A IAGENTE, com sede em Porto Alegre, completou cinco anos no mercado de TI. Em julho de 2008, a empresa iniciou as atividades com o nome de IAGENTE Soluções Online, criada por três profissionais de diferentes áreas: um publicitário, um analista de sistema e um administrador. O carro-chefe foi uma ferramenta de email marketing elaborada pela iniciativa solitária de um dos sócios. E foi com este embrião que ao longo do tempo a IAGENTE aperfeiçoou a ferramenta até chegar à definição dos serviços em sistemas para comunicação.
O foco inicial foi o IAGENTEmail – ferramenta de email marketing que auxilia na obtenção de métricas dos envios e também permite realizar pesquisas online. Este sistema recebeu um visual atrativo e passou por diversos testes até chegar ao mercado. O próximo passo foi a criação de uma ferramenta de e-commerce, o IAGENTEshop. A demanda por melhorias e manutenção obrigou a empresa a descontinuar o produto. Por isso, os diretores da IAGENTE decidiram criar uma ferramenta de envio de mensagens de texto para telefones celulares (SMS). A partir desta ideia, nasceu o IAGENTEsms – plataforma que envia e recebe torpedos SMS e que possibilita a integração com diversos sistemas. Hoje, estes são os dois principais sistemas oferecidos aos clientes.
Com todos os investimentos realizados até este momento e a qualidade dos serviços reconhecida pelos próprios usuários das ferramentas, a IAGENTE superou a marca de mil clientes atendidos em todo o País e também do exterior, como Estados Unidos, China e Angola. Os setores de abrangência se concentram no de varejo, atacado, industrial, educacional, previdenciário e de finanças. A equipe da empresa, que nasceu a partir da iniciativa de três sócios, precisou ser ampliada para 12 profissionais, sendo quatro sócios e mais oito colaboradores.
O desempenho somente nos primeiros seis meses deste ano mostra o crescimento da IAGENTE. Neste período, a empresa teve seu volume de emails elevado em 75%, enquanto o IAGENTEsms cresceu 120%, ambos em comparação ao primeiro semestre de 2012. Até o final do ano, a empresa na área de TI projeta elevar em cerca de 50% o faturamento comparado a 2012 em decorrência deste forte crescimento, além de investimentos em novos serviços e tecnologias que deverão complementar o portfólio de produtos da empresa.