Concessionária que hoje administra o Aeroporto Internacional de São Paulo modernizou a plataforma híbrida e flexível de voz e switching com as soluções da fabricante
Oferecer uma tecnologia confiável, robusta e flexível de comunicações para o GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo, capaz de evoluir sem rupturas e de maneira simples. Garantir o trabalho com os mais altos níveis de atendimento (SLA), inerentes aos aeroportos, de todos que a utilizam. E satisfazer plenamente os milhares de clientes alocados dentro desta infraestrutura – estes eram os maiores desafios da Alcatel-Lucent Enterprise e de seu parceiro VS Telecom junto à Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos.
Em junho de 2012, quando o Contrato de Concessão foi assinado, transferindo a gestão do aeroporto à iniciativa privada, todos os contratos de fornecimento e serviços foram reavaliados, incluindo a parte de telecomunicações. A Concessionária, após analise minunciosa, optou pelo uso da tecnologia da Alcatel-Lucent Enterprise e pelo expertise da VS Telecom, dando prosseguimento ao trabalho junto ao GRU Airport.
De acordo com Luiz Eduardo Ritzmann, CIO do GRU Airport: “A tecnologia de voz e dados da Alcatel-Lucent Enterprise, em parceria com a VS Telecom, atualizou o sistema de comunicação de voz do aeroporto, incluindo o recém-inaugurado Terminal 3, para oferecer telefonia IP, digital e analógica em todos os ramais internos e dos condôminos (lojas, restaurantes, empresas aéreas etc) do sítio aeroportuário.
Voltado para voos internacionais, o Terminal 3 foi construído em um ano e sete meses, possui uma área de 192 mil m2 – maior do que os outros três terminais juntos –, e conta com tecnologias e equipamentos comparáveis aos dos melhores aeroportos do mundo. Sua estrutura possui um espaço maior na área restrita (após a inspeção de raios-X) do que na área pública. Seus dois pátios têm capacidade para 34 aeronaves. Cerca de 38 mil pessoas trabalham no aeroporto.
Ritzmann ainda acrescenta que o atual data center do aeroporto conta com o que há de mais novo em termos de soluções de TI e telecom. A solução de voz da Alcatel-Lucent, composta por servidores e switches, estão alocados em um ambiente com o que há de mais moderno em termos de segurança e redundância de energia, composta por cinco níveis, fazendo com que a infraestrutura de TI nunca saia do ar e garantindo o funcionamento ininterrupto do aeroporto.
Ao todo são mais de 10 mil portas de voz instaladas, distribuídas entre o prédio da Administração, Terminais de Passageiros, Terminal de Cargas (TECA), Terminal Remoto, canteiro de obras, além de Wi-Fi para uso corporativo.
“O escopo de atendimento de manutenção e configuração, sob a responsabilidade da VS Telecom, totaliza 10.518 portas de voz (ramais e troncos), 600 portas de dados, que incluem os pontos de rede, Wi-Fi na área administrativa”, afirma Sérgio Udo, diretor comercial da VS Telecom e responsável pelo projeto. “Nosso conhecimento para atender as complexas operações do aeroporto, aliado à tecnologia confiável da Alcatel-Lucent, são os diferenciais e a chave do sucesso”, conclui.
Para Luiz Ritzmann: “Esta infraestrutura de telecomunicações é a responsável por atender o principal ‘hub’ aeroportuário da América Latina. Os ramais telefônicos atendem, além da área administrativa, a segurança, a manutenção, o ambulatório, todos os balcões de check-in dos quatro terminais, as agências bancárias, os Correios, as locadoras de carros, o Free Shop, lojas, restaurantes e o Hotel Pullman SP International Airport (antigo ‘Caesar Park’), que também faz parte do sítio aeroportuário. Sem mencionar os telefones das autoridades públicas que atuam no aeroporto – os switches são os responsáveis pela parte de dados e telefonia IP desses órgãos e de todo aeroporto”.
“Segurança operacional, a experiência do passageiro (cliente) e o engajamento das pessoas são os pilares do GRU Airport, que tem como principal referência disso o Terminal 3. Nós acreditamos que essa evolução se assemelha muito com a nossa visão e as soluções de comunicações e dados que ofertamos para organizações de todo mundo. Estamos muito satisfeitos e empolgados com a plena satisfação de nosso cliente, que já liderava a inovação no Brasil, olhou para o futuro e garantiu a melhoria contínua pelas próximas décadas”, completa Renato Yoshizako, gerente de canais da Alcatel-Lucent Enterprise no Brasil.
Esta inovação também pode ser exemplificada com os processos automatizados para facilitar o fluxo de passageiros do Terminal 3, como despacho automático de bagagem, portões eletrônicos de controle de imigração/emigração e sistema que vai permitir despachar bagagens com dez horas de antecedência. Isto quer dizer que, da porta de entrada até o avião, o passageiro praticamente não terá contato com nenhum funcionário.
Sobre a Alcatel-Lucent Enterprise
A Alcatel-Lucent Enterprise oferece produtos e soluções que transformam a comunicação das organizações em conversas produtivas entre clientes, profissionais e seus parceiros de negócios. A Alcatel-Lucent atua em dois segmentos neste mercado – Comunicação e Redes. As soluções de Comunicação permitem que os profissionais colaborem de uma maneira mais natural e eficaz com a utilização de dispositivos em diferentes locais para uma maior eficiência e inovação nos negócios. Já as soluções de Redes oferecem opções de conectividade flexíveis, seguras, confiáveis e com baixo consumo de energia, que reduzem substancialmente os custos e simplificam a entrega de aplicações em tempo real para qualquer que seja o dispositivo e sem interrupções.
Sobre a Concessionária
No dia 6 de fevereiro de 2012, o consórcio formado pelas empresas Invepar (Investimentos e Participações em Infraestrutura S.A.) e ACSA (Airports Company South Africa) foi anunciado o vencedor do leilão de concessão do Aeroporto Internacional de Guarulhos, o maior do país, com movimento de cerca de 32,8 milhões de passageiros em 2012. Com a assinatura do contrato foi formada a Concessionária do Aeroporto Internacional de Guarulhos S.A., com 51% das ações pertencentes à Grupar (Grupo Invepar e ACSA) e 49%, à Infraero. Dos 51% da iniciativa privada, a Invepar tem participação de 90% e a ACSA, de 10%.