Com uso de tecnologia Wacom, projeto do Senai-AL, em parceria com a BIT9, desenvolve Simulador de Soldagem que agrega valor à preparação para o mercado de trabalho.
Inovar e capacitar seus alunos com uso de tecnologia de ponta são dois dos principais componentes do sucesso de um projeto implantado no âmbito do curso de Soldagem Industrial do Senai Alagoas e que, em breve, será realidade no sistema de ensino profissional de milhares de alunos em todo o Brasil. Trata-se do projeto de um Simulador de Soldagem Industrial, desenvolvido por meio da parceria entre o Senai-AL e a BIT 9, ferramenta didática estratégica na formação técnica de soldadores para o setor industrial.
Com uso de um tablet Cintiq 22HD da Wacom, empresa líder no mercado de tablets para criação digital, os parceiros desenvolveram o Simulador de Soldagem Industrial MIG/MAG e TIG. Utilizado pelos docentes na capacitação destes profissionais, o simulador reproduz em escala real todas as operações e posições de soldagem estabelecidas pela norma, com interação por sistema de coordenadas, que incluem parâmetros como: posição, inclinação, pressão e rotação da tocha de soldagem.
Entre os benefícios deste desenvolvimento destacam-se a redução de custos e do tempo de formação de profissionais, de despesas com energia elétrica e material de consumo, bem como a redução da ocupação dos postos de trabalho nos laboratórios de soldagem e, principalmente, a eliminação dos riscos de acidentes na fase mais crítica de preparação de soldadores.
A escolha da tecnologia Wacom surgiu com o objetivo de agregar ao projeto um princípio de realidade na simulação dos processos de soldagem MIG/MAG e TIG.
Esta capacidade realística no processo está diretamente ligada à perfeita integração entre a tecnologia disponível na Cintiq 22HD com o software simulador de soldagem, que apresenta duas linguagens de programação: Microsoft visual C++, responsável pela leitura dos dispositivos USB, como Hardlock e Tablet, e o Q3D para programação gráfica.
Vale ressaltar também o diferencial da caneta digital, que acompanha o produto, com tecnologia indutiva de precisão, proporcionando elevados níveis de detecção de pressão na ponta e ampla faixa de angulação, requisitos imprescindíveis para o sucesso na utilização do Simulador de Soldagem, destaca Jean Cavalcante, líder da área de Automoção Industrial e Instrumentação do Senai-AL. Não conhecemos outro modelo no mercado que disponibilize o que o nosso software necessita com o nível de tecnologia que a WACOM apresenta, completa Cavalcante.
Com este desenvolvimento, as instituições de ensino profissionalizante e o setor industrial terão condições de adotar técnicas e solução de ponta na preparação de mão de obra qualificada na área de soldagem industrial, já que o simulador viabiliza uma ação didática muito mais eficaz e efetiva, e também a inovação tecnológica por meio de soluções acessíveis, de fácil mobilidade e operabilidade suprindo, desse modo, a carência apresentada no setor industrial.
Para a Wacom, é gratificante saber que o nosso produto está agregando valor ao curso de soldagem industrial do Senai e beneficiando milhares de estudantes e futuros profissionais, gerando maior competitividade tanto para eles como para a própria indústria, ressalta Thiago Machado, country manager da Wacom.
Sobre a Wacom
Fundada em 1983, a visão da Wacom de unir mais as pessoas e a tecnologia através de tecnologias de interface natural transformou a empresa na maior fabricante mundial soluções digitais para interface humana. A Wacom revolucionou a natureza dos dispositivos digitais quando lançou sua família de telas interativas com caneta, viabilizando trabalhos com caneta sensível à pressão diretamente na tela. Hoje, milhares de profissionais criativos contam com as telas interativas com caneta da Wacom para aumentar o controle e produtividade dos seus fluxos de trabalho.