A Interactive Intelligence Group Inc. (Nasdaq: ININ), fornecedora global de soluções de Computação em Nuvem, e serviços desenvolvidos para aprimorar a experiência do cliente, anuncia que faturou US$ 341,3 milhões no ano de 2014, encerrado em 31 de dezembro de 2014. “O quarto trimestre representou um forte encerramento de um ano importante para a empresa”, declara Dr. Donald E. Brown, fundador e CEO da Interactive Intelligence. “Além de continuar a conquistar mais market share devido à forte demanda por nossos serviços na nuvem, efetivamente nos preparamos para disponibilizar novos serviços multiusuários na nuvem em 2015. Demos grandes passos em direção à nossa meta e nos tornamos o principal fornecedor de tecnologia para otimizar a experiência do cliente, seja em instalações on premise ou na nuvem, em empresas de todos os tamanhos em todas as partes do mundo. Outros grandes passos serão dados no próximo ano, pois esperamos um forte crescimento das receitas baseadas na nuvem, juntamente com um aumento das eficiências operacionais.”
Segundo Brown, o resultado anual comprova o acerto da estratégia da Interactive Intelligence. “Contamos com um número crescente de novos clientes baseados na nuvem, além da expansão das bases instaladas de serviços já existentes. Nossos resultados também mostram nosso sucesso em projetos high end, com um número crescente de grandes pedidos, especialmente acima de US$ 1 milhão. Isso demonstra o aumento da capacidade e das habilidades de nossos canais de venda globais. Por trás desses números estão as equipes de distribuição, que continuamente cumprem o desafio de instalar o número crescente de implementações, bem como os grupos de desenvolvimento de produtos, que continuam a oferecer a melhor tecnologia existente, atendendo às exigências de múltiplos ramos de negócios e plataformas”, acrescenta Brown.
Destaques financeiros do quarto trimestre de 2014:
- Pedidos:O total de pedidos aumentou 22% em relação ao quarto trimestre de 2013, com os pedidos baseados na nuvem crescendo 42% e representando 55% do total. Durante o quarto trimestre, 78 pedidos foram superiores a US$ 250.000, incluindo 21 pedidos superiores a US$ 1 milhão, em comparação com 63 pedidos acima de US$ 250.000, incluindo 15 pedidos acima de US$ 1 milhão no mesmo trimestre do ano anterior.
- Receitas:A receita total foi de US$ 92,6 milhões, 2% acima do quarto trimestre de 2013. As receitas recorrentes, incluindo honorários de suporte de acordos de licenciamento on premise e honorários de clientes baseados na nuvem, aumentaram 24%, atingindo US$ 51,3 milhões e representando 55% do total de receitas. As receitas baseadas na nuvem aumentaram 78%, atingindo US$ 18,9 milhões.
- Total de Receitas Não Faturadas e Deferidas:O total de receitas futuras não faturadas baseadas na nuvem aumentou para US$ 298,5 milhões, a partir de US$ 183,5 milhões no fim do quarto trimestre de 2013 e US$ 269,9 milhões em 30 de setembro de 2014.
- Lucro Operacional:O lucro operacional GAAP foi de US$ 2,0 milhões, em comparação com US$ 6,5 milhões no quarto trimestre de 2013. O lucro operacional não GAAP* foi de US$ 5,6 milhões, em comparação com US$ 9,3 milhões no mesmo trimestre do ano anterior.
- Lucro Líquido (Perda):A perda líquida GAAP foi de US$ (29,9) milhões, ou US$ (1,42) por ação diluída, com base em 21,0 milhões de média diluída ponderada de ações em circulação, em comparação com o lucro líquido GAAP de US$ 3,5 milhões no mesmo trimestre de 2013, ou US$ 0,17 por ação diluída, com base em 21,4 milhões de média diluída ponderada de ações em circulação.
A perda líquida GAAP incluiu uma cobrança, não em espécie, de uma despesa de imposto de renda de US$ 33,4 milhões para estabelecer uma provisão de avaliação que reduziu os ativos fiscais deferidos da empresa. Devido à mudança do modelo de negócio para a nuvem, a empresa sofreu, nos períodos recentes, prejuízos fiscais com projeção de continuidade durante um período de tempo. Essa cobrança, não em espécie, reflete a avaliação da empresa de que os ativos por impostos deferidos não serão realizáveis no futuro próximo, mas não tem efeito sobre a sua capacidade de usar ativos por impostos deferidos, tais como prejuízos e créditos tributários, para reduzir futuros pagamentos de impostos. O resultado não GAAP da empresa excluem os efeitos dessa cobrança.
O lucro líquido não GAAP do quarto trimestre foi de US$ 5,5 milhões, ou US$ 0,26 por ação diluída, em comparação com o lucro líquido não GAAP de US$ 5,6 milhões, ou US$ 0,26 por ação diluída, no mesmo trimestre do ano anterior.
- Espécie, Equivalentes a Espécie e Investimentos:Os valores em espécie, equivalentes a espécie e investimentos totalizaram US$ 61,7 milhões em 31 de dezembro de 2014, em comparação com US$ 107,8 milhões em 31 de dezembro de 2013.
- Fluxos de Caixa:A empresa gerou US$ 1,3 milhões decorrentes de atividades operacionais no quarto trimestre e usou US$ 4,3 milhões para despesas de capital, incluindo a expansão contínua de sua infraestrutura de nuvem, e capitalizou US$ 7,3 milhões para custos de desenvolvimento do PureCloud.
* Uma conciliação das medidas financeiras GAAP versus não GAAP foi fornecida nas tabelas de declarações financeiras incluídas neste press release. Uma explicação dessas medidas também é incluída abaixo, sob o item “Medidas Não GAAP”.
Destaques financeiros do ano de 2014:
- Pedidos:O total de pedidos aumentou 11% em relação a 2013 e os pedidos baseados na nuvem cresceram 29% de um ano para o outro. Os pedidos baseados na nuvem representaram 59% do total de pedidos durante o ano total de 2014.
- Receitas:O total de receitas foi de US$ 341,3 milhões, um crescimento de 7% em relação a 2013. As receitas recorrentes aumentaram 27%, atingindo US$ 187,4 milhões, representando 55% do total de receitas. As receitas baseadas na nuvem tiveram um crescimento de 77%, atingindo US$ 60,5 milhões. Em 2014, as receitas de produtos foram de US$ 99,2 milhões, e as receitas referentes a serviços foram de US$ 54,7 milhões, em comparação com US$ 117,7 milhões e US$ 52,6 milhões, respectivamente, em 2013.
- Lucro Operacional (Perda):A perda operacional GAAP foi de US$ (17,8) milhões, em comparação com o lucro operacional GAAP de US$ 14,4 milhões em 2013. A perda operacional não GAAP em 2014 foi de US$ (1,5) milhões, em comparação com o lucro operacional não GAAP de US$ 26,0 milhões em 2013.
- Lucro Líquido (Perda):A perda líquida GAAP foi de US$ (41,4) milhões, ou US$ (1,98) por ação diluída, com base em 20,9 milhões de média diluída ponderada de ações em circulação, em comparação com o lucro líquido GAAP de US$ 9,5 milhões, ou US$ 0,45 por ação diluída, com base em 21,1 milhões de média diluída ponderada de ações em circulação em 2013.
- O lucro líquido não GAAP de 2014 foi de US$ 1,7 milhões, ou US$ 0,09 por ação diluída, em comparação com o lucro líquido não GAAP de US$ 16,7 milhões, ou US$ 0,79 por ação diluída em 2013.
- Fluxos de Caixa:A empresa usou US$ 1,7 milhões em fluxo de caixa para operações, US$ 21,4 milhões para despesas de capital, que incluíram a contínua expansão de sua infraestrutura na nuvem, US$ 20,4 milhões para custos de software capitalizados, e US$ 9,2 milhões para uma aquisição.
Destaques Adicionais do Quarto Trimestre de 2014 e Recentes:
- A empresa lançou o PureCloud Directory℠, um novo serviço de colaboração empresarial baseado na nuvem, e o primeiro a ser distribuído da plataforma PureCloud℠ da empresa em janeiro de 2015.
- A Interactive Intelligence conquistou o 2014 Cloud Computing Product of the Year Award por sua plataforma PureCloud, conforme apresentado pela revista Cloud Computing, da Technology Marketing Corp..
- A empresa foi incluída no ranking 2014 Software 500 da Software Magazinecomo um dos maiores fornecedores de software e serviços do mundo, despontando nas top 200 como a 182ª do ranking.
- A Frost & Sullivan reconheceu a Interactive Intelligence com seu prêmio 2014 EMEA Contact Centre Systems Company of the Year.
- Pelo segundo ano consecutivo, a Interactive Intelligence foi honrada com o Glassdoor’s Employees’ Choice Award como um dos Melhores Lugares para Trabalhar nos EUA.
- Jeff Platón foi nomeado CMO da empresa, trazendo mais de 20 anos de experiência em gestão de marketing e produtos, incluindo 12 anos na Cisco Systems, onde ajudou a desenvolver estratégias mundiais go-to-market.
Sobre a Interactive Intelligence
A Interactive Intelligence Group Inc. (Nasdaq: ININ) é um fornecedor global de soluções e serviços em Cloud Computing para contact center, comunicações unificadas e automação de processos de negócios; sua missão é aprimorar a experiência do cliente. Suas soluções IP unificadas para comunicação corporativa têm beneficiado mais de 6.000 clientes em todo o mundo e podem ser implementadas localmente ou através da nuvem. A empresa está na lista de “500 Melhores Fornecedores de Software e Serviços” da revista Software Magazine e conquistou o prêmio Excelência em Computação em Nuvem 2014 da revista TMC. A Interactive Intelligence foi eleita pela Frost & Sullivan, por cinco anos consecutivos, como a Companhia do Ano no segmento Soluções para Contact Center, região da América do Norte. Além disso, a empresa foi premiada pelo Glassdoor, em 2014, como uma das melhores empresas para se trabalhar nos EUA. A empresa também foi incluída no ranking Mashable 2014 das melhores empresas de tecnologia. A Interactive Intelligence foi fundada em 1994, emprega mais de 2.000 funcionários e tem sua matriz em Indianápolis, Indiana. A empresa mantém escritórios na América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico. No Brasil, a Interactive Intelligence pode ser contatada através do número +55 11 5054-9400 ou no [email protected]. Visite a empresa através do site www.inin.com; no Twitter em www.inin.com.br/twitter, no Facebook em www.inin.com/facebook, ou LinkedIn em www.inin.com/linkedin.
Este release pode conter informações de um cenário futuro baseado em projeções e análises. Detalhes sobre resultados apresentados aqui e que podem se diferenciar de um cenário real estão descritos nos arquivos SEC da companhia.
A Interactive Intelligence Inc. é detentora da marca Interactive Intelligence, de seu logotipo e diversas outras marcas. Todas as marcas mencionadas neste documento são propriedade de seus respectivos proprietários
Non-GAAP Measures
The non-GAAP measures shown in this release include revenue which was not recognized on a GAAP basis due to purchase accounting adjustments, exclude non-cash stock-based compensation expense, certain acquisition-related expenses, the amortization of certain intangible assets related to acquisitions by the company, non-cash expense related to establishing the valuation allowance for our deferred tax assets, and adjustment for non-GAAP income tax expense. Reconciliations of these non-GAAP measures to the most directly comparable GAAP measures are included with the financial information included in this press release. These measures are not in accordance with, or an alternative for, GAAP and may be different from non-GAAP measures used by other companies. Stock-based compensation expense, amortization of intangibles related to acquisitions, expenses related to the valuation allowance for our deferred tax assets are non-cash and non-GAAP income tax expense is pro forma based on non-GAAP earnings. Management believes that the presentation of non-GAAP results, when shown in conjunction with corresponding GAAP measures, provides useful information to management and investors regarding financial and business trends related to the company’s results of operations. Further, our management believes that these non-GAAP measures improve management’s and investors’ ability to compare the company’s financial performance with other companies in the technology industry. Because stock-based compensation expense, certain acquisition-related expenses and amortization of intangibles related to acquisitions amounts can vary significantly between companies, it is useful to compare results excluding these amounts. Our management also reviews financial statements that exclude stock-based compensation expense, certain acquisition-related expenses, amortization of intangibles amounts related to acquisitions, expense related to the valuation allowance for our deferred tax assets and pro forma income tax expense for its internal budgets.
Forward Looking Statements
This release may contain certain forward-looking statements that involve a number of risks and uncertainties. Among the factors that could cause actual results to differ materially are the following: rapid technological changes and competitive pressures in the industry; worldwide economic conditions and their impact on customer purchasing decisions; the company’s ability to maintain profitability; to manage successfully its growth; to manage successfully its increasingly complex third-party relationships resulting from the software and hardware components being licensed or sold with its solutions; to maintain successful relationships with certain suppliers which may be impacted by the competition in the technology industry; to maintain successful relationships with its current and any new partners; to maintain and improve its current products; to develop new products; to protect its proprietary rights and sensitive customer information adequately; improve the company’s brand and name recognition; to successfully integrate acquired businesses; and other factors described in the company’s SEC filings, including the company’s latest annual report on Form 10-K.
Interactive Intelligence is the owner of the marks INTERACTIVE INTELLIGENCE, its associated LOGO and numerous other marks. All other trademarks mentioned in this document are the property of their respective owners.