Investimentos de longo prazo, alta qualidade na gestão e a reconhecida capacidade de inovar. São estes alguns dos fatores que fizeram a GE subir uma posição no ranking World’s Most Admired Companies 2015. A conquista do nono lugar na lista das 50 mais admiradas do mundo, lançada pela Fortune em parceria com o Hay Group, reproduz o fortalecimento da confiança do mercado global após a companhia adotar uma nova filosofia, agora focada em suas operações industriais.
A Fortune atribui a conquista ao momento vivido pela GE após a decisão de separar o braço financeiro (rebatizado de Synchrony Financial) das operações voltadas à indústria. A GE passou a se concentrar na fabricação de equipamentos como motores aeronáuticos, equipamentos de saúde e turbinas a gás, além de ampliar os investimentos em suas operações no exterior, grupo em que o Brasil ocupa posição de destaque como o terceiro maior mercado da GE, atrás somente dos Estados Unidos e China.
“As operações no Brasil e América Latina da GE ajudam a construir uma percepção positiva do mercado global. A presença neste ranking é um termômetro positivo de que nossa obssessão por inovar para resolver os problemas da humanidade está sendo vista com bons olhos. Nossos constantes investimentos nos permitem manter os compromissos que assumimos em diferentes setores na região”, afirma Reinaldo Garcia, presidente e CEO da GE para a América Latina.
Além de inovação e dos demais quesitos citados, a GE também recebe avaliações positivas em fatores como competitividade global, gestão de pessoas, responsabilidade social, solidez financeira e qualidade dos produtos e serviços.
Sobre o ranking
As 50 companhias mais admiradas são selecionadas pela Fortune desde 1997. O recorte inicial é feito a partir dos índices das 500 maiores do mundo e das 1.000 maiores dos Estados Unidos em receita, também organizados pela revista. Para a construção do ranking, analistas e executivos avaliam as empresas sob nove quesitos que vão desde valor de mercado até responsabilidade social e qualidade dos produtos e serviços.