Home Mídia Corporativa Estudo patrocinado pela Cisco constata que adoção de cloud será dominante, mas poucas organizações estão maximizando este valor

Estudo patrocinado pela Cisco constata que adoção de cloud será dominante, mas poucas organizações estão maximizando este valor

por Agência Canal Veiculação
Cisco apresenta novos e melhores serviços profissionais desenvolvidos para acelerar a jornada de cloud do consumidor e a transformação digital.

Cisco apresenta novos e melhores serviços profissionais desenvolvidos para acelerar a jornada de cloud do consumidor e a transformação digital.

A Cisco divulgou nesta semana os resultados de um estudo global indicando que, enquanto a adoção de cloud continua a acelerar, poucas organizações estão maximizando o valor que ela realmente pode oferecer. De acordo com o estudo, cerca de 68% das organizações estão usando cloud para ajudar a gerar resultados de negócios, um aumento de 61% em relação ao estudo do ano passado. O aumento da adoção de cloud está sendo alimentada por aplicativos nativos de nuvem, incluindo soluções baseadas em nuvem, segurança e Internet das Coisas (IoT). No entanto, a maioria das organizações (69%) não tem estratégias maduras* de nuvem e apenas 3% tem estratégias de nuvem otimizadas, gerando resultados de negócios superiores.

Em média, a maioria das organizações em estágios mais avançados de adoção de cloud veem um benefício anual por aplicativo baseado em nuvem de US$ 3 milhões em receitas adicionais e US$ 1 milhão em economia de custos. Estes aumentos de receita têm sido em grande parte o resultado de vendas de novos produtos e serviços, ganhando novos clientes mais rapidamente, ou pela habilidade acelerada de vender para novos mercados.

O estudo também revela que 95% destas organizações líderes com estratégias otimizadas de nuvem construíram um ambiente de TI híbrido, que utiliza múltiplas nuvens públicas e privadas baseadas em economia, localização e políticas de governança.

O InfoBrief chamado  “Cloud será dominante: Todos estão tentando, alguns estão se beneficiando, poucos estão maximizando valor“, patrocinado pela Cisco, foi desenvolvido pela International Data Corporation (IDC). O estudo é baseado em pesquisa de mercado realizada com executivos responsáveis por decisões de TI em mais de 6.100 organizações em 31 países que estão implementando nuvens privadas, públicas e híbridas com sucesso em seus ambientes de TI. Isto marca o segundo ano do estudo, quase dobrando o tamanho da amostra do ano passado.

No estudo, a IDC identifica cinco níveis de maturidade de cloud: ad hoc, oportunista, replicável, gerenciada e otimizada.

 

No estudo, a IDC identifica cinco níveis de maturidade de cloud: ad hoc, oportunista, replicável, gerenciada e otimizada.

No estudo, a IDC identifica cinco níveis de maturidade de cloud: ad hoc, oportunista, replicável, gerenciada e otimizada.

Adoção de nuvem híbrida por país e região

A adoção de nuvem híbrida (nuvem privada e serviços de nuvem pública) varia conforme o país ou região, com a Coreia e o Japão entre os países com o maior percentual de organizações que usam uma combinação de serviços de nuvem pública e ativos dedicados, e Austrália, com o menor número entre os países estudados. O estudo observa a percentagem de empresas com a adoção de nuvem híbrida nos seguintes países e regiões:

45% EUA

47% América Latina

46% Reino Unido

42% França

51% Alemanha

41% Austrália

47% Canadá

55% Coreia

42% Holanda

54% Japão

52% China

Segundo o estudo, as organizações enfrentam uma série de obstáculos para alcançar uma maior maturidade de nuvem incluindo deficiência de capacidades e habilidades, falta de uma estratégia e um roteiro bem definido, um legado de estruturas organizacionais de silos entre as áreas de Tecnologia da Informação e  Negócios.

 

Relatório Cisco Business Cloud Advisor 

A Cisco está ajudando os clientes a traduzir os resultados deste estudo para análise e orientação personalizada. O Relatório Cisco para Consultoria de Negócios de Adoção de Cloud (Cisco Business Cloud Advisor) permite que as organizações realizem um rápido levantamento para determinar seu próprio nível de adoção da nuvem e os benefícios de negócios associados em relação aos seus pares – por indústria, tamanho da empresa, e geografia. Os clientes podem acessar a ferramenta e informações adicionais em www.cisco.com/go/bca. A ferramenta continuará a ser oferecida aos parceiros da Cisco para uso com seus clientes.

Novos serviços profissionais de cloud

Além disso, a Cisco está lançando um novo conjunto de Serviços Profissionais em Cloud para ajudar as empresas a navegar pelo labirinto multi-cloud e otimizar seus ambientes. Estes serviços irão ajudar os clientes a completar as lacunas de habilidades que eles podem estar enfrentando enquanto avançam nas estratégias de transformação digital e nas iniciativas nativas de nuvem.

Já disponíveis, estes serviços profissionais da Cisco incluem:

  • Capacidade de gestão e orquestração multi-cloud através do Cisco CloudCenter, capacitando os clientes a modelar suas aplicações uma única vez e implementar e gerir em qualquer nuvem.
  •  Novos serviços de aceleração de cloud que agilizam o projeto e a implantação de nuvens privadas e híbridas além de soluções nativas de nuvem, bem como OpenStack e PaaS.
  • Serviços aprimorados de aplicativos e migração de cloud para automatizar e eliminar o risco da complexidade envolvida na integração e migração de aplicativos e cargas de trabalho para a nuvem.
  • Novos serviços de transformação de TI para DevOps focados em iniciativas para ajudar os clientes no alinhamento dos seus processos de negócios e capacidades, permitindo uma melhor integração e otimização dos seus  ambiente tradicionais e de DevOps.

Scott Clark, Vice-Presidente de Serviços Avançados da Cisco

“Nossos clientes estão lidando com ambientes cada vez mais diversos e complexos enquanto suas implementações híbridas e multi-cloud crescem. Estes clientes querem a liberdade de escolher os melhores ambientes e modelos de consumo para os seus aplicativos tradicionais e em nuvem nativa que levam a uma variedade de benefícios para os negócios. No entanto, como esta pesquisa confirma, ao passo que muitos clientes estão adotando a nuvem, a maioria ainda está em estágios iniciais de sua jornada para um modelo otimizado de nuvem. É aí que os nossos novos e aprimorados Serviços Profissionais Cisco de Cloud podem ajudar. Trabalhando com nossos parceiros, nossas ofertas de serviços conjuntos são desenvolvidas para auxiliar os clientes a alcançarem um ambiente de nuvem altamente seguro e otimizado, específico para as suas necessidades únicas de negócio”.

No futuro, a Cisco planeja oferecer um workshop de estratégia integrada combinando o Cisco DomainTen Service com o Cisco Business Cloud Advisor Workshop. O workshop realizado pela Cisco e um parceiro de negócios irá ajudar as organizações a identificar as lacunas na adoção da nuvem, utilizando padrões de referência, melhorar continuamente seus ambientes multi-cloud, e facilitar o alinhamento entre TI e as áreas de negócios. O workshop também vai ajudar as organizações a medir melhor o impacto potencial da adoção da nuvem em suas organizações por meio de uma ampla gama de indicadores de desempenho.

O quadro Domain Ten, da Cisco oferece aos clientes uma visão end-to-end dos elementos-chave, ou domínios, em seu Data Center e infraestrutura de TI. Isso ajuda aos clientes a planejar a sua transformação de TI, fornecendo um roadmap estratégico e as medidas a tomar para alcançar seus objetivos.

Estes novos serviços e workshops integrados também irão fornecer aos parceiros de negócios tanto revender os serviços da Cisco como agregar os seus próprios serviços complementares e trabalhar com a Cisco para oferecer uma solução holística para os clientes, trazendo a combinação certa de habilidades, capacidades e oferecendo em conjunto a ajuda necessária para as organizações alcançarem seus resultados de negócios.

Holger Jung, Gerente de Projeto da T-Systems

“A T-Systems está trabalhando com a Cisco em uma solução de migração de aplicações para nuvens chamada “Migração como um Serviço (MaaS – Migration as a Service)”, que é fácil de usar e altamente sofisticada, permitindo  agilidade e facilidade na migração de aplicações para ambiente de nuvem. No momento, estamos usando este serviço para migrações em massa com vários clientes”.

 

Robert Mahowald, vice-presidente de SaaS & Cloud SW da IDC

“Como este estudo global sobre a adoção da nuvem revela, a maioria das organizações ainda está tentando otimizar suas estratégias de nuvem, mas os 3% das organizações que atingiram o mais alto nível de adoção estão colhendo o máximo de benefícios. Ele também ressalta que os ambientes de multi-cloud são o cenário padrão entre a maioria das empresas em todo o mundo, e gerir com sucesso o multi-cloud é um atributo chave das estratégias maduras de nuvem. À medida que o mercado evolui, os clientes irão se mover ao longo da maturidade contínua de nuvem com a ajuda de ferramentas como Cisco Business Cloud Advisor, que pode ajudar os clientes a acelerar suas jornadas na nuvem e gerar benefícios comerciais mensuráveis”.

 

Links para informações adicionais:

Cisco Business Cloud Advisor: http://www.cisco.com/go/bca

Serviços Profissionais Cisco Cloud: http://www.cisco.com/go/bcaservices

InfoBrief: “Cloud Going Mainstream: All Are Trying, Some Are Benefiting; Few Are Maximizing Value”

Blog: New IDC Study: Cloud Grows, but Few are Maximizing Value (Scott Clark)

Infográfico: Increased Cloud Adoption Brings Increased Business Value

Sobre a Cisco:

A Cisco (NASDAQ: CSCO) é a líder mundial em tecnologia que tem feito a Internet funcionar desde 1984. Nossas pessoas, produtos e parceiros ajudam a sociedade se conectar com segurança e aproveitar hoje as oportunidades digitais do futuro. Descubra mais em thenetwork.cisco.com e siga-nos no Twitter em @Cisco.

Maduro(a) refere-se às empresas que estão em fase de repetição, otimização e adoção da nuvem.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário