Umas das atrações será o Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real (SCATS) integrado ao Transporte Coletivo
O Grupo Digicon vai mostrar soluções inovadoras na área de mobilidade urbana e de bilhetagem eletrônica no Congresso Brasileiro de Transporte e Trânsito. O evento acontece de 08 a 10 de outubro em Brasília. Uma das atrações será o Sistema de Priorização do Transporte Coletivo, com uma integração do Sistema de Controle Adaptativo de Trânsito em tempo real (SCATS) com o Sistema de Monitoramento via satélite (AVL). O projeto piloto inicia em outubro na cidade de São José dos Campos (SP). “A solução consiste na utilização de um monitoramento via GPS dos ônibus integrado ao sistema SCATS. Dessa forma, será possível analisar e atuar nas intersecções priorizando as passagens dos coletivos”, explica Hélgio Trindade, gerente de produtos da Digicon.
Além desta inovação, a Digicon também demonstrará os projetos de controle de trânsito com SCATS em Recife (PE) e em Belo Horizonte (MG). Essa tecnologia implantada nos municípios tem permitido alterar automaticamente os tempos de verde dos semáforos, conforme a aproximação de veículos dos cruzamentos com o auxílio de detectores virtuais com câmeras de vídeo. “Faremos uma conexão remota dos sistemas, que estão em funcionamento nestas duas cidades que serão sedes da Copa do Mundo e receberão um fluxo grande de pessoas”, informa Trindade. Segundo resultados das aplicações em diversos países, o uso deste sistema reduz as paradas de veículos em até 40% e diminui incidências de atraso em até 20%.
Outra atrações previstas são o novo Validador DG Smart, um produto que alia performance, design diferenciado e interface intuitiva para ajudar a reduzir filas nas catracas e agilizar o embarque nas paradas e terminais de ônibus. Também será demonstrado o Controle de Arrecadação e de Passageiros (SCAP), o qual a Digicon apresentará os bloqueios Slide 500, utilizados na Linha 4 do Metrô de São Paulo e, recentemente, na Linha 15 (Monotrilho). E os parquímetros DGPark para estacionamentos públicos, uma tecnologia desenvolvida para as áreas centrais das principais cidades brasileiras as quais enfrentam o problema constante de vagas de estacionamento. Atualmente, a Digicon possui mais de 2 mil equipamentos instalados em 45 cidades no Brasil, controlando aproximadamente 50 mil vagas.
Dentro do estande também participará a Perto S.A. – empresa especializada em automação para bancos e varejo. Na ocasião, será exposto o Paystation Reciclador, um terminal de pagamentos que aceita cédulas, moedas, cartões de crédito e de débito e pode dar troco em moedas e ou cédulas. Tem como diferencial o reaproveitamento das cédulas depositadas e estas ficam disponíveis para saque, com a conferência automática, realizada pelo sistema. Além da agilidade e segurança nas operações de depósito, a vantagem é que o equipamento permanece abastecido por mais tempo, pois é realimentado pelo próprio depósito.