A importância da gestão de projetos para o programa de governo
Gestão Brasil, Programa de Gestão Pública Online, traz a oportunidade para que servidores públicos se capacitem e otimizem os serviços oferecidos aos cidadãos
Administrar uma instituição pública é uma tarefa prazerosa e, ao mesmo tempo, árdua. É necessário saber atuar num contexto amplo e sujeito a influência de diversos fatores. Isto quer dizer saber interpretar tendências, negociar com diversos interlocutores, conhecer novas tecnologias, ter um canal de comunicação muito bem estruturado com a população e implementar novos serviços e produtos. Juntando a isto muito rigor para perseguir o que se traçou, sangue frio para assumir riscos calculados além de perspicácia e coragem para alterar o rumo, chegamos na prática a real importância de ter e executar um programa de governo.
Segundo Sérgio Moschioni, especialista em gestão de projetos, consultor e professor do módulo de Gerenciamento de Projetos do Gestão Brasil ? Programa de Gestão Pública Online – toda entidade deve ter uma estratégia traçada por intermédio de um programa de governo. ?Como bem disse o ?Gato? no livro Alice no País das Maravilhas – para quem não sabe onde ir qualquer caminho serve. Há exemplos de entidades no setor público que enfrentam diversos problemas devido a não realização do programa de governo. Na maior parte das vezes elas até tem o programa, mas não conseguem realizá-lo. Algumas perderam seu foco e estão tão envolvidas com atividades operacionais diárias que hoje não tem controle algum sobre os projetos do programa de governo. O resultado, possivelmente, será uma gestão ineficaz que fará com que no final do mandato existam questionamentos sobre a competência dos gestores envolvidos?, explica.
Estes projetos precisam ser gerenciados de uma maneira coordenada e a partir daí é que eles darão os resultados esperados para o programa de governo. A gestão de projetos de uma maneira mais estruturada e profissionalizada nasceu nos Estados Unidos. Foi lá que, na década de 60 com a ajuda do Project Management Institute, ela passou a ser tratada como uma área administração e ganhou cada vez mais importância no cenário mundial.
Nos últimos 20 anos é que a gestão de projetos iniciou sua atuação de uma maneira mais profissional na iniciativa privada e na pública. No início as instituições públicas não sabiam ao certo sua importância e algumas passaram e aplicá-la por seguir a ?onda? do mercado ou devido outras exigências. Mas com o passar dos anos perceberam que era a gestão de projetos que permitia a conclusão do programa de governo. Isto fez com que esta área ganhasse cada vez mais importância no cenário púbico.
?Logicamente que ainda temos casos de entidades que tem dificuldade nesta execução mas nota-se profundo interesse em alguns gestores em aplicar isto de maneira coordenada, pois o valor agregado é enorme. Testemunhamos um número cada vez maior de instituições que tem investido tempo e recursos em gestão de projetos visando atingir seu plano de governo. A maioria delas já estão colhendo resultados pois estão numa fase de amadurecimento e confirmando na prática a importância da gestão de projetos para o programa de governo. E se você ainda tem alguma dúvida da importância disto, lembre-se do que disse o ?Gato?: para quem não sabe onde ir qualquer caminho serve?, finaliza o professor do Gestão Brasil.
Sobre o Gestão Brasil
O objetivo do Gestão Brasil é oferecer à Administração Pública capacitação online para que os gestores alcancem melhores resultados nos serviços públicos para os cidadãos. O Programa alia conhecimento e experiência em gestão pública (iFHC) com competência e excelência em gestão empresarial (EBS), resultando em um produto inovador, que traz aos gestores públicos as melhores práticas da gestão empresarial para serem aplicadas na Administração Pública. Trata-se de uma contribuição para o fortalecimento e a melhoria da gestão pública no Brasil.
Inicialmente foram lançados dois cursos: um para Administração Estratégica e outro para Administração Operacional, cada um com 22 módulos de aprendizagem, baseados em videoaulas de 15 minutos.
Gestores públicos estratégicos:Destinado aos profissionais da Administração Pública que ocupam posições mais estratégicas, com responsabilidade e capacidade de formulação de políticas governamentais, nos seus vários níveis. Como gestor público estratégico consideram-se os Chefes do Poder Executivo (governadores e prefeitos), seus auxiliares diretos (secretários, diretores e assessores), e os servidores públicos destacados para funções estratégicas na administração pública federal, estadual ou municipal. O curso destina-se também a profissionais do setor privado que prestam serviços ao Poder Público.
Gestores públicos operacionais:Este curso destina-se aos servidores públicos que, embora não ocupem posições estratégicas, são fundamentais nas operações efetivas da Administração Pública. São os funcionários públicos que desejam ? e merecem ? aprimorar a sua formação, ampliando o seu conhecimento, com o objetivo de oferecer melhores serviços públicos à população nas mais diversas áreas: segurança pública, saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente, entre outras. Também se destina a profissionais do setor privado que prestam serviços ao Poder Público.