Colégio estadual terá Ensino Médio profissionalizante em telecomunicações
O Instituto Embratel, juntamente com o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Fundação Xuxa Meneghel, comemora a inauguração do Colégio Estadual Hebe Camargo, instituição pública de Ensino Médio de período integral e integrado à formação técnico-profissionalizante em Telecomunicações. O colégio está localizado em Pedra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, e será inaugurado no dia 3 de fevereiro.
?O Instituto Embratel contribui com o desenvolvimento da educação brasileira e espera com a iniciativa tornar o colégio um importante centro de aprendizado e de capacitação de jovens para o mercado de trabalho?, afirma Oscar Petersen, Presidente do Instituto Embratel, enfatizando que ao término do curso, os alunos receberão Certificado de Ensino Médio juntamente com o de Qualificação Profissional em Telecomunicações.
O Instituto Embratel foi o responsável pelos custos de contratação do corpo docente para as disciplinas técnicas e pela consultoria pedagógica para o desenvolvimento do plano de curso. O Instituto adquiriu, ainda, o acervo bibliotecário pertinente ao curso de telecomunicações e softwares específicos. Além disso, arcou com os custos de estruturação e implantação dos laboratórios de eletroeletrônica, telefonia/fibra óptica, WLAN e TV/Satélite, sua manutenção e fornecimento de material e insumos.
O Colégio Estadual Hebe Camargo potencializará a empregabilidade de jovens formandos, bem como visa a atender a demanda por profissionais na área de telecomunicações no Rio de Janeiro. Nesse sentido, a Embratel como primeira empresa a apoiar a candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas de 2016 e patrocinadora e fornecedora oficial dos Jogos Olímpicos Rio 2016 junto com a Claro, na categoria Telecomunicações, oferecerá aos alunos a oportunidade de participar de visitas técnicas supervisionadas a algumas unidades das 180 venues olímpicas, que incluem os locais de realização das competições das Olimpíadas 2016 e às bases operacionais tecnológicas da Embratel.
Construído um em terreno doado pela Fundação Xuxa Meneghel, o colégio atenderá, inicialmente, a 420 alunos, distribuídos em 12 turmas de 35 alunos, durante os três anos de formação. Com o objetivo de garantir que os jovens da região tivessem acesso ao colégio, a Fundação Xuxa Meneghel ainda realizou uma grande divulgação na comunidade e criou, em parceria com o SESI, o Projeto Pré-Técnico Comunitário Acorda Pedra, com aulas preparatórias para o processo seletivo. Do total de alunos aprovados para estudar no colégio, 10% são oriundos do projeto.
A região de Pedra de Guaratiba possui um dos menores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) do Rio de Janeiro. Nessa localidade está instalada a Base Terrena de Satélites da Embratel, referência mundial por gerenciar satélites da empresa.
Sobre o Instituto Embratel
Criado em 20 de abril de 2001, o Instituto Embratel tem como sócios fundadores a Empresa Brasileira de Telecomunicações ? Embratel e a Embratel Participações ? Embrapar. É uma organização sem fins econômicos, com ação em todo o território nacional e com capacidade de atuação no exterior.
Ao longo de 12 anos de atuação, as ações do Instituto Embratel confirmam a solidez da Responsabilidade Social da Embratel em âmbito nacional e o compromisso com o desenvolvimento social, sustentável e a democratização ao acesso da informação e do conhecimento.
O Instituto Embratel foi qualificado pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público ? OSCIP (Lei 9.790/99) e recebeu, em 2012, um importante reconhecimento. O departamento de Informação Pública das Nações Unidas ? DPI/ONU conferiu o Status Associativo ao Instituto Embratel, listando-o como uma organização não governamental corporativa que promove os ideais e princípios sustentados pela Carta das Nações Unidas.
Sobre a Fundação Xuxa Meneghel
Inaugurada em 1989, a Fundação Xuxa Meneghel atua pela garantia e promoção dos direitos de crianças e adolescentes que têm seus direitos ameaçados ou violados. As atividades centrais são desenvolvidas em dois níveis: nacional e regional.
Nacionalmente, a instituição participa de campanhas, redes de mobilização social e desenvolve um forte trabalho de incidência política para influenciar na formulação de políticas públicas que garantam à infância e à juventude seus direitos.
Em âmbito regional, a Fundação atende crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social na comunidade de Guaratiba, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde realiza um trabalho integrado de educação, cidadania e participação infantojuvenil, com apoio às famílias, incentivo ao desenvolvimento comunitário, capacitação profissional e geração de trabalho e renda. (www.fundacaoxuxameneghel.org.br)