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Makazi chega ao Brasil para rentabilizar informações de anunciantes

por Agência Canal Veiculação

Com Pedro Eugenio, idealizador do Black Friday brasileiro, Makazi traz a experiência europeia para transformar informações em inteligência e dinheiro para os anunciantes

Enquanto no Brasil pequenas, médias e até as grandes empresas desperdiçam e negligenciam os dados dos próprios usuários, o Facebook pagou US$ 19 bilhões pelo WhatsApp motivado, entre outras razões, pelas informações dos mais de 450 milhões de usuários ativos. Para ajudar as empresas a transformarem as informações de seus consumidores em mais vendas, a Makazi Group chega ao Brasil trazendo a plataforma tecnológica Makazi Life Cycle, uma Data Management Plataform (DMP) na qual dará aos anunciantes o poder e a inteligência de entenderem seus consumidores e assim se relacionar com eles por meio de mídia programática.

A empresachega com presença na Europa, América do Norte e Austrália, além do Brasil. São mais de 230 colaboradores em todo o mundo, sendo 50 cientistas de dados.

Para comandar a nova fase, a Makazi trouxe para o time o executivo Pedro Eugenio, responsável pelo sucesso da maior promoção brasileira “O Black Friday foi um gigantesco gerador de informações sobre o desejo dos consumidores. Com estes dados conseguimos revolucionar e explodir as vendas em nossos parceiros. Gerando centenas de milhares de reais em receita”, explica Eugenio. O executivo é um dos sócios da empresa e será acompanhado pelo também sócio Olivier Goulon. Ambos representam a Makazi no Brasil e respondem para o CEO do grupo, Stephane Darracq.

Para Eugenio, o momento atual é crucial e pede um novo modelo. “Nos próximos anos, as taxas de crescimento do faturamento e no número de novos consumidores serão menores. A competição será mais acirrada para os anunciantes no marketing digital. Quem não possuir o controle dos dados e gerar inteligência a partir deles, o único caminho será a morte”, afirma o executivo.

O Makazi Life Cyclechega justamente para ocupar este espaço importante no mercado nacional. É que é muito comum no Brasil os anunciantes trabalharem com fornecedores de tecnologia que não dividem as informações dos consumidores com o anunciante. Os dados ficam somente na ferramenta do fornecedor e não dentro da plataforma do anunciante. “As informações do seu consumidor são ouro. Com elas é possível aumentar suas vendas e trazer novos consumidores. Deveria ser prioridade dos anunciantes assegurar que estes dados estão protegidas e sendo utilizadas para gerar mais valor para seu próprio negócio”, comenta Eugenio.

Não é só isso. “Além do risco do fornecedor sair e perder todos os dados, você já pensou em quanto dinheiro está sendo deixando na mesa não integrando todos os canais em suas campanhas de marketing? Isso tem que mudar no País!”. Para o executivo, a Amazon é um grande exemplo, já que tem como um dos maiores ativos o entendimento do consumidor, entregando o que ele quer. “Você já se perguntou como que a Amazon entende tanto de você? Como nos mostra os melhores produtos? Quem você mais confia quando pede uma opinião de compra? Na Amazon ou no cunhado nerd? É o uso inteligente da informação, meu caro”.

Informação custa dinheiro

A Makazi acredita que, no caso das grandes marcas, é ainda mais necessário repensar este modelo. Entender o que o consumidor está procurando, analisar as tendências de consumo é primordial para que consigam enfrentar a concorrência e, principalmente, fidelizar os seus clientes. Para isso, é necessário ter a propriedade da informação. “A marca que não tem acesso a esta informação está sendo roubada. Ponto”, diz Eugenio. Com a plataforma DMP da Makazi, essa propriedade retorna a quem é de direito.

Ao mesmo tempo em que esse acesso é negligenciado, o consumidor recebe um grande volume de publicidade, a maioria sem interesse para ele. Com o gerenciamento dos dados, Pedro Eugenio afirma que é possível cruzar informações para conhecer o consumidor e ativar campanhas digitais de maneira otimizada e em escala, cruzar dados entre todos os canais, criar banners e e-mails automaticamente, realizar compra de mídia programática, investir em real time bidding (RBT) e muito mais, como fazem Amazon e Facebook. “Os anunciantes que terão sucesso serão as que souberem minerar o ouro que está disponível no mercado digital”.

Serviços

O principal serviço da Makazi é o Makazi LyfeCycle, plataforma SaaS (software como serviço) que funciona como uma interface única para organizar, consolidar e interpretar em tempo real dados dos mais diversos canais de contato, como e-mail, celular, call center, etc.

A empresa também oferece o Makazi Data Desk, que é o serviço de acompanhamento e ativação desses dados, e o Makazi Media Desk, que consiste na “pilotagem” das campanhas de mídia geradas a partir da plataforma.

Além disso, com o Makazi Real Time Bidding (RTB), os anunciantes podem potencializar os investimentos em mídia. A tecnologia traz a compra pragmática de mídia por meio de leilões online permitirá focar a comunicação no público exato, melhorando o ROI e fidelizando seus consumidores.

Sobre a Makazi

Em suaíli, um dialeto africano, makazi significa “o lugar onde os valores são guardados”. A Makazi é uma expert em gerenciamento de dados por meio de uma plataforma Data Management Plataform (DMP), que potencializa a publicidade multicanal trazendo assertividade e relevância às campanhas de marketing. Com a plataforma, é possível integrar todos os canais de comunicação e gestão da empresa e ativar campanhas utilizando Real Time Bidding, criação de conteúdos e banners dinâmicos. São mais de 230 colaboradores em todo o mundo, sendo 50 cientistas de dados. O grande objetivo é fazer com que as empresas entendam mais o consumidor, independentemente do meio pelo qual estão se relacionando, garantindo uma ativação efetiva em todos os canais de comunicação. A partir daí, a plataforma propõe aos anunciantes uma abordagem que concilia performance e a valorização dos dados, transformando-os em um capital duradouro.

Fundada e listada em Paris, na NYSE Alternext, a Makazi está presente na França, Suíça, Brasil, Canadá e Austrália. Operante para os maiores anunciantes que colocam os dados no centro de sua estratégia de marketing, o grupo realizou um volume de negócios consolidado de € 25,6 milhões em 2012.

Sobre Pedro Eugenio

Pedro Eugênio foi fundador do Busca Descontos e idealizador do Black Friday no Brasil, maior promoção na história do comércio eletrônico. O executivo começou a carreira muito jovem, criando a TopAccess BBS, que, em 1995, tornou-se pioneira dos fornecedores de acesso à Internet fora de São Paulo. Em 2000 mudou-se para a cidade de São Paulo para gerenciar vários projetos em marketing digital e tecnologia em algumas das empresas mais inovadoras do Brasil, como a Vivo e Unibanco. Em 2006 retornou para o empreendedorismo, quando fundou o Busca Descontos, que se tornou o maior portal de ofertas e um dos maiores geradores de vendas para o e-commerce nacional e que posteriormente virou um grupo internacional. Atualmente, é sócio do Makazi.

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