Home Mídia Corporativa Go2neXt usa tecnologia Citrix para ajudar Escola Senai de Informática a migrar seus laboratórios para a nuvem

Go2neXt usa tecnologia Citrix para ajudar Escola Senai de Informática a migrar seus laboratórios para a nuvem

por Agência Canal Veiculação

Referência de excelência na formação profissional para a indústria e em particular para o setor de Tecnologia da Informação (TI), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de São Paulo capacitou, no ano passado, quase um milhão de pessoas. Deste total, cerca de 3.200 foram formadas pela Escola Senai de Informática, especializada no setor de TI. “A área de TI é suporte para todas as outras indústrias”, observa o professor Alexssandro Augusto Reginato, diretor da Escola Senai de Informática. “Nosso objetivo é formar profissionais capazes de atender às demandas de cada segmento, e que façam a gestão mais eficiente do ambiente de TI”.image003

 

Para atingir esse objetivo, a Escola Senai de Informática tem 17 ambientes de ensino, incluindo salas de aula e laboratórios, que reproduzem os diversos postos de trabalho e as ferramentas de TI que serão usados nas indústrias. “Para atingir a excelência, necessitávamos ter ambientes flexíveis e sempre disponíveis, prontos para conectar alunos e professores em minutos”, explica o professor Reginato. Para ele, a resposta a essa demanda era uma só: que os ambientes de ensino estivessem na nuvem. O projeto e a implementação deste novo ambiente foi realizado pela Go2neXt Cloud Computing Building & Integrator, que recomendou o uso da tecnologia Citrix para esta aplicação.

 

Atualmente, 206 desktops de 12 laboratórios da Escola Senai de Informática estão na nuvem, virtualizados com a ajuda da solução Citrix XenDesktop Platinum, que inclui os componentes XenServer e XenApp, entre vários outros.

A Go2neXt, por sua vez, entregou ao Senai-SP a oferta Go2Cloud – serviços de migração para a nuvem baseados em metodologia própria. O Go2Cloud destaca-se por sua capacidade de acelerar o avanço para a nuvem de forma segura e controlada. O resultado da soma da tecnologia Citrix com os serviços Go2neXt já se faz notar, segundo destaca o professor Reginato. “O tempo de preparo de um ambiente de ensino poderia levar uma semana. Hoje, isto é feito em menos de uma hora.” Outro ganho concreto com o sistema na nuvem foi a queda para perto de zero do número de chamados no help desk. “E, acima de tudo, tanto professores como alunos tiveram seu tempo otimizado graças à excelência da estrutura virtualizada que adotamos”, enfatiza o professor Reginato.

 

Segundo ele, o ganho mais tangível é a acessibilidade. “Agora eu tenho um ambiente educacional com disponibilidade além da sala de aula e dos laboratórios, pois os estudantes podem acessar diferentes conteúdos em qualquer tipo de máquina, incluindo dispositivos móveis, em toda a escola”. No Senai-SP, os alunos e professores utilizam desde pesadas soluções mecânicas em 2D e 3D, como o AutoCAD, até plataformas de desenvolvimento de software, como o Visual Studio e o Eclipse. Também trabalham com dezenas de outras aplicações, inclusive para máquinas Macintosh.

image005Uma vez decidido o avanço em direção ao laboratório na nuvem, o professor Reginato e o instrutor José Roberto Chile Silva, que atuou como líder deste projeto, solicitaram provas de conceito (POC) a diversos fornecedores da área de virtualização em geral e de virtualização de desktop, em particular.

“Gerenciamos o POC sabendo que, se desse certo, o projeto poderia ser um modelo para levar outros laboratórios do Senai-SP para a nuvem”, explica Reginato. “Criamos uma RFP em que o ambiente a ser virtualizado incluía dispositivos móveis como iPhone e iPad, além de desktops de todas as configurações e idades.”

Para ele, a complexidade do desafio também aumentou em razão de a solução ir muito além do Office e do Windows. “Era fundamental que a POC mostrasse o efeito da virtualização de desktops em aplicações muito mais pesadas, como as ferramentas da área mecânica e de desenvolvimento de software”, completa o instrutor Silva.

 

Ao final do processo, o POC liderado pela equipe da Go2neXt foi o que mostrou melhores resultados. “Os profissionais da Go2neXt chegaram em nossa escola em uma terça-feira e em três dias subiram a estrutura para a nuvem. O POC dessa empresa levou menos de oito horas corridas para produzir resultados. Outros fornecedores levaram meses com este processo e não atingiram os objetivos que a Go2neXt conquistou no nosso ambiente operacional”, afirma o professor Reginato. A expertise técnica dos profissionais do Senai-SP fez com que todo o projeto se destacasse pelo forte espírito de cooperação entre os times da Go2neXt, da Citrix e da equipe da Escola Senai de Informática.

 

Segundo Luis Banhara, diretor geral da Citrix no Brasil, a tecnologia é essencial para que as pessoas possam trabalhar e estudar melhor. “A Citrix tem como principal objetivo oferecer soluções complexas com interfaces simples para agilizar e facilitar processos em diversos setores. O acesso à educação é uma das principais necessidades do país e auxiliar neste processo foi fundamental para mostrar que a tecnologia deve fazer parte da infraestrutura das instituições de ensino”.

Paulo Henrique Pichini, CEO & President da Go2neXt Cloud Computing Builder & Integrator, vê neste projeto a prova de que não há limites nem para a virtualização de desktops, nem para a computação em nuvem. “Este projeto foi extremamente inovador – é um dos primeiros no Brasil a levar a virtualização de desktop para aplicações pesadas, da área da indústria e do setor de desenvolvimento de software”. A equipe Go2neXt trabalhou com o time do Senai-SP para transferir para a nuvem a demanda de máquina e de infraestrutura de rede à cada aplicação utilizada em sala de aula. O resultado, diz Pichini, é palpável: “Os alunos nem percebem que estão trabalhando em sistemas que, em vez de rodar no desktop da sala de aula, estão sendo processados na nuvem”.

 

 

Sobre a Go2neXt

 

Empresa brasileira de integração e construção de ambientes de computação em nuvem, a Go2neXt ajuda a corporação usuária a migrar, de forma flexível, segura e com excelente custo/benefício, de ambientes legados para ambientes virtualizados e de cloud computing. A Go2neXt conta com um ecossistema de parceiros que inclui Cisco, Citrix, EMC, Fluke Networks, Microsoft, VCE, VMware e Westcon, entre outros. A empresa propõe soluções que permitam que seus clientes mantenham o foco e a atenção no negócio final, de maneira a usar a tecnologia como uma alavanca de resultados, sem a necessidade de grandes investimentos e de apropriação de ativos. Isso acontece sem desprezar o legado existente, que deve cooperar e interoperar com os novos ambientes e soluções. Outro destaque da oferta Go2neXt é o fato de poder ser utilizada sob demanda, a custos flexíveis e previsíveis (CoD – Costs on Demand). O portfólio Go2neXt inclui consultoria, projeto, implementação e gerenciamento de redes tradicionais, de ambientes baseados em serviços gerenciados e de ambientes de computação em nuvem. A empresa é liderada por Paulo Pichini e Murilo Serrano, executivos com mais de 25 anos de experiência no mercado global de soluções de TI. Mais informações no portal www.go2next.com.br.

 

Sobre a Citrix

A Citrix (NASDAQ: CTXS) lidera a transição para espaços de trabalho definidos por software, reunindo virtualização, gestão de mobilidade, redes e soluções SaaS para melhorar a forma de trabalhar das empresas e pessoas. As soluções da Citrix criam uma plataforma para a mobilidade empresarial com espaços de trabalho seguros e móveis, oferecendo acesso instantâneo a aplicativos, desktops, dados e comunicações através de qualquer dispositivo ou rede e a nuvem. Com receitas anuais de US$ 3,14 bilhões em 2014, as soluções da Citrix são usadas em mais de 330 mil organizações e por mais de 100 milhões de usuários globais. Para saber mais, visite www.citrix.com.

Sobre o Senai-SP

Criado em 28 de agosto de 1942, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Departamento Regional de São Paulo (Senai-SP) é uma instituição privada, mantida e administrada com contribuições das indústrias, que atua no campo da educação profissional, na difusão de novas tecnologias e na prestação de serviços técnicos e tecnológicos.

O SENAI-SP é composto por 170 unidades de atendimento – 91 Centros de Formação Profissional e 79 escolas móveis –, estrutura que apoia 30 áreas tecnológicas industriais.

Durante sua história, a entidade capacitou mais de 28 milhões de profissionais, sendo considerada uma das maiores instituições do gênero no mundo. No ano passado registrou quase um milhão matrículas nas diferentes modalidades de ensino. Esse resultado consolida as ações diretas em suas unidades e em entidades conveniadas sob sua supervisão, e também as ações indiretas realizadas com empresas, por meio de Termos de Cooperação Técnica e Financeira.

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Ao navegar neste site, você aceita os cookies que usamos para melhorar sua experiência. Aceito Mais informações