Home Mídia Corporativa Games: um novo e fascinante mercado para o Brasil?

Games: um novo e fascinante mercado para o Brasil?

por Agência Canal Veiculação
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Será que chegou a vez do país se tornar fornecedor e deixar de ser apenas consumidor?

Os jogos, enquanto negócio no Brasil, nunca estiveram tão em alta. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa apresentada pela consultoria GFK no Brasil Game Show, o mercado de games no país já movimenta mais do que no Reino Unido, Alemanha e Espanha. Ainda de acordo com a consultoria, as vendas por aqui cresceram 25% entre 2012 e 2013.

Para Ludmilla Rossi, sócia-diretora de Planejamento e Criação da agência Mkt Virtual, desenvolvedora do recém-lançado puzzle “Fruits’n Tails”, ao mesmo tempo em que o mercado apresenta forte crescimento nas vendas, existem estúdios de criação fechando as portas no Brasil. Ou seja, ela considera o mercado de desenvolvimento de games ainda incipiente no país.

“Nós somos grandes consumidores, o mundo olha para nós como mercado e não como indústria. Proporcionalmente, produzimos pouquíssimo. Acreditamos que existam muitas oportunidades se focarmos em desenvolver narrativas e mecânicas de jogo dentro do contexto brasileiro; como explorar nossas temáticas, dilemas, cultura, história etc. O mercado de jogos pode se expandir de todas as formas, inclusive colaborando para resolvermos problemas de diferentes esferas.

Ainda segundo Ludmilla, estar preparado para viver uma grande dicotomia e insistir bastante é o segredo para quem pensa em abrir uma startup desenvolvedora de jogos.”Nem tudo é tão divertido quanto parece, e o maior “poder” é a persistência. Recomendamos também olhar para alguns eventos internacionais que podem acelerar o aprendizado. É importante lembrar que é uma área onde os modelos de negócio mudaram muito nos últimos meses e permanecem nessa volatilidade”, orienta.A criação dos personagens foi uma das etapas mais importantes do game design do jogo “Fruits’n Tails”. Cada um dos quatro macacos tem uma personalidade diferente e são baseados em artistas reais de importância para a história da arte. O macaco azul, Vince, é o rosto que estampa o ícone do game. Seu nome deriva do próprio Leonardo da Vinci que aparece no jogo. É o mais carismático dos macacos coloridos.

Conceito
O macaco vermelho, Ticelli, é referência ao pintor renascentista Sandro Botticelli. Ele é o mais esquentadinho dos macacos coloridos. Possui um ar superior e se acha muito mais talentoso do que os outros. O macaco cinza, Sanzio, é o mentor do grupo. Seu nome vem de outro pintor renascentista, Rafael Sanzio. Por fim, o macaco amarelo, é o mais maluco de todos. Já Ludovico, que sempre estampa caras e bocas engraçadas, homenageia o pintor Michelangelo di Ludovico.Para o produtor e responsável pelo conceito do jogo, Danilo Costa, o “Fruits’n Tails”, que começou a ser desenvolvido em 2012, oferece muitas novidades para o campo dos games portáteis.

“É uma mecânica que se enquadra na categoria action puzzle, pois no game o usuário precisa ter raciocínio e agilidade além de trazer à tona a mecânica color match”, explica.

O momento é agora?
Para o empreendedor brasileiro que possui boas ideias em relação à criação de games, será que chegou o momento de investir neste segmento? E a popularização dos dispositivos móveis no país, pode servir como motivação extra? Para quem não sabe, neste ano, pela primeira vez, as vendas combinadas de smartphones e tablets vão superar as de todos os equipamentos eletrônicos de consumo somadas.

Será que chegou a vez do país se tornar fornecedor e deixar de ser apenas consumidor?

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