Os jogos, enquanto negócio no Brasil, nunca estiveram tão em alta. Para se ter uma ideia, segundo pesquisa apresentada pela consultoria GFK no Brasil Game Show, o mercado de games no país já movimenta mais do que no Reino Unido, Alemanha e Espanha. Ainda de acordo com a consultoria, as vendas por aqui cresceram 25% entre 2012 e 2013.
Para Ludmilla Rossi, sócia-diretora de Planejamento e Criação da agência Mkt Virtual, desenvolvedora do recém-lançado puzzle “Fruits’n Tails”, ao mesmo tempo em que o mercado apresenta forte crescimento nas vendas, existem estúdios de criação fechando as portas no Brasil. Ou seja, ela considera o mercado de desenvolvimento de games ainda incipiente no país.
“Nós somos grandes consumidores, o mundo olha para nós como mercado e não como indústria. Proporcionalmente, produzimos pouquíssimo. Acreditamos que existam muitas oportunidades se focarmos em desenvolver narrativas e mecânicas de jogo dentro do contexto brasileiro; como explorar nossas temáticas, dilemas, cultura, história etc. O mercado de jogos pode se expandir de todas as formas, inclusive colaborando para resolvermos problemas de diferentes esferas.
Ainda segundo Ludmilla, estar preparado para viver uma grande dicotomia e insistir bastante é o segredo para quem pensa em abrir uma startup desenvolvedora de jogos.”Nem tudo é tão divertido quanto parece, e o maior “poder” é a persistência. Recomendamos também olhar para alguns eventos internacionais que podem acelerar o aprendizado. É importante lembrar que é uma área onde os modelos de negócio mudaram muito nos últimos meses e permanecem nessa volatilidade”, orienta.A criação dos personagens foi uma das etapas mais importantes do game design do jogo “Fruits’n Tails”. Cada um dos quatro macacos tem uma personalidade diferente e são baseados em artistas reais de importância para a história da arte. O macaco azul, Vince, é o rosto que estampa o ícone do game. Seu nome deriva do próprio Leonardo da Vinci que aparece no jogo. É o mais carismático dos macacos coloridos.
Conceito
O macaco vermelho, Ticelli, é referência ao pintor renascentista Sandro Botticelli. Ele é o mais esquentadinho dos macacos coloridos. Possui um ar superior e se acha muito mais talentoso do que os outros. O macaco cinza, Sanzio, é o mentor do grupo. Seu nome vem de outro pintor renascentista, Rafael Sanzio. Por fim, o macaco amarelo, é o mais maluco de todos. Já Ludovico, que sempre estampa caras e bocas engraçadas, homenageia o pintor Michelangelo di Ludovico.Para o produtor e responsável pelo conceito do jogo, Danilo Costa, o “Fruits’n Tails”, que começou a ser desenvolvido em 2012, oferece muitas novidades para o campo dos games portáteis.
“É uma mecânica que se enquadra na categoria action puzzle, pois no game o usuário precisa ter raciocínio e agilidade além de trazer à tona a mecânica color match”, explica.
O momento é agora?
Para o empreendedor brasileiro que possui boas ideias em relação à criação de games, será que chegou o momento de investir neste segmento? E a popularização dos dispositivos móveis no país, pode servir como motivação extra? Para quem não sabe, neste ano, pela primeira vez, as vendas combinadas de smartphones e tablets vão superar as de todos os equipamentos eletrônicos de consumo somadas.
Será que chegou a vez do país se tornar fornecedor e deixar de ser apenas consumidor?