permite a convivência, em Pontos de Venda pré-existentes, de impressoras de cupom fiscal tradicionais e novos equipamentos/sistemas para atendimento dos novos modelos fiscais. Entretanto, a abertura de novas lojas ou aquisição de novos equipamentos exige o atendimento às novas regras das Secretarias da Fazenda estaduais.