Nos nove primeiros meses de 2021 o número de pessoas ocupadas na indústria de alimentos acompanhou a evolução da produção física, registando expansão de 1,2% em relação ao mesmo período de 2020. No acumulado de 12 meses, até setembro, a alta foi de 1,4%, o que corresponde a uma expansão, anualizada, de 24 mil novos postos de trabalho. É o que aponta a pesquisa conjuntural mensal da Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA).
De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o saldo é positivo em 2,5 milhão de vagas, no total dos setores, incluindo serviços, indústria, agricultura e comércio. No que diz respeito apenas à indústria de alimentos, o número de trabalhadores diretos ocupados ao final desses nove meses alcançou 1,8 milhão. Mantido esse cenário de recuperação, o setor pode encerrar o ano com geração superior a 30 mil novos postos de trabalho.
“Caso haja melhora na economia nos próximos meses, a geração de vagas tem perspectiva de crescer ainda mais, tracionando o emprego e a renda em toda a cadeia de suprimentos”, reforça o presidente executivo da ABIA, João Dornellas, acrescentando que as empresas com foco nas exportações foram as que mais contrataram no período.
O executivo lembra que a indústria de alimentos e bebidas é a que mais gera empregos na indústria de transformação do Brasil, respondendo por 24,0% das vagas formais em agosto de 2021. O setor gera 8,9 milhões de vagas na cadeia como um todo.
O analista de precificação Marcos F. A. Barroso, de 35 anos, passou a fazer parte dessa estatística positiva no início de setembro. Contratado pela Cargill, uma das maiores indústrias de alimentos do Brasil, com sede em São Paulo, estava desempregado desde junho, recebeu o convite para o processo seletivo pelo LinkedIn e passou por entrevistas e dinâmicas virtuais.
Além da recolocação, o emprego chegou com outra grande novidade: a mudança de casa. No início de 2022 ele se muda com a esposa da cidade onde nasceram, Manaus, para a capital paulista. “Gosto muito de São Paulo e estou animado de poder ficar de vez”, alegra-se o contabilista, que por enquanto está atuando remotamente e tem como principal função elaborar precificação de produtos, produzir relatórios com performance comercial e financeira e dar suporte para as demais áreas da empresa.
A Mondelez International, uma das maiores fabricantes de snacks do país, com marcas icônicas como Lacta, Oreo, Trident, Tang, entre outras, também vai ver muitos rostos novos nos próximos meses. De acordo com Maria Claudia Souza, diretora de assuntos corporativos e governamentais para o Brasil, anualmente a empresa realiza contratações para atender a Páscoa, por exemplo. “Neste ano, 500 pessoas serão contratadas pelo período de seis meses para garantir a entrega dos ovos de chocolate pelo Brasil inteiro”, afirma a executiva.
Ela reforça que essa data comemorativa costuma movimentar a Mondelez International todos os anos. “O maior número de vagas que tivemos nos últimos meses foi para atender a produção da Páscoa 2022. A Páscoa leva cerca de 18 meses para ser planejada, então agora estamos na fase de produção. As vagas são temporárias, mas sempre temos oportunidade de efetivação. Muitos de nossos colegas que hoje ocupam cargos de liderança, por exemplo, iniciaram como sazonais de Páscoa, em nossa fábrica de Curitiba, a maior fábrica de chocolates da Mondelez no mundo”, completa Maria Claudia.
Um verão mais feliz
Para muitos, e estação mais celebrada do ano vem acompanhada de uma alegria extra: emprego novo. Anualmente, a Coca-Cola FEMSA Brasil realiza, de julho a dezembro, o Plano Verão, com processos seletivos para preenchimento de vagas temporárias. Na edição de 2021, foram disponibilizadas mais de 1.000 oportunidades, por meio do site https://trabalheconosco.vagas.com.br/femsa/oportunidades, para profissionais de nível médio nos cargos de operador de empilhadeira, motorista, arrumador de palete, operador de ecocargo, ajudante operacional, promotor, técnico de manutenção e técnico de manufatura.
“Nos meses mais quentes, o consumo de bebidas aumenta, não só por conta do clima, mas também devido a datas festivas como Natal e Ano Novo, sem falar nas férias, quando muitas famílias viajam para o litoral. O Plano Verão se faz necessário para podermos continuar atendendo os consumidores com qualidade e dar conta do crescimento da demanda”, reforça Leopoldo Paniagua, diretor de Recursos Humanos da Coca-Cola FEMSA Brasil.
A vagas foram abertas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Incentivo à diversidade
No Grupo HEINEKEN, as contratações vêm acompanhadas de iniciativas de inclusão e diversidade. “O respeito e incentivo à diversidade são pilares da nossa estratégia de negócio, diretamente ligados aos nossos valores, pois enxergamos que este tema, além de ser fundamental para o avanço da sociedade, é essencial para um ambiente criativo, inovador e que projete um real reflexo da sociedade”, afirma Marina Ferreira, gerente de assuntos corporativos da companhia.
Ela conta que uma das iniciativas foi a criação de grupos de afinidade, que reúnem pessoas das diferentes áreas de negócio para a execução dos planos táticos validados com o Comitê de Inclusão & Diversidade. “Isso inclui a troca de conhecimento, experiência e incentivo ao desenvolvimento de todos os envolvidos, além de campanhas e comunicações internas para fortalecer o conhecimento das principais temáticas, engajar as equipes nos compromissos estabelecidos e ampliar a conscientização, fortalecendo nossa cultura e valores”.
Website: https://www.abia.org.br/